domingo, 14 de fevereiro de 2010

10 mandamentos da manutenção do peso




Foi feito um estudo pelo "National weight control registry" (NWCR) nos EUA, para evitar o efeito sanfona.







1. Praticar atividade física regularmente
Fator fundamental é fazer exercícios, 90% das pessoas que conservam um peso adequado praticam atividades físicas todos os dias. Praticar a ginástica como um hábito imprescindível.


2. Pesar com frequência
Pesar para melhor manejar a alimentação e a atividade física. Recomenda-se pesar às sextas-feiras e aos domingos.


3. Não perder o controle nos fins de semana
A dieta do sábado e domingo pode ser mais liberal, mas é preciso ter limites. Andar de bicicleta ou fazer uma caminhada, mesmo de leve, ajuda a manter o controle das calorias.


4. Tomar café da manhã todos os dias
Oito de cada dez pessoas que conseguem evitar o efeito sanfona não pulam o desjejum. A primeira refeição do dia ativa o metabolismo. Quem toma o café da manhã, tende a comer com mais frequência e em porções menores, o que ajuda a manter o peso.


5. Ingerir poucas calorias
Os voluntários do estudo americano consumiam em média 1385 calorias diariamente. Quem sabe selecionar bem o que come não passa fome.


6. Limitar o consumo de gordura
As gorduras correspondem a 24% dos nutrientes consumidos pelos ex-gordos – o que é recomendado para uma dieta equilibrada.


7. Evitar comer fora de casa e preparar as próprias refeições
Com as refeições em casa o controle é maior sobre o que ingerir. Os voluntários do estudo americano, comiam fora, no máximo 3 vezes por semana.


8. Fazer 5 refeições diárias
O organismo interpreta um jejum prolongado como de alerta para economizar energia. O ritmo metabólico diminui. O ideal é fazer intervalos de 3 ou 4 horas entre as refeições, para que o nível metabólico se mantenha equilibrado.


9. Pensar em calorias
Não é necessário saber o valor calórico exato dos alimentos. O mais importante é ter uma boa ideia do que se come e de quanto se come, e se os alimentos são muito ou pouco calóricos.


10. Eliminar o fast-food do cardápio
A combinação de hambúrguer, batata frita e refrigerante é devastadora. Super calóricos, ainda saciam a fome por pouco tempo.



Origem: revista Veja - ed. 2152 - ano 43 - nº 7 - 17 fevereiro 2010

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros