domingo, 30 de agosto de 2009

Cinema 3D


– Existem 4 sistemas de exibição de cinema
:

  1. anáglifo – o mais simples, aquele dos óculos de lentes azul e vermelha ou verde e vermelha. Pode ser projetado em qualquer tipo de tela.
  2. Dolby Digital – uma tela branca, com um tratamento especial perolizado, que a torna mais cara.
  3. Real D – o mais popular, adotado pela rede Cinemark, o filme é refletido em uma tela prateada.
  4. iMAX – também usa os óculos polarizados como os do Real D, é o que oferece a experiência mais intensa. Existem mais de 370 salas desse tipo espalhadas pelo planeta. No Brasil há uma em São Paulo e outra inaugurada recentemente em Curitiba.


– Como funciona o cinema 3D (baseado no sistema das salas iMAX 3D)

Cérebro
No cinema 3D coloca-se 2 filmes quase iguais para rodar (cada um para um olho). As 2 imagens, ao chegar ao nosso cérebro, são reunidas. Desse jeito, o órgão cria a ilusão de que a cena chapada na tela tem alguma profundidade.

Olho
Esse efeito só acontece porque cada olho gera uma imagem 2D ligeiramente diferente. É essa diferença que nos dá capacidade de enxergar distâncias e profundidade. É o deslocamento produzido entre a imagem do olho esquerdo e o direito que nos faz ver em 3D.

Óculos
São de policarbono, possuem lentes linearmente polarizadas, parecidas com aquelas fotossensíveis (acizentadas). Funcionam como o filtro do projetor: selecionam as ondas de luz que são refletidas pela tela prateada. Cada uma só deixa passar um tipo de luz e o foco de uma das faixas do filme.

A tela
Com 352 m2, 3 vezes maior que uma tela comum. Mede 16 m de altura por 22 m de largura, é feita de vinil, pintada com tinta prateada refletora e apresenta uma leve concavidade. A ideia é que o campo de visão contemple apenas as imagens projetadas. A superfície da tela apresenta pequenas perfurações. Por trás, existem alto-falantes com 15 000 watts de potência. A maior tela do mundo fica em Sydnei, na Austrália e tem 29,42 m de altura por 35,73 m de largura.

Filmes
São usadas 2 películas de 70 mm cada. É o maior e mais resistente filme existente no mercado, quase 10 vezes o tamanho usado nas produções comuns, de 35 mm. Uma parte das imagens é projetada na vertical e a outra, na horizontal. Cada lente permite a passagem de apenas uma direção de ondas de luz.

Projetor
Os 2 filmes correm pelo mesmo projetor. Cada faixa é direcionada a um olho na velocidade de 24 frames* por segundo. A tecnologia permite que o frame fique imóvel quando transmitido, evitando cenas tremidas ou borradas. O projetor 3D pesa mais de uma tonelada, usa duas lâmpadas de 15 000 watts ( um projetor comum usa lâmpadas entre 2 000 e 4 000 watts). A luz é tão potente que, se o equipamento estivesse instalado na Lua, seria possível observá-la aqui da Terra. O calor gerado pela lâmpada do projetor é capaz de queimar até madeira, por isso, exige um sistema de resfriamento: são bombeados 1 600 m3 de ar e 36 l de água destilada por minuto.
Origem: Revista Galileu – setembro 2009


Cinema 3D Digital
Com um projetor digital, alternam-se as imagens aos dois olhos do espectador, numa impressionante velocidade de 144 imagens por segundo. São imagens mais claras e nítidas (2 048 por 1 080 pixels de resolução) garantindo uma intensidade e imersões sem qualquer comparação com os filmes em 3D da geração anterior. (www.ucicinemas.com.br/hotsite_saladigital/flash_09.html)

* Frame (em inglês: quadro ou moldura) é cada um dos quadros ou imagens fixas de um produto audiovisual. (Wikipédia)

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros