terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tangerina


A tangerina (Citrus reticulata), também mandarina, mimosa, vergamota, bergamota, mexerica ou poncã, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido).

  • Bergamota ou vergamota – as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Mexerica – termo mais comum na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais e no Espírito Santo.
  • Laranja-cravo – na Região Nordeste.
  • Tanja – nos estados do Piauí, Maranhão.
  • Mimosa – chamada em alguns poucos lugares, como em Curitiba.
  • Poncã – no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Cultivo
As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:
  1. Mexerica
  2. Poncã
  3. Dancy
  4. Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
  5. Montenegrina
  6. Dekopon
  7. GTDH-alfaesterase
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.


Valor nutricional
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como: potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

  • A tangerina é considerada grande fonte de magnésio.

O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Fonte: Wikipédia


A Tangerina é uma fruta milagrosa, reduz stress, acalma as emoções, ajuda a recompor depois de um desastre amoroso e reduz as doenças cardiovasculares.
Dois estudos feitos por cientistas japoneses descobriram que a tangerina pode reduzir dramaticamente o risco de câncer de fígado, doenças cardíacas e diabetes.
(fonte: Guia Vegano)

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros