terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sol saudável


Para um bronzeado duradouro e seguro é preciso pouca pressa e muita proteção. A formação da melanina, responsável pela cor, pede tempo, entre 48 e 72 horas após a exposição solar. A pressa vai causar, a curto prazo, vermelhidão e queimadura; e a médio e longo prazos, rugas, manchas, sardas, flacidez e envelhecimento precoce – sem falar no risco de câncer de pele.

Devagar e sempre


A arma mais efetiva para se proteger do sol é o filtro solar. Comece utilizando fatores de proteção (FPS) mais elevados – 45 ou 60 – Diminua gradativamente e não use FPS inferior a 30. Dê preferência ao protetor específico para seu tipo de pele. Gel ou oil free são mais indicados para peles oleosas e pele seca o protetor em loção ou creme. Use filtro que ofereça proteção contra raios solares UVB e UVA. Os cabelos precisam de proteção, produtos ativos hidratantes e filtro solar para manter brilho, balanço e saúde à prova de sol.
Na dose certa



Evitar exposição solar das 12 às 16 h . Esse procedimento reduz em 60% os danos causados pela radiação. Para uma proteção efetiva, o dermatologista Adilson Costa recomenda: 1 porção (25 ml) meia colher de chá. Reaplique a cada duas horas ou sempre que sair da água ou transpirar demais. A medida ideal para cada região do corpo: rosto e pescoço (1 porção); braços e ombros (2 porções); tronco (2 porções); pernas e pés (4 porções); total geral (9 porções).
































Longo alcance
Novidades, dicas e truques, pré e pós-sol, para um bronzeado uniforme e duradouro.
  1. Protetores orais em forma de pílulas a serem tomadas um mês antes da temporada. Já está disponível no Brasil, mas não substitui o uso obrigatório e diário do FPS.
  2. Um mês antes, reforce o consumo de alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, laranja, abóbora e mamão. Também o tomate que contém licopeno, substância antioxidante e protetora das células.
  3. Fazer com antecedência uma esfoliação leve na pele, para remover as células mortas e preservar o equilíbrio da epiderme. Produtos com lactato de amônia são ótimos. Uma hidratação completa o preparo.
  4. A hidratação deve ser reforçada depois do bronzeado conquistado. Produtos à base de emolientes como uréia e D pantenol e substâncias regeneradoras e calmantes como aloe vera e camomila são recomendáveis.
  5. Esquecer de usar perfumes e frutas cítricas ao sol. Eles provocam queimaduras e mancham a pele. Tanto como ácido retinóico, a substância provoca manchas.
  6. Depois do sol, o banho deve ser curto, com água morna ou fria e sabonete de formulação suave. Não esfregar demais pois tira a lubrificação da pele, causa ressecamento e acaba com o bronzeado.



* Abc dos raios solares
UVA – tipo de radiação de comprimento longo, presente todo o dia, de forma constante, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Apesar de não causar a sensação de pele queimada, "atinge as camadas mais profundas da pele e acelera o envelhecimento".

UVB – de curto comprimento, esse tipo de radiação é mais intenso entre 10 e 16 horas. Seus raios provocam queimaduras e "são os grandes responsáveis pelo câncer de pele, porque atingem o núcleo das células, provocando mutações".

Infravermelhos – percebida na forma de calor, a radiação dos infravermelhos também penetra fundo na pele. "Em dias nublados ou com chuva, eles são filtrados pelas nuvens. Assim, que se desprotege se queima com o famoso mormaço".

As radiações agridem progressivamente a pele, de forma cumulativa. Invista em filtros solares de alta proteção para não sofrer consequências a curto, médio e longo prazo.


Origem: revista
Plaza - ano 6 - nº 14 - ABC Plaza Shopping

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros