Para os Judeus
"Antigo Testamento" é uma expressão cristã. Os judeus chamam esses textos compostos entre os séculos XII aC e II aC de Tanakh, um acrônimo para as três partes de sua Bíblia:
Para os Protestantes
– O Velho Testamento
- Torá, ou os livros da Lei, subdividida em Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
- Neviim, ou os livros dos Profetas, subdividido em Josué, Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Profetas Menores.
- Ketuvim, os Escritos, subdividido em Salmos, Provérbios, Jó, Cântico dos Cânticos, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Esther, Daniel, Ezra, Crônicas.
Para os Protestantes
– O Velho Testamento
Parece mais com a Tanakh judaica que com o Velho Testamento da Bíblia católica, já que a maioria dos ramos protestantes e evangélicos não aceita os livros deuterocanônicos como parte de sua doutrina. Para eles, esses livros são apócrifos, destituídos de autoridade e legitimidade canônica.
– O Novo Testamento
É em geral, o mesmo usado pelos católicos.
Para os Católicos
– O Antigo Testamento
Contém todos os livros aceitos pelos judeus, sua ordem, interpretação e também a ênfase que é dada a cada um deles possam variar. Além disso, o Antigo Testamento católico inclui os chamados livros deuterocanônicos, ou do "cânone posterior". São eles:
- Tobias, Judite, 1 Macabeus, 2 Macabeus, Sabedoria, Sirácides ou Eclesiático, Baruque, Acréscimos Gregos a Esther, Acréscimos Gregos a Daniel.
- As Igrejas Ortodoxas Grega e Russa reconhecem outros livros deuterocanônicos ainda: 1 Esdras e Oração de Manasseh, além do Salmo 151.
– O Novo Testamento
O volume que cinde as tradições judaica e cristã é composto de 27 livros, divididos em quatro gêneros de literatura:
- Os Evangelhos sinópticos (que compõem uma história) de Mateus, Marcos, Lucas e João, mais Atos dos Apóstolos.
- As Epístolas Paulinas, ou as cartas em que São Paulo, um judeu das classes altas que perseguia os cristãos até se converter à sua religião, se dirige aos romanos, aos coríntios e aos tessalônicos, entre outros.
- As Epístolas Gerais ou Judaicas, entre as quais se inclui o Apocalipse do apóstolo João
- Apocalipse
Origem: Revista Veja - 23 dez 2009 - ed. 2144 - ano 42 - nº 51
Nenhum comentário:
Postar um comentário