Os Chineses têm uma explicação muito bonita:
usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando ligada pelo quarto dedo.
Assim é a união do casal .
Cada dedo da mão representa um membro da família:
Polegar - representa os pais
Indicador - representa os irmãos
Médio - representa você
Anular - representa o companheiro
Mínimo - representa os filhos
O polegar pode ser separado, pois você ao casar se separa dos pais.
Os irmãos e os filhos um dia também vão se separar de você, pois casarão e terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar.
O costume de se usar a aliança no 4° dedo da mão esquerda vem da alta antiguidade, lá da Mesopotâmia e adjacências, pois naquela época era crença geral que esse dedo estaria ligado diretamente ao coração. Da mesma forma, ao contrário das crenças populares atuais, acreditava-se que um primeiro passo deveria ser sempre dado com o pé esquerdo para trazer boa sorte, justamente por conta da posição do coração. É interessante observar que as altas personalidades assírias, babilônicas, persas e até egípcias, eram quase sempre representadas em estátuas e pinturas com o pé esquerdo à frente, mesmo sentadas.
Outra fonte diz que esse anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário