sexta-feira, 13 de junho de 2008

Catarina II da Rússia

Catarina, a Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catarina II (russo:Екатэрина Алэксэевна, Iekaterina Alekseievna), chamada a Grande (nascida com o nome de Sofia Augusta Frederica de Anhalt-Zerbst (alemão Sophie Friederike Auguste von Anhalt-Zerbst) a 21 de Abril de 1729 em Stettin, Prússia - falecida em 6 de Novembro 1796 em Tsarkoie Selo, próximo a São Petersburgo) foi imperatriz da Rússiade 1762 a 1796. Era prima de Gustavo III da Suécia e de Carlos XIII da Suécia.
Durante seu governo realizou uma ampla reforma na sociedade russa, modernizando-a. É considerada um exemplo de monarca do despotismo esclarecido. Graças a esta modernização a Rússia logrou obter grande desenvolvimento e a imperatriz, ainda que sendo da origem estrangeira, tornou-se muito popular.

De princesa alemã a imperatriz russa
Princesa alemã, Sofia nasceu na cidade de Estetino (hoje Szczecin, na Polónia), filha do duque Cristiano Augusto de Anhalt-Zerbst e de Joana Isabel Holstein-Gottorp. Várias descrições retratam Sofia como uma criança curiosa e impertinente. Em Fevereiro de 1744, com quinze anos, foi viver para a Rússia, escolhida pela imperatriz - a czarina Isabel Petrovna - como esposa do seu sobrinho e herdeiro, o grão-duque Pedro Fedorovitch. Sofia alterou o seu nome para Catarina quando foi admitida na Igreja Ortodoxa Russa. O casal contraiu núpcias a 21 de Agosto de 1745 em São Petersburgo. Catarina esforçou-se por aprender a língua russa e a história do seu novo país. O seu casamento revelou-se um fracasso, devido à indiferença e esterilidade de Pedro, incapaz de gerar o desejado herdeiro. Catarina ocupa parte considerável do seu tempo a ler obras de filosofia e história, tendo adquirido uma grande cultura. Em 1754, dá à luz um menino, o futuro Paulo I, fruto da relação que manteve com Sergius Saltykov, um militar do exército; houve aceitação da criança por Pedro como seu filho legítimo.
Em Janeiro de 1762, a czarina Isabel Petrovna morre, e Pedro Fedorovitch subiu ao trono com o nome de Pedro III. As suas políticas de aproximação à Prússia deFrederico II, a introdução no exército das violentas técnicas de treino militar prussianas e a sua exigência de que os bens da Igreja fossem administrados por funcionários leigos provocaram um descontentamento geral. Ao mesmo tempo, Catarina temia que Pedro a repudiasse para casar com a sua amante, Isabel Vorontsova. Em Junho do mesmo ano, Grigori Orlov, o novo amante de Catarina e membro da guarda imperial, liderou um levante que afastou Pedro. O golpe, pacífico e apoiado por amplos setores da sociedade, conduziu Catarina ao poder; Pedro acabaria por abdicar, tendo sido assassinado pouco tempo depois por Orlov. Catarina foi coroada imperatriz da Rússia a22 de Setembro de 1762 na Catedral da Dormição do Kremlim de Moscovo. Seria o princípio de um glorioso e autocrático reinado de trinta e cinco anos.
Autocrata convicta, mostrou-se, entretanto, protetora dos “filósofos” e dos artistas franceses. Construiu escolas, hospitais e reestruturou o saneamento da cidade de São Petesburgo, tendo ainda planejado e determinado os materias de construção e as fachadas dos prédios de 216 novas cidades russas. Manteve correspondência comVoltaire. Sufocou a revolta dos cossacos (1774), reformou a administração (1775) e encorajou a valorização das regiões da Ucrânia e do Volga. Em 1783 ordenou a fundação da academia russa. Em seu reinado, o território da Rússia cresceu em 500 mil hectares, a expensas da Turquia (1787) e da Polônia (1793 e 1795).
Durante seu reinado enfrentou o Império Otomano, derrotando-o em várias ocasiões.


Precedida por: Pedro III
Imperatriz da Rússia -  (28 de junho de 1762 - 6 de novembro de 1796)
Sucedida por: Paulo I

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros