sábado, 28 de novembro de 2009

Menino prodígio

Criança britânica de 2 anos e 9 meses domina mais de 1 000 palavras, é fascinada pela história do Império Romano e adora documentários sobre como as coisas funcionam.


Oscar Wrigley, é muito ativo, a família tenta desacelerá-lo no início da noite, quando vai para cama, por volta das 20 hs, depois de um banho calmante. Com Oscar já deitado lemos histórias infantis comuns.


Quando acordado, tem hábitos parecidos aos da maioria das crianças da sua idade. Passa horas diante da televisão. Ele já domina mais de 1 000 palavras e se interessa por assuntos tão diversos como a reprodução de pinguins na Antártida ou a história do Império Romano.



Oscar entrou para a história, em agosto de 2009, como o garoto mais novo a ser aceito como membro da Mensa – uma associação exclusiva para pessoas com QIs (quociente de inteligência) altíssimos. Foi submetido a um teste de QI. Seu QI é mais de 160.
Os pais Joe e Hannah Wrigley, dizem que começaram a perceber que seu filho era excepcionalmente inteligente quando ele completou 18 meses. A família de férias, impressionados com a articulação verbal do garoto, resolveram contar quantas palavras Oscar conhecia. No fim de uma semana, concluíram que ele falava pelo menos 600 palavras, naquela faixa etária, o normal são cerca de 20 palavras. Na mesma época já conhecia todo o alfabeto e era normal ele brincar com as letras ao tomar banho.

Decidiram procurar profissionais para confirmar que o garoto era excepcionalmente inteligente e se associaram a Mensa. Os pais esperavam com isso encontrar por meio da associação, outros pais que tinham filhos superinteligentes para trocar informações e experiências. Oscar está o tempo todo tentando descobrir algo novo e precisa ser estimulado constantemente. Fica muito impaciente quando brinca sozinho e prefere a companhia de adultos, já que pode perguntar e aprender coisas novas. Oscar demonstra aborrecimento e tédio quando participa de atividades infantis com um grupo de crianças de sua idade.

Talvez a inteligência dele esteja relacionado ao de Hannah que é muito esperta, tem um diploma em ciências médicas, além disso o irmão de Hannah entrou para a universidade para estudar computação com apenas 13 anos.

Os pais com crianças tão inteligente assim tem que evitar colocar muita pressão sobre a criança, tentar balancear uma rotina com trabalho mental, muita interação social, infinidades de brincadeiras.










































"É sabido que as pessoas que viveram plenamente sua infância são as mais bem preparadas pra enfrentar a fase adulta"

Origem: Revista Galileu - dez 2009 - nº 221

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros