sábado, 28 de novembro de 2009

Aveia

Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. É um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade. Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas:
  1. o farelo de aveia,
  2. flocos e farinha de aveia
Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como:
  • soja cozida,
  • feijão branco cozido,
  • grão de bico cozido,
  • brócolis,
  • farinha de milho,
  • manga e
  • trigo para quibe

O consumo recomendado de fibras totais (ou seja, solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, frutas, verduras, legumes, leguminosas.

Por Milena Lima do vilamulher.terra.com.br


– uma receita deliciosa com aveia

Ingredientes:
Purê:
- 2 batatas grandes cozidas e espremidas (550 g)
- 1 ½ de xícara (chá) de leite desnatado (300 ml)
- 1 xícara (chá) de Aveia em Flocos Regulares Quaker (80 g)
- sal a gosto
- pimenta do reino moída na hora
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado para decoração (18 g)

Recheio:
- 1 ½ colher (sopa) de azeite (15 g)
- 1 cebola picada (100 g)
- 350 g de carne moída magra
- sal a gosto
- pimenta do reino moída na hora
- ½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada (75 g)
- ¼ xícara de azeitonas pretas (20g)
- 5 talos de cebolinha lavados e picados

Modo de Preparo:
Purê: misture todos os ingredientes. Divida-o em 2 partes iguais e reserve.
Recheio: aqueça bem uma frigideira em fogo alto. Acrescente o azeite e refogue a cebola. Junte a carne moída e cozinhe por cerca de 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo e acrescente a castanha-do-pará e a cebolinha.

Montagem: unte um refratário retangular de 20x30 cm com azeite. Preencha o fundo do refratário com metade do purê e cubra com o recheio. Termine preenchendo com o restante do purê. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno a 180º C por cerca de 35 minutos.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30 min

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros