quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos de Pequim

Vão começar na cidade chinesa de Pequim (Beijing), os XXIX Jogos Olímpicos. A abertura será no dia 08 de agosto (cerimônia às 20 horas) e deverá durar 3 horas e meia, no estádio Olímpico "Ninho de Pássaro". A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês. O lema dos jogos será "Nova Beijing (Pequim), Grandes Olimpíadas". Serão cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) representando, com suas cores, os cinco continentes e arcos do símbolo dos Jogos Olímpicos. Na cerimônia de abertura espera-se que sejam mostrados vários aspectos da história e cultura chinesa. Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, sendo que algumas serão disputadas em Hong Kong, Sha Tin e Qingdao.

  • Serão realizados 302 eventos esportivos, sendo 165 provas masculinas, 127 femininas e 10 mistas. Com 204 países participantes.
 
Ao todo serão disputadas 34 modalidades esportivas:
  • Cidades onde ocorrerão as competições:
- Pequim: serão 31 locais de provas
- Tianjin: jogos de futebol no Estádio do Centro Olímpico de Tianjin (capacidade para 60 mil                  pessoas)
- Hong Kong: provas de hipismo na Arena de Hipismo de Hong Kong (capacidade para 18 mil               pessoas).
- Xangai: jogos de futebol no Estádio de Xangai (capacidade para 80 mil pessoas).
- Qingdao: competições de vela no Centro Olímpico de Vela de Qingdao (450 mil metros                        quadrados).
- Shenuang: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Esportes (capacidade para 60 mil pessoas).
- Qinhuangdao: partidas de futebol no Estádio Olímpico do Centro de Esportes (capacidade                para 33 mil pessoas).


Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica, feita em alumínio, pesa 985 gramas e sua altura é de 72 cm. O propano é o combustível do fogo da tocha. Seu design é baseado nos conceitos de "Olimpíada verde, high-tech e do povo".
Ela foi acesa na Grécia (cidade de Olimpia) em 24/03 e deverá percorrer diversos países do mundo até chegar em Pequim, em 08/08 (dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos).




Medalhas Olímpicas
Nas Olimpíadas de Pequim, as medalhas que já foram confeccionadas com peso de 150 gramas, têm características ligadas à cultura chinesa. Além dos metais tradicionais (ouro, prata e bronze) foram produzidas com detalhas em jade (pedra comum na China). A medalha de ouro apresenta um circulo de jade branco na parte de trás, enquanto a de prata o detalhe será de jade verde claro e a de bronze de jade verde escuro. Na parte de trás das medalhas há o símbolo das Olimpíadas de Pequim, a inscrição "Beijing 2008" e o símbolo olímpico com os cinco arcos entrelaçados. Na parte da frente há um desenho do espírito olímpico. A fita é de cor vermelha (cor predominante na bandeira chinesa).

  • Letra do hino nacional da China: 
Levantai-vos! Vós que recusai a escravatura! | Com o nosso sangue e carne | Construiremos uma nova Grande Muralha! | A Nação Chinesa está num momento crítico | E de cada peito lança-se o último clamor: | Levantai-vos! | Levantai-vos! | Levantai-vos! | Nós, os milhões de corações que batem em uníssono, | Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos! | Em desafio ao fogo inimigo, marcharemos! | Marcharemos!


Durante toda história dos Jogos Olímpicos (até as Olimpíadas de Pequim), o Brasil ganhou 76 medalhas, sendo: 17 de ouro, 21 de prata e 38 de bronze. Estas conquistas colocam o Brasil em 39º lugar no ranking geral das Olimpíadas.


2 comentários:

Unknown disse...

qual são as provas mistas ?
gostaria de saber ...

Leopoldina disse...

as provas mistas são: 5 eventos em tiro e 5 eventos em hipismo.....
obrigada pela visita

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros