terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bhagavad Gita

Bagavadguitá, também conhecido pela grafia Bhagavad-Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, transl. Bhagavad Gītā, "Canção de Deus") é um texto religioso hindu. Faz parte do épico Maabárata, embora seja de composição mais recente que o todo deste livro. Na versão que o inclui, o Maabárata é datado no Século IV aC.

O texto, escrito em sânscrito, relata o diálogo de Krishna (uma das encarnações de Vixnu) com Arjuna (seu discípulo guerreiro) em pleno campo de batalha. Arjuna – representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da auto-realização. No desenrolar da conversa são colocados pontos importantes da filosofia indiana, que incluía já na época elementos do bramanismo e do Sankhya.

A obra é uma das principais escrituras sagradas da cultura da Índia, e compõe a principal obra da religião Vaishnava, popularmente conhecida como movimento Hare Krishna e difundida a partir de 1965 no ocidente por Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Foi traduzida e comentada pelo erudito indiano, dando origem ao Bhagavad-Gita - Como ele é, contendo os principais ensinamentos da dogmática vaishnava e instruções do serviço devocional a krishna segundo os preceitos da Sociedade Internacional pela Consciência Krishna, a ISKCON. Nestes preceitos, o livro apresenta a ciência da auto-realização e da consciência através do serviço devocional e da bhakti-yoga.

O Bagavadguitá é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo. A filosofia perene do Bagavadguitá tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores da humanidade, tendo influenciado de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas. (Fonte: Wikipédia)









Este é um dos livros mais antigos e sábios da humanidade. As mensagens são maravilhosas e as imagens são fantásticas. Este tipo de pintura é feito com pincel de pelo do rabo de esquilos; mas os esquilos são deixados vivos, só os pelos são tirados. As pinturas são detalhadas. Ainda hoje eles as fazem da mesma forma que há milênios. São feitas com pigmentos minerais, que buscam as pedras nas montanhas, desfazem em pó e usam o pó para pintar. E o ouro é ouro de verdade. Se for usada uma lente de aumento, é possível ver os detalhes de olhos, nariz, enfeites, bocas, cada rosto diferente do outro por menor que seja. Além dos detalhes de folhas de árvores e outros. Lendo com atenção o texto, talvez dê para se entender um pouco mais esse país milenar, de uma sabedoria única. (recebi por e-mail)


– Veja a tradução de Bhagavad Gita

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros