sábado, 18 de abril de 2009

Organize sua biblioteca

Faça uma biblioteca em sua casa. Quem reúne livros coloca nas prateleiras também as fases da sua própria vida. Uma estante repleta de livros costuma ser uma espécie de biografia do dono daqueles volumes todos. Uma biblioteca pode dizer mais sobre o dono que um livro sobre seu autor.

O mais importante, para bibliotecas de todos os tamanhos, é a organização. Há um lema na biblioteconomia que diz: se você não consegue encontrar uma coisa, é como se ela não existisse. Hoje há vários programas gratuitos na internet. Mas também pode optar por uma forma mais simples de fazer seu catálogo, usando apenas um editor de texto comum.

Para muita gente, organizar a própria biblioteca pode ser um trabalho delicioso, e portanto, intransferível. Mesmo porque os critérios de organização de um acervo doméstico só precisam fazer sentido para o dono.

– Dicas para aproveitar melhor seu espaço:

Organizar
Ao planejar sua biblioteca, lembre-se de deixar espaços vagos nas estantes para novos livros (decore as lacunas com objetos de arte ou porta retratos). Para calcular o tamanho das prateleiras, tenha em mente que cada metro comporta cerca de 40 exemplares de 100 páginas – livros de arte e fotografia podem ter o dobro da altura e da largura. Agrupe os livros por temas – e dentro de cada assunto, em ordem alfabética, pelo título ou nome do autor, ou como preferir.

Catalogar
Há programas de catalogação que podem ser baixados de graça da internet, mas é possível fazer seus registros usando apenas um editor de texto comum. Além do autor, do título e do assunto, você pode caprichar numa sinopse, elaborar critérios pessoais de classificação, incluir a cor da lombada (para facilitar a busca na estante) e ainda registrar quando a obra está emprestada. Um bom resultado também é fazer um blog com seus livros e deixar que todos também os conheçam. 

Cuidar
Os livros devem ser armazenados na vertical, como nas livrarias. Para não inclinarem nas prateleiras, use suportes de canto, encontrados em papelarias. Se possível opte por prateleiras metálicas abertas – as de madeira podem ser atacadas por insetos. Para limpar, use um pano seco: a umidade favorece a proliferação de fungos. A biblioteca doméstica deve ser um ambiente frequentado. Vez ou outra, tire um volume da estante para respirar e dê uma folheada.

Fonte: Revista Vida Simples – out 2008 – Edição 71

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros