sábado, 18 de abril de 2009

Taoísmo



Se baseia num livro chamado Tao Te Ching, "O livro do Tao e do Te". Tao (ordem do mundo) e te (força vital) são antigos conceitos chineses aos quais Confúcio deu uma interpretação um pouco diferente.

O Tao Te Ching é um livrinho de apenas 20 ou 25 páginas, dividido em 81 capítulos. Ninguém sabe ao certo quem o escreveu, mas diz a lenda que foi o filósofo Lao-Tse, que viveu no século VI a.C. As histórias de Lao-Tse são muitas e variadas, e os historiadores não tem certeza sequer se ele de fato existiu.



  • O taonismo implica passividade e não atividade.
  • Para seus sábios, a ação mais importante é a "não-ação".
  • Lao-Tse preferia que as pessoas permanecessem ingênuas e simples, como crianças.
  • Acreditava que o homem deveria interferir o mínimo possível no desdobramento natural dos fatos.
  • Lao-Tse acreditava que qualquer administração é má. "Quanto mais leis e mandamentos existirem, mais bandidos e ladrões haverá".
  • A caridade ativa não faz sentido para um taoísta. Mas ele tem uma boa vontade sem limites para com todos os outros, sejam eles bons ou maus.
  • A diferença mais importante entre a concepção de Lao-Tse sobre o tao e as outras é que Lao acreditava ser impossível descrever o tao de maneira direta e racional. "O tao que pode ser descrito não é o tao real".

Alguns discípulos de Lao-Tse direcionaram o misticismo natural para aspectos mais mágicos. Foram esses elementos de magia que encontraram maior ressonância entre as massas, ao se incorporarem às crendices e feitiçarias de tempos mais antigos. Lao acreditava que quando um indivíduo permanece passivo, preserva sua força vital por longo tempo, mantendo-a saudável e pura. Filósofos taoístas, além de meditar, exercitavam práticas mágicas e tentavam descobrir o elexir da vida eterna.

  • Lado a lado com o taoísmo filosófico, foi se desenvolvendo uma religião popular baseada em Lao-Tse mas que também tinha seus próprios deuses, templos, sacerdotes e monges. Havia rituais complexos, em parte inspirados pela prática budista, com procissões, oferendas de alimentos aos deuses e cerimônias em honra dos vivos e dos mortos.
Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern, Henry Notaker e Jostein Gaarder

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros