- RESPEITAR O CORPO – é comum ignorar o fome e a sede, driblar a vontade de ir ao banheiro, abrir mão das horas de sono. Ficar horas sem beber água, e segurar a urina, aumenta o risco de cistites e infecções na urina, além de prisão de ventre, dores de cabeça e baixo rendimento. Os limites do organismo é indispensável.
- FAZER EXERCÍCIOS – os benefícios dessa prática melhora a função cardiovascular, e evitam a perda de massa muscular e osteoporose até chegar ao alívio do stress. Caminhar - correr - andar de bicicleta - nadar - malhação - boxe - ioga - dança - é preciso regularidade, não adianta caminhar ou ir na academia "quando dá tempo". Reserve um horário para qualquer prática.
- DESARMAR O STRESS – o stress, aumenta o risco de doenças do coração e agravadores e outros distúrbios. Estabeleça limites aprenda a relaxar e abrir mão do impulso de carregar o mundo nas costas, eleger prioridades e delegar tarefas é um bom começo.
- ESCOVAR OS DENTES – as pessoas se alimentam mais vezes ao dia e é preciso limpar os resíduos com frequência . Escove e passe fio dental, assim estará prevenindo cáries e doenças da gengivas. Consulte o dentista a cada 6 meses.
- FICAR EM SILÊNCIO – vale buscar a quietude interior. Além de trazer o autoconhecimento a instrospecção, alivia a ansiedade a insônia e as doenças associadas ao stress. Vá a um lugar silencioso, feche os olhos, sente confortavelmente e em posição ereta. Escute a saída e a entrada do ar. Comece com 5 minutos depois aumente. É surpreendente o resultado.
- ALIMENTE-SE BEM – ingerir pelo menos 5 porções diárias de hortaliças e frutas, sob a forma de sucos, saladas e sobremesas. Principais fontes de vitaminas minerais e fibras. Consuma diariamente grãos integrais, cereais e leguminosas. Tomar água, muita água, mantenha-se hidratada.
- PRESERVAR O SONO – o sono não é só o desligamento para o descanço, ele é um estado ativo, com profundas repercussões no funcionamento do corpo. Dormir mal afeta o humor o raciocínio e a tomada de decisões. Deitar sempre no mesmo horário - não tome café - deixe o quarto silêncioso e escuro - um colchão e um travesseiro confortável.
- APAGAR O CIGARRO – deixar de fumar não é fácil. distúrbios do coração, doenças pulmonares e câncer lideram a lista de doenças associadas ao tabaco. Diz a psicóloga Silvia Cury: MULHERES ESTABELECEM FORTE LIGAÇÃO EMOCIONAL COM O CIGARRO. Se quiser parar sozinha, marque uma data, jogue fora todos os maços, passe a comer mais vezes ao dia alimentos NÂO calóricos, como cenouras cortadinhas, cristais de gengibre, e aumente a ingesntão de água gelada, diminui a vontade de fumar.
- CONTROLAR O PESO – procure orientação especializada, mesmo porque 90% das dieta até balanceadas acabam em fracasso. A mania de fazer regime é o risco de desenvolver transtornos alimentares ou de transformar a comida em consolo para frustrações e dificuldades emocionais.
- SABOREAR A VIDA – acrescente, calor , entusiasmo e prazer a rotina, aprender a viver, faz parte de uma vida saudável. Sugestões: ser generoso, solidário, ter compaixão, explorar os sentidos, praticar pensamentos, mudar as idéias de lugar, arranjar sua cabeça de maneira nova.
- FRACCIONAR A DIETA – comer pequenas porções 5 x ao dia, não fazer refeições abundantes. Além dos nutrientes ser melhor aproveitado, o célebro interpreta, um estômago cheio.O jejum aumenta a secreção de cortisol o hormonio do stress, e ainda favorece o acúmulo de gordura no abdome. Tenha sempre barrinha, iogurte, fruta fresca e secas com você.
- ESPREGUIÇAR – não pule da cama ao toque de relógio, reserve alguns minutos para se alongar. Esticar-se na cama, virar de um lado para o outro desperta os músculos. O alongamento prepara os músculos para o dia.
- USE PROTETOR SOLAR – atitude moderna e superinteligente, ''o cuidado.....'' todos estão cansado de saber. Previne o câncer de pele, evita o aparecimento de manchas e rugas causadas pelo sol. USE TODOS OS DIAS adote um produto com fator de proteção adequado ao seu tom de pele.
- FAZER CHECKUPS – revisões médicas periódicas, detectam cedo o risco de doenças que se instalam silenciosamente, como hipertensão e diabetes com diagnósticos precoces. Além da visita semestral no ginecologista, vale a consulta no clinico geral.
- TER AMIGOS – quem conta com um ombro para desabafar vive mais, adoece menos e escapa da depressão. O lazer e as relações sociais, são determinantes para prolongar a vida.
A VIDA É UM EPSÓDIO SÓ, NOSSA CHANCE ÚNICA NESTE TEATRO DO MUNDO.
SÓ TEMOS DIREITO A UMA APRESENTAÇÃO. E ELA TEM QUE SER GRATIFICANTE
Por: Ciro Marcondes F.
fonte: revista claudia.
fonte: revista claudia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário