sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sérvia


A Sérvia é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira:
  • sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006,
  • oeste com a Bósnia e Herzegovina,
  • noroeste com a Croácia
  • sul com a Macedônia e Albânia,
  • leste com a Romênia e a Bulgária e
  • norte com a Hungria.
A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece. (parte tracejada no mapa)

É uma ex-república iugoslava, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união, que por sua vez sucedia a República Federal da Jugoslávia. A 22 de dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia


História
O atual território da Sérvia fez parte da província romana da Mésia a partir do ano 29 aC. No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente.
  • os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adoção do alfabeto cirílico.
A Igreja Ortodoxa Sérvia ganhou autonomia no século XIII, quando teve São Sava como seu arcebispo.

Durante a Idade Média, o país gozou de um curto apogeu durante o reinado de Estevão Duchan (1331-1355), seguido de um rápido declínio. Após a derrota frente aos turcos na batalha de Kossovo Poliê (1389), a Sérvia não demorou a ser incorporada ao Império Otomano.

Entre 1459 e 1804, a Sérvia esteve formalmente sob o controle dos otomanos, apesar de três invasões austríacas e numerosas rebeliões. O Islã teve um período de expansão durante esta fase, levando à conversão de muitos sérvios. Estes convertidos recusavam-se a serem chamados de sérvios, adotando a denominação de muslimani e, posteriormente, de bosníacos, uma vez que viviam majoritariamente na região conhecida como Bósnia - razão pela qual são também chamados de bósnios muçulmanos.

A Sérvia foi ainda um principado autônomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1882 e 1918. No início do século XX, lutava para formar a Grande Sérvia, um estado envolvendo toda a região balcânica. Como resultado das Guerras balcânicas(1912-1913), anexou a Macedônia e o Kosovo.

Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e a partir de 1918 passou a ser um dos Estados integrantes do Reino da Jugoslávia (que se converteu em República Socialista após 1945), tomando o nome de República Socialista Federal da Iugoslávia em 1963.

Em 2003, passou-se a denominar Sérvia e Montenegro. E em 2006, após uma votação para a independência do Montenegro, consumou-se enfim a dissolução formal da federação. A 17 de fevereiro de 2008, o parlamento de Kosovo aprovou, unilateralmente, a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro kosovar Hashim Thaçi durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Geografia
A Sérvia situa-se nos Bálcãs (uma região histórica e geograficamente distinta do sudeste da Europa) e na Panónia (uma região da Europa Central). A Sérvia não tem saída ao mar, se bem que o Rio Danúbio proporcione o acesso de barco até à Europa central e ao Mar Negro. O território da Sérvia abrange desde os planos, ricos, férteis da região nortenha de Vojvodina, montanhas de rocha de calcário e vales a leste, e, a sudeste, montanhas e colinas antigas. O norte é dominado pelo Rio Danúbio. Um afluente, o rio Morava, atravessa as regiões mais montanhosas do sul.

Clima
O clima sérvio varia entre o clima continental no norte, com invernos frios, e verões quentes, úmidos com padrões de precipitação bem distribuídos, e um clima mais mediterrânico no sul com Verões e Outonos quentes, secos e invernos relativamente frios com fortes nevões no interior.

Demografia
Sérvia está povoada maioritariamente por Sérvios. As minorias significativas incluem os Albaneses (maioria na província de Kosovo-Metohija), Húngaros, Bósnios, Ciganos, Croatas, Eslovacos, Búlgaros e Romenos.

Formada por três territórios:
  1. a província de Kosovo e Metohija,
  2. a província de Vojvodina e
  3. Sérvia Central (em sérvio, Централна Србија o Centralna Srbija).
As províncias são etnicamente muito heterogêneas, resultado da divisão histórica do país entre o Império Otomano, muçulmano, no sul, e a Áustria-Hungria, cristãos católicos, no norte do país.

Subivisões da Sérvia
A Sérvia é composta de 108 municípios e duas províncias autônomas: Kosovo ao sul (com trinta municípios) e a Voivodina ao norte (com 54 municípios).
A parte da Sérvia que não é nem Kosovo nem Voivodina é chamada de Sérvia Central, que não é uma divisão administrativa como as duas províncias autônomas, não possuindo governo regional próprio.

Cultura
A Sérvia é um dos países culturalmente mais diversificados da Europa. As fronteiras entre grandes impérios percorreram o território da Sérvia atual durante longos períodos da história: entre a metade Oriental e Ocidental do Império Romano; e entre o Império Otomano e o Império Austríaco (mais tarde Áustria-Hungria). Como resultado, enquanto o Norte é culturalmente mais como a Europa Central, o Sul é mais Oriental. Evidentemente, ambas as regiões influenciaram-se mutuamente, pelo que a distinção entre Norte e Sul é de certa forma artificial.

A influência do Império Bizantino sobre a Sérvia foi talvez a mais significativa. Os Sérvios são Cristãos Ortodoxos, com a sua própria Igreja nacional - a Igreja Ortodoxa Sérvia. Usam ambos os alfabetos, o Cirílico e o Latino, resultante da influência Oriental e Ocidental. Os mosteiros da Sérvia, construídos principalmente na Idade Média, são uns dos traços mais valiosos e visíveis da Sérvia Medieval juntamente com o Bizâncio, mas também com a Europa Românica (Ocidental) que a Sérvia tinha uma forte ligação na idade média.

Esportes
Os esportes mais populares entre os sérvios são o futebol, o voleibol e o basquetebol. Nos últimos anos, o polo aquático e o tênis têm-se popularizado.

Capital: Belgrado
Língua oficial: Sérvio, mas também se fala húngaro, romeno, croata, ruteno, eslovaco, albanês e turco.
Área: 88.361 km2
População: 10 159 046 hab
Moeda: Dinar sérvio







Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Unknown disse...

Meu amor é servio.
Sonhei com esse amor a vida inteira e ele tambem. Conhecemos outras pessoas, casamos, tivemos filhos e um dia nos encontramos.
A vida deu tanta volta, eu tive que vir pra Suiça e ele tambem. Foi aqui que nos apaixonamos mas temos aquele sentimento que já nos conhecemos há muito tempo.
Voce é o amor da minha vida!

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros