segunda-feira, 25 de agosto de 2008

sempre no meu coração

Bernardinho chora e emociona o time
Técnico não resiste ao ver imagens da reação do time após a derrota. 'Foi a primeira vez que o vi assim', diz o filho Bruninho

Bernardinho chorou em público pela primeira vez na vida neste domingo em Pequim. Em visita ao estúdio da Rede Globo, ele deixou a emoção transbordar durante uma entrevista ao repórter Pedro Bassan.

O treinador começou a se emocionar ao ver imagens de Bruninho chorando ao fim da decisão contra os Estados Unidos. Quando o filho disse que chorou por não ter conseguido a medalha de ouro e falou dos exemplos de superação do time, o pai começou a chorar.

"Foi muita luta, mas foi uma jornada incrível. Quando você vê o filho chorando, fica difícil. Ou quando percebe outro jogador que pode estar sentindo culpa pela derrota. Tenho orgulho e honra de ter convivido com eles" - disse o treinador.

Para Bernardinho, ver o filho chorando após a derrota para os EUA neste domingo foi mais difícil do que perder o ouro em 1984, quando o Brasil também perdeu para os americanos na final olímpica. Na época, o técnico era levantador reserva da equipe.

"É sempre mais fácil lidar com a própria dor. E não tem como eu ir ali e abraçar como pai. Mas tenho orgulho dele por tudo o que ele fez. Espero que ele se torne o líder desta futura geração. Ele tem personalidade e talento para isso."

  • Elenco se emociona junto com treinador
Boa parte do elenco chorou junto com o treinador. André Nascimento soluçava e o levantador Marcelinho virou alvo de piadas do grupo por ter acabado com uma caixa de lenços de papel.

"Nunca tinha visto. A emoção foi muito forte por tudo. Não só pela derrota, mas pelo ciclo que acaba. Mas está todo mundo de parabéns pela coragem e pela determinação. Gostaria de dar uma medalha diferente pra ele, amanhã ele faz aniversário. Quem chorou não foi o meu pai. Foi o pai de todos. Nos últimos anos, ele passou muito mais tempo com eles do que comigo e se tornou pai ou irmão mais velho de muitos" - disse Bruninho.

  • Princípios devem ser mantidos sempre
Com a voz embargada, o técnico Bernardinho pediu aos que permanecerem no grupo para o próximo ciclo olímpico, que mantenham os princípios seguidos nos últimos oito anos.

"Quero que aqueles que continuem empunham essas bandeiras, que os valores mostrados, a integridade, os princípios, que eles jamais sejam maculados, qualquer que seja o motivo. Não há uma vitória sem honra. E essa medalha de prata foi vencida com honra."

O levantador Marcelinho mereceu uma atenção especial de Bernardinho, que elogiou a postura do seu levantador. Marcelinho substituiu Ricardinho após o corte polêmico do antigo dono da posição, e sofreu a pressão de entrar no lugar daquele que era apontado como o melhor levantador do mundo.

"Fico preocupado com o Marcelo, porque as pessoas vão perguntar o que eu vou dizer a ele. Eu vou dizer: “Obrigado”. Porque ele superou uma pressão enorme, ele fez o papel dele maravilhosamente bem, mostrou caráter, mostrou que é uma peça importantíssima."


"Não há uma vitória sem honra. 
E essa medalha de prata foi 
vencida com honra"    Bernardinho


André Amaral e Thiago Lavinas-globoesporte.com/

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros