No passado as fórmulas tinham efeito artificial (deixavam a pele alaranjada e às vezes manchada). Os novos produtos têm tonalidade dourada, embora ainda esteja longe da cor natural conseguida pelo bronzeado do sol. Eles não fazem feio e ainda evitam a exposição aos raios ultravioletas. Em forma de gel, creme, musse, spray ou lenço, podem ser aplicados em casa. Nas clínicas, há opção dos jatos de tinta saídos de uma pistola de ar comprimido.
O efeito do bronzeado é possível graças à ação da diidroxiacetona (DHA), uma molécula parecida com o açúcar que reage com a queratina e dá à pele uma pigmentação marrom. É consenso entre os dermatologistas que esses produtos são seguros. Alguns chegam a ser recomendados, para quem tem vitiligo.
A Revista Veja fez uma pesquisas com alguns dermatologistas. As avaliações referem-se a uma única aplicação
BRONZEAMENTO A JATO: feito em clínicas,a técnica usa o mesmo princípio ativo dos autobronzeadores, a DHA. O produto é borrifado sobre a pele com uma pistola de ar comprimido. O bronzeado aparece imediatamente, mas a cor definitiva surge depois de 2 ou 3 dias. A cor dura de 7 a 10 dias. Além do efeito ser mais duradouro, permite uma aplicação uniforme. As sessões são mais caras. Os preços variam de 80 a 120 reais.
GEL: é indicado para quem já tem familiaridade com autobronzeadores. A rápida absorção e secagem podem resultar em falhas e deixar a pele manchada. O bronzeamento aparece em 4 h. A cor dura de 3 a 4 dias em média. A aplicação em forma de gel é ideal para quem tem pele oleosa ou com acne, mas há o risco de o produto deixar a pele desidratada. Como o DHA por si só já resseca um pouco a pele, de preferência use produtos sem álcool e com algum tipo de hidratante na fórmula.
MUSSE: geralmente contém ingredientes que hidratam mais do que o gel e o spray. Como a musse forma uma espuma que rapidamente se desfaz, muitas vezes não se tem certeza das áreas onde ela já foi aplicada. O bronzeamento aparece em 4 h. Dura de 3 a 4 dias em média. Uma das vantagens do musse é o fato de não deixar a pele seca nem oleosa. Mas é um dos produtos de mais difícil aplicação.
LENÇO: indicado para o rosto e o colo. O bronzeamento aparece em uma hora. Dura em média 3 dias. Fácil de aplicar, é ótimo para uma situação de "emergência", como uma festa, já que o efeito aparece mais rapidamente. Em geral não é oleoso e pode ser usado em pele com acne.
SPRAY: é absorvido rapidamente, fica difícil visualizar a sua aplicação na pele. Também não dispensa o uso das mãos ao ser espalhado pelo corpo. O bronzeamento aparecem em 4 h. Em média a cor dura 3 a 4 dias. Quando bem aplicado, deixa um bronzeado natural. São recomendados para peles oleosas ou com acne e contraindicados para peles secas.
LOÇÃO CREMOSA: com textura leve, é fácil de espalhar, permite uma aplicação rápida e homogênea. O bronzeado aparece em 4 h. A cor dura de 3 a 4 dias em média. Indicada para peles secas, não deve ser usada por quem tem acne em regiões como o rosto, colo e parte superior das costas. Como o produto acaba sendo mais absorvido em áreas ressecadas, deve-se tomar cuidado com joelhos e cotovelos. É bom aplicar sempre o produto com luvas, para não acumular entre os dedos.
– Como usar:
- Não convém abusar dos autobronzeadores, pois o efeito é cumulativo, a cor pode fugir ao controle e ganhar tal tonalidade cenoura.
- Esperar cerca de 15 min antes de se vestir, pois cremes, géis, espumas e sprays mancham a roupa.
- Na véspera da aplicação, esfolie a pele para eliminar as células mortas da superfície e garantir a uniformidade do bronzeado.
- Para não tingir as palmas das mãos, aplique o produto na pele seca e de maneira uniforme com luvas de silicone.
- Passe uma camada mais leve em áreas ásperas como cotovelos, joelhos, pés e tornozelos, onde há mais concentração de queratina.
- Passe o autobronzeador até o início da planta do pé, para obter um efeito mais natural.
- Evitar praticar atividades físicas que causem transpiração nas primeiras 8 h após a aplicação
- Para manter o bronzeado por mais tempo, evite banhos quentes, prolongados e de banheira e passe longe das saunas.
– Nutrientes que protegem e bronzeiam:
- PROTEGEM: vitaminas C e E – reduzem os danos ao DNA das células causados pelos raios ultravioletas. Encontrados nas frutas cítricas como a laranja, limão, acerola, caju, goiaba,kiwi e vegetais com folhas verde-escuras são ricos em vitamina C. A E é abundante em nozes, amêndoas, avelãs, semente de girassol, azeite de oliva e outros óleos vegetais.
- BRONZEIAM: betacaroteno e licopeno – estimulam a produção de melanina. Encontrado na cenoura, mamão, abóbora e outros legumes e frutas de cor amarelo-alaranjada são ricos em betacaroteno. O tomate, principalmente quando usado como base para molhos, é ótima fonte de licopeno.
Origem: Revista Veja ano 42 - edição 2142 - nº49 - 9 dez 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário