sábado, 13 de março de 2010

Batom





O Baton é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos.









História
O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. As esposas dos Faraós adornavam-se com um intuito de ficarem mais belas, recorrendo sempre ao tom vermelho, sexualmente apelativo, pois os lábios femininos tornam-se mais vermelhos depois de as mulheres serem excitadas. Agora, pensar em maquiagem, é pensar em batoms. Durante toda a historia da humanidade, o batom foi considerado apenas como um instrumento de poder e manipulação.
Na Grécia, no século II, havia uma lei que impedia que as mulheres usassem batom antes do casamento. Na Espanha do século VI, só usavam batom mulheres das classes mais nobres. Em 1921, o batom ganhou o formato atual de estojo, e começou a ser comercializado em Paris. Miss Pearl Pugsley, nos Estados Unidos, aos 17 anos, foi notícia ao ter que retornar para casa, vinda do colégio, por utilizar batom. O batom se tornou objeto do desejo e o sucesso foi tamanho que em 1930 os batons dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora.

"Quando uma mulher perde o amante,
quando uma garota perde o emprego,
quando o médico dá a notícia fatal,
quando a sorte se manda, o jantar fracassa,
as dores do parto começam,
o escândalo vem a furo, a tempestade se desencadeia,
a outra mulher passa,
triunfante(...) um traço repentino de batom nos lábios quer dizer coragem"
Harper´s Bazaar 1946


– Faça o teste do batom e veja sua personalidade: Batom e personalidade


Origem: Wikipédia – spiner.com.br – Revista Isto É Gente

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros