domingo, 15 de junho de 2008

Aliança

POR QUE A ALIANÇA SE USA NO 4º DEDO

Os Chineses têm uma explicação muito bonita:
usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando ligada pelo quarto dedo.
Assim é a união do casal .
Cada dedo da mão representa um membro da família:

Polegar - representa os pais
Indicador - representa os irmãos
Médio - representa você
Anular - representa o companheiro
Mínimo - representa os filhos

O polegar pode ser separado, pois você ao casar se separa dos pais.
Os irmãos e os filhos um dia também vão se separar de você, pois casarão e terão suas próprias famílias. Assim o indicador e o dedo mínimo também podem se separar.
No entanto, o quarto dedo, ou seja o anular, onde está a aliança de casamento, não se separa, simbolizando a união indissolúvel do casal.

O costume de se usar a aliança no 4° dedo da mão esquerda vem da alta antiguidade, lá da Mesopotâmia e adjacências, pois naquela época era crença geral que esse dedo estaria ligado diretamente ao coração. Da mesma forma, ao contrário das crenças populares atuais, acreditava-se que um primeiro passo deveria ser sempre dado com o pé esquerdo para trazer boa sorte, justamente por conta da posição do coração. É interessante observar que as altas personalidades assírias, babilônicas, persas e até egípcias, eram quase sempre representadas em estátuas e pinturas com o pé esquerdo à frente, mesmo sentadas.


Outra fonte diz que esse anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.


No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.



Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros