segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As cavernas de Ajanta na Índia

Ajanta é um conjunto de cavernas com pinturas rupestres (relativo à rocha) de inspiração budista em Maharashtra (Índia) que remontam ao século II a.C . As grutas são um testemunho sem interrupção da história religiosa do budismo, durante um período de 700 anos.

A pouco mais de duas horas da antiga cidade de Aurangabad se situam as Cavernas de Ajanta, 32 grutas que não são de todo naturais mas que foram talhadas nas colinas a milhares de anos por trabalhadores que apenas utilizaram cinzéis e martelos. Talhando as colunas em lugares estratégicos e criando vários quartos dentro da rocha. As paredes e os tetos foram maravilhosamente decorados e com aplicações de gesso criaram pinturas coloridas.

No século XVII, o Budismo começou a desaparecer, e lentamente Ajanta foi esquecida. As grutas foram redescobertas em 1819. Desde então tem havido muitos esforços de restauração para conservar as grutas especialmente as pinturas. Através de Ajanta nós podemos aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia:
  1. desde o traje do povo
  2. o trabalho artístico dos artesãos
  3. as crenças religiosas daquela época
  4. posição política e econômica dos governantes
Hoje, as grutas de Ajanta são um dos principais destinos turísticos da Índia e foram declaradas Património Mundial da Unesco em 1983.

Cinzelando a rocha, os artesãos esculpiram e criaram fantásticas obras de arte não só na rocha vulcânica de basalto, como também nas paredes e tetos. Em penhascos quase verticais, vê-se uma série de colunas ostentando gravuras maravilhosas, talhadas no granito, indicando as portas de entrada para:
  • os Chaityas – templos budistas e
  • os Viharas – mosteiros ou locais de habitação

As pinturas cobrem quase todas as paredes. As próximas aos santuários representam Buda, as mais terrenas, nos vestíbulos principais, descrevem Jakata - contos populares - das vidas passadas. Utilizando apenas ferramentas rudimentares, sabiam como descrever a perspectiva e a profundidade.

Curiosidade – esses milenares Chaityas, são muito similares às catedrais cristãs, com pilares de pedras decorados, tetos em forma de abobadas, vigas de madeira que se cruzam em nervuras, destacando no centro - onde a igreja cristã tem seu altar, uma grande estátua de Buda, gerando a dúvida se não foram estas cavernas a fonte de inspiração dos grandes arquitetos da Idade Média.






Origem: Wikipédia e blog.uncovering.org e Fotos: e-mail recebido

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros