Os alimentos mais importantes a serem incorporados na dieta da juventude são os com propriedades antioxidantes. São os que combatem os radicais livres, substâncias produzidas pelo organismo que desestabilizam as células, acelerando o processo degenerativo que causa doenças e envelhecimento precoce.
– Vitamina A
Importante para a manutenção das células da pele e das membranas mucosas do corpo saudáveis. Encontra em cenoura, fígado e ovo, abóbora, batata doce e queijo mussarela.
– Selênio
O mineral, cuja ação está relacionada à vitamina E, age no combate aos radicais livres e no funcionamento da tireoide por atuar na conversão do hormônio da T4 em T3, que estimula de forma mais ativa o metabolismo celular. Encontra em peixe, carnes vermelhas e alho.
– Vitamina C
Aumenta a produção dos leucócitos, células responsáveis pela atividade imunológica do organismo, estimulando a resistência a infecções de vírus e bactérias. Encontra em frutas cítricas (laranja, limão e acerola), brócolis, morango, pimentão vermelho e manga.
– Vitamina E
Tem como principal função proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas que causam danos às estruturas das células, desencadeando o processo de envelhecimento. Encontra em abacate, óleos de soja, girassol, aspargo e gengibre.
– Aliados
- Melatonina – importante no combate a inflamações da pele; encontrado em cereja ou tomate.
- Biotina – conhecida como vitamina H, fortalece unhas e cabelo; encontrado em castanha do pará, avelãs, ovos ou fígado.
- Resveratrol – previne contra danos do sol e retarda o envelhecimento; encontrado em sementes de uvas ou mirtilo.
Origem: revista Marie Claire - nº 227 - fevereiro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário