sexta-feira, 5 de março de 2010

Hortinha em casa


Em vasos, jardineiras ou canteiros, as mini-hortas funcionam muito bem em varandas e jardins. Sem agrotóxicos, deixam o ambiente mais alegre e cheiroso. Exemplos de 5 temperos de fácil manejo em casa, com 4 horas de sol por dia, rega de pelo menos 3 vezes por semana e o solo adubado.

Alecrim – como na fase adulta se torna um arbusto, um vaso de pelo menos 30 cm de altura. A colheita dos galhinhos deve ser feita com uma tesoura de jardinagem, para não tirar lascas nem machucar a planta. Dura em média 10 anos.




Cebolinha – mais suscetível ao ataque de pulgões, adapta-se a solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Pode ser colhida até 4 vezes, rebrotando fácil e rapidamente. Dura em média 6 meses.




Manjericão – vasos grandes, com no mínimo 30 cm de altura. Como as flores roubam o aroma das folhas, a dica é cortar seus botões. Dura em média 2 anos.





Salsinha – vasos ou canteiros pequenos são preferíveis. Na hora de colher, o segredo é cortar o galho e não apenas as folhas, deixando-o a um ou dois dedos de distância do solo. Rebrota até 4 vezes. Dura em média 6 meses.




Hortelã – colha sempre as pontas em crescimento para estimular os brotos. Não pode ser plantada com outras ervas no mesmo vaso, pois suas raízes agressivas matam as outras espécies. Depois de 15 dias do plantio já pode ser colhida. Dura em média 1 ano.




Regras de plantio
  1. pedaços de telhas no fundo de vasos ou jardineiras, para evitar o entupimento dos furos por onde escoa a água. Uma camada fina de argila e outra de areia. Complete com terra misturada a compostos orgânicos.
  2. adube a terra a cada 40 dias. Composto orgânico como húmus de minhoca, bokashi, farinha de osso
  3. coloque o dedo na terra antes de regá-la. Plantas encharcadas não se desenvolvem e suscetíveis à ação de pragas
  4. de preferência canteiros, eles tem melhor drenagem, devido ao solo vivo e à profundidade. Se optar pelo vaso faça furos embaixo dele
  5. a cada 15 dias usar repelentes à base de extrato de citronela, alho ou pimenta malagueta, que são encontrados em lojas de jardinagem e podem ser feitos em casa. (misturar 100g de um desses ingredientes a 1 litro de água, depois de fervida. Borrife nas plantas depois de fria)

Origem: Revista Veja - ed. 2147 - ano 43 - nº 2

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros