domingo, 11 de julho de 2010

O lugar mais frio do mundo

Oymyakon ou Oimekon é uma localidade do leste da Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, e tem cerca de 1000 habitantes. É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -71.2ºC, que ocorreu em janeiro de 1926.

No dialeto local Oymyakon significa água não congelada por causa da proximidade de fontes naturais de água. O solo é permanentemente congelado. A vida é extremamente difícil.

  • os habitantes alimentam-se de cavalo e rena.
  • o curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano.
  • os transportes são igualmente dificultados pelo fato de combustíveis como o gasóleo congelarem a -50ºC .
  • a escola encerra quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC.
  • a tinta das esferográficas congela habitualmente.
  • todo o equipamento eletrônico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reações de dilatação e contração dos metais a temperaturas extremamente baixas.

O inverno, é mais longo que o verão e quem vive na cidade ou nas redondezas tem de enfrentar o gelo durante sete meses do ano. Fazer um motor pegar dá tanto trabalho que, quando param em hotéis de beira de estrada, os motoristas de caminhão costumam mantê-los funcionando a noite toda. Sob tais condições, os veículos duram apenas dois a três anos.

Apesar das temperaturas extremas, a região de Oymyakon tem belezas naturais ímpares: montanhas de cume nevado, vales, rios e uma vida selvagem exuberante (é habitada por aves de grande porte, ursos, leões-marinhos e alces).


Fonte: Revista Superinteressante e Wikipédia

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros