sábado, 13 de junho de 2009

Arte brasileira – Aldemir Martins

Texto de Carlos Von Schmidt, curador e crítico de arte

O número de pintores brasileiros que não pintam o Brasil é incalculável. Não tem tamanho. Aldemir não. Aldemir pinta o Brasil. Aldemir não tem vergonha do verde e amarelo da bandeira nacional. A arte contemporânea do Brasil está cheia de pintores que falam muito sobre a luz, sobre a cor local, mas pintam como se estivessem em Londres, Paris e Tóquio.

Nos anos 40, Aldemir não tinha despertado para a luz, para a cor local. Sua pinturas Curral Vazio, de 45, e Tocadores de Ganzá, de 47, deixam isso bem claro. O tema era nosso, mas a pintura tinha raízes nas pinturas dos expressionistas franceses e alemães.

Foi através das cores e dos desenhos, das gravuras, que a cor de Aldemir passou a ser a sua marca registrada e explodiu na tela. Com força, vigor. Senhora absoluta.

Precisar com exatidão quando isso aconteceu é difícil. Esse processo não tem dia nem hora marcada. Vai acontecendo... Quando percebe, já aconteceu.

Não hesitaria em dizer que a cor nos fins dos anos 60 passou a ser o principal componente na obra de Aldemir. E continua até hoje.

Isso também aconteceu com Matisse e Kandinsky, na França e com Franz Marc, na Alemanha. A partir de um determinado momento, as pinturas de Matisse, Kandinsky e Marc passaram a ser cor. Simplesmente cor. Suas fabulações, suas composições são inconcebíveis sem ela. O mesmo aconteceu com Aldemir.

Aldemir Martinsum pintor do Brasil mostra a pintura de um artista brasileiro que pensa, fala, expressa e pinta o micro e o macro universo do Brasil.

Visceralmente ligado ao Brasil, Aldemir trouxe para o mundo da arte moderna brasileira dos anos 50, cangaceiros, frutas, flores, pássaros, peixes e paisagens do nordeste e desse Brasil afora, até então só encontrados em cadernos e livros dos artistas viajantes que por aqui passaram há séculos.





(do livro 'BRAZILIANart V - livro de arte brasileira')


Vaso com flores


Paisagem


Modelo


Marinha


Cangaceiro

2 comentários:

Antonio Alvarez disse...

Hola que hermoso blog, la felicito.
La invito a ver mi blogque habla acerca de la realidad venezolana:
http://frentederesistenciacivil.blogspot.com/
Ojalá pueda ser una voz más de libertad

Antonio Álvarez

Profesionales disse...

Hola, tu blogg esta muy interesante, visita el mio, creo que tiene relacion con aquello que genera incertidumbre...gracias...
http://espaciodedistraccion.blogspot.com
Natalia

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros