domingo, 2 de agosto de 2009

A Igreja Luterana





"A Igreja é a assembléia de santos na qual o evangelho é ensinado de maneira pura e os sacramentos administrados de maneira correta" (definição luterana da Igreja)


Martinho Lutero (1483-1546) foi seu fundador, era alemão, e hoje na Alemanha a sua igreja é a mais importante, ao lado do catolicismo romano. Apenas nos países escandinavos predomina o luteranismo – mais de 90% da população. Nos EUA com a imigração dos escandinavos e alemães, atualmente há 6 milhões de luteranos (a 4ª maior comunidade eclesiástica). O trabalho missionário estabeleceu muitas igrejas no mundo todo, sendo a maior delas a Igreja batak, na Indonésia.







Organização:
  • facilmente inclui pessoas de várias igrejas
  • o ministro luterano não ocupa a mesma posição em relação aos leigos que seu correspondente católico

– Lutero distinguiu entre:
sacerdócio universal – mediante ao batismo e a fé, cada cristão se torna seu próprio sacerdote, não precisando de nenhum intermediário quando se aproxima de Deus em suas orações.

ministério clerical – foi estabelecido por Deus a tem de pregar o evangelho e administrar os sacramentos. A ordenação não concede ao sacerdote nenhum atributo especial. Ele é um cristão comum que recebeu uma posição especial dentro da igreja.


Mulheres pastoras:
  • exclusivamente masculino até o século XX
  • certas igrejas alemãs empregaram pastores do sexo feminino desde 1920
  • em 1956 foi anulada a cláusula, que uma mulher não deveria ser nomeada se a congregação se opusesse a isso por princípio
  • as mulheres sempre foram importantes na vida oficial da Igreja, mas o papel por elas desempenhado tem sido secundário. Isso se deve ao sistema patriarcal que impregnou a Igreja até agora. Muitas vezes cita-se Paulo quando se quer falar da submissão das mulheres aos homens.

Igreja Estatal
:
  • desde o início do século XVI, foram instituições estatais
  • o chefe da Igreja era o próprio soberano, nomeava os funcionários (hoje só na Noruega)
  • hoje a Igreja tem independência e o Conselho Episcopal, os capítulos diocesanos e o sínodo receberam maior autonomia, tendo o direito de nomear padres

A Bíblia:
  • o princípio luterano é que a autoridade deriva apenas da Bíblia
  • Lutero sabia que não bastava se referir à Bíblia, pois as pessoas a interpretam de diferentes maneiras, acreditava no estudo profundo da Bíblia em hebraico e grego, para melhor interpretá-la
  • os líderes da Igreja formularam doutrinas, que resultou numa série de confissões que resumem a doutrina luterana. A principal delas foi a Confissão de Augsburgo (Augustana).

Os sacramentos:
  • o batismo – leva o indivíduo à comunhão com Deus, tornando-o um "filho de Deus"
  • a eucaristia – o corpo e o sangue de Cristo estão de fato presentes mas que os elementos da eucaristia são meramente pão e vinho, o crucial é o perdão dos pecados concedidos por Deus, como se destaca nas palavras iniciais desse sacramento

Fonte: 'O Livro das religiões' de Victor Hellern, Henry Notaker e Jostein Gaarder

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros