domingo, 18 de julho de 2010

Simbologia das flores


Símbolo da própria primavera, as flores são apreciadas pelo homem desde a pré-história e, com o passar do tempo, ganharam significado próprio. Na Turquia do século 18, já era hábito mandar mensagens através delas por meio do chamado “código dos turcos”. Cada espécie significava algo e um ramalhete bem-feito podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.


Esse curioso costume chegou depois à França, onde se criou uma linguagem composta inteiramente de símbolos florais. Publicada em 1819, como Le Langage des Fleurs, esse código caiu no gosto da sociedade daquela época e espalhou-se pela Europa e até pelo Novo Mundo. Na Inglaterra, durante a era vitoriana, a linguagem tornou-se ainda mais complexa. As flores não só simbolizavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas podia significar algo mais. Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos:
  • o gesto significava cautela,
mas se a colocasse sobre o coração:
  • significava que o amor era correspondido.

Veja a seguir a simbologia das principais espécies de flores, segundo o livro A Linguagem das Flores (Melhoramentos), de Sheila Pickles, e o Dicionário Ilustrado de Símbolos (Melhoramentos), de Hans Biedermann, que explica o uso mágico, religioso e ritualístico das flores.



Rosa
É a rainha das flores, cantada em prosa e verso. Sua origem remonta ao mito de Adônis, o amado de Afrodite (Vênus), de cujo sangue teriam brotado as primeiras rosas vermelhas. Por isso, elas se tornaram o símbolo do renascimento e do amor que sobrevive à morte (amor eterno), bem como da paixão. A rosa simboliza também a Virgem Maria e a virgindade. Na alquimia, as rosas branca e vermelha são o símbolo do sistema dualístico vermelho/branco e dos dois princípios originários enxofre e mercúrio. Uma rosa com sete ordens de pétalas é relacionada aos sete metais e aos seus planetas correspondentes. A conexão entre a rosa e a cruz conduz ao símbolo da ordem rosa cruz.


Orquídea
Antigamente, quando uma jovem recebia esta flor, sabia que seu pretendente estava fazendo um elogio à sua beleza, pois orquídea significa “uma bela dama”. Esta planta exótica e de rara beleza, viceja com abundância nos trópicos; no Brasil temos uma grande variedade delas.


Narciso
Segundo a mitologia grega, embora amado pelas ninfas, o jovem Narciso era apaixonado pela própria beleza. Preso à sua imagem refletida num lago, o jovem foi transformado numa flor igualmente bela, considerada, na Grécia, como símbolo da primavera. É associada ao sono, à morte e à ressurreição. Aparece muitas vezes em quadros que representam a Virgem Maria. Como não poderia deixar de ser, narciso significa “vaidade”.


Girassol
Por ser uma planta alta, que se destaca sobre as outras do jardim, o girassol significa altivez. Mas suas pétalas cor de ouro também estão associadas ao dinheiro, riqueza e prosperidade. O girassol está sempre com a sua face voltada para o astro-rei, acompanhando o seu giro no céu, como se absorvesse sua energia benéfica. Na astrologia, refere-se ao signo de Leão. Os incas do Peru e os índios norte-americanos o veneravam como símbolo do Sol. Segundo uma lenda grega, Clytie, uma ninfa da água, foi transformada em girassol depois de morrer de desgosto pela traição de Apolo, o deus-sol.


Crisântemo
Flor bastante apreciada na Ásia. No Japão é um emblema imperial, enquanto na China simboliza o outono. Antigamente, quando uma jovem recebia um ramalhete de crisântemos, sabia que se tratava de uma verdadeira declaração de amor, pois esse gesto, na linguagem das flores, quer dizer “estou apaixonado”.


Cravo
Por causa da forma dos seus frutos, que lembram pequenos pregos, o cravo tornou-se a planta simbólica da paixão de Cristo. Nos quadros da Virgem Maria com Jesus, é comum a presença de cravos selvagens vermelho-carmim. Nas imagens de noivado do Renascimento, o cravo tem o significado de “penhor” do amor. Na era moderna, na França, o cravo vermelho era o emblema dos monarquistas e mais tarde se tornou o símbolo da social-democracia alemã (o cravo branco, por sua vez, era usado pelo partido social-cristão). Em Portugal, também foi o símbolo dos socialistas na luta contra a ditadura, na célebre “Revolução dos Cravos”.


Amor-perfeito
“Estou pensando em você.” Quando um rapaz enviava um ramalhete de amores-perfeitos para uma jovem, queria dizer que a sua amada não lhe saía dos pensamentos. Antigamente, também era costume mandá-las para que a pessoa não se esquecesse de quem as enviara. É conhecida ainda como planta-trindade, porque há freqüentemente três cores em uma só flor, relacionando-a à Santíssima Trindade.


Amarílis
Também conhecida como açucena, é sinônimo de “orgulho” na linguagem das flores, pois se trata de uma flor difícil de se cultivar, mas que, depois de aberta, ofusca as demais. Amarílis é o nome de uma pastora que aparece na obra do poeta Virgílio, e a palavra, de origem grega, quer dizer deslumbrante. Na Itália, a flor recebe o nome de belladona (bela senhora).

Fonte: istoe.terra.com.br

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros