sábado, 1 de agosto de 2009

Canhoto

Um dos mistério para a ciência é descobrir porque uns preferem a mão esquerda e outros a direita. Ninguém sabe ao certo por que não somos todos ambidestros. Dez por cento da humanidade é canhota, intrigando geneticistas, neurologistas e antropólogos.

Em 2004, um estudo dos franceses Charlotte Faurie e Michel Raymond defendeu que os canhotos conquistaram a sua cota, por que o uso da mão esquerda era favorecido pela «seleção natural». Já na «seleção artificial» só desvantagem: até a metade do século XX, só se ensinava a escrever com a mão direita. Saem pesquisas dizendo que os canhotos morrem antes, porque a porcentagem deles diminui conforme aumenta a faixa etária. Na verdade isso é reflexo do antigo preconceito – há menos canhotos entre os idosos porque muitos foram obrigados a ser destros.

– Conheça os principais fatores que influenciam na existência dos canhotos:
  1. De Berço – é o fator que mais conta. O irmão gêmeo de um canhoto tem 76% de chance de também ser. Em 2007, pesquisadores descobriram o gene LRRTM1, o primeiro relacionado à preferência da mão esquerda.
  2. Do Ventre – o neurologista Norman Geschwind criou a teoria de que um alto nível de testosterona da mãe durante a gravidez afetaria o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro do feto, aumentando as chances de o nenê nascer canhoto.
  3. Da Escola – além das escolas favorecerem o aprendizado da escrita com a mão direita, no imaginário ocidental, tudo relacionado ao lado esquerdo tinha conotação negativa, tanto que a palavra latina para quem usa a mão esquerda é... sinistro.

Origem: Revista Super Interessante – edição 268 – ago 2009

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros