O Eurotúnel, é um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo maior túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo Túnel de Seikan que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu no Japão.
– Uma ligação entre a França e a Inglaterra já havia sido proposta em diversas ocasiões:
- Em 1802, tinha uma proposta para a construção de um túnel: os passageiros atravessariam o túnel em carruagens puxadas por cavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de óleo e uma ilha no meio do túnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.
- Em 1875, indicaram um tubo de aço gigantesco flutuando sobre o canal. A ideia foi rejeitada.
- Em 1876 são levados a cabo extensos estudos geológicos.
- Em 1880 a companhia ‘’South Eastern Railway’’ faz perfurações experimentais do lado inglês.
- Em 1881 uma máquina de perfurações escava um túnel de 820 m ao longo dos penhascos do lado inglês.
- Em 1922 começam novamente escavações do lado inglês, mas após estarem feitos 128 m de túnel, foram lançadas objeções políticas e as obras pararam mais uma vez.
O túnel atual
Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal. No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 m de um túnel de teste. Em 1984, a ideia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos britânico e francês para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de janeiro de 1986. O percurso planejado ligava Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 m abaixo do fundo do mar, sendo a seção sul mais funda do que a seção norte.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. Foram usadas grandes máquinas. Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de m3 de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente. Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos.
Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal. No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, menor. O projeto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 m de um túnel de teste. Em 1984, a ideia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos britânico e francês para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projeto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de janeiro de 1986. O percurso planejado ligava Calais, na França, a Folkestone, na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 m abaixo do fundo do mar, sendo a seção sul mais funda do que a seção norte.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. Foram usadas grandes máquinas. Estas máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quase 4 milhões de m3 de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente. Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, ou trens, geridos pela companhia eurotúnel. O trajeto dura apenas 35 minutos.
O encontro dos dois túneis 40 m abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.
- O túnel foi oficialmente inaugurado pela Rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994.
O túnel possui 50,450 km de comprimento, sendo que 37,9 deles estão debaixo do mar. A profundidade média é 45,7 m abaixo do solo do mar, e a máxima profundidade é de 60 m. Foi aberto para uso comercial ainda em 1994, oferecendo alguns serviços:
- Eurostar: um trem de passageiros de alta velocidade. Conecta a estação londrina de trem Saint-Pancras com a Estação do Norte (Gare du Nord) em Paris, e a estação Midi/Zuid, em Bruxelas, com paradas em Ashford, Calais e Lille. No dia 14 de outubro de 2007 o servico passou da estação de waterloo para a renovada estação de St Pancras internacional com a abertura de uma nova linha, hi-speed 2 que reduz o tempo de percurso entre Londres e Paris para 2 horas, cerca de menos 30 minutos que antigamente.
- Le Shuttle: transporta carros, ônibus e vans através do túnel (como se fosse um ferry-boat, balsa), serviço entre Calais (França) e Folkestone (Inglaterra).
- Transporte de caminhões: carrega caminhões no trem (que viajam em vagões abertos), motoristas viajam em um ônibus, separados de seus veículos.
- Serviço de transporte de carga convencional.
Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano.
Origem: Wikipédia
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