domingo, 14 de junho de 2009

Emirados Árabes Unidos


Os Emirados Árabes Unidos ou Emiratos Árabes Unidos (expressões equivalentes em português europeu) são uma federação de pequenos emirados, situada na Península Arábica. Limita ao norte com o Qatar e o Golfo Pérsico (através do qual tem fronteira marítima com o Irã), a leste com o território omanita da Península de Musandam, com o Golfo de Omã e com Omã propriamente dito e a sul e a oeste com a Arábia Saudita. Capital: Abu Dhabi. População: 4.588.697 habitantes (2006). Língua oficial: árabe. Área: 83.600 km2

Os Emirados Árabes Unidos foram formados em 1971, tendo adquirido independência do Reino Unido. O Xeque Zayed Al Nahayan foi o responsável pela união de alguns emirados do sudeste da Península Arábica. A cada 5 anos o conselho de emires se reúne para eleger um presidente e um vice-presidente entre eles.

Zayed Bin Sultan Al Nahyan, emir de Abu Dhabi desde 1966 e líder político da nação desde sua independência, em 1971, foi reeleito sucessivas vezes pelos emires até sua morte, em 2 de novembro de 2005. Como Emir em seu lugar, assumiu seu filho, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, e foi eleito unanimemente presidente em 3 de novembro de 2005 para estar a frente do país em eleição realizada entre os emires. O vice-presidente do país é Muhammad bin Rashid al-Maktum, emir de Dubai, que teve seu mandato reafirmado dia 3 de novembro de 2005 em eleição unânime entre os mesmos emires.

A Nação "Emirados Árabes Unidos" é constituída de 7 regiões administrativas – os 7 Emirados (imarat; singular: imarah):
  1. Abu Dhabi
  2. Ajman
  3. Al Fujayrah
  4. Sharjah
  5. Dubai
  6. Ra's al Khaymah
  7. Umm al Qaywayn
Cada emirado – é uma monarquia controlada por uma família real, com uma certa soberania sobre o território regional. Dessas 7 divisões regionais, o Emirado de Abu Dhabi, que cobre 86.7 % da área total do país, é dividido em 3 sub-emirados:
  • o sub-emirado que compreende a cidade de Abu Dhabi,
  • um sub-emirado leste
  • um sub-emirado oeste
Existe um Supremo Conselho Federal, formado pelos 7 emires, que se reúne regularmente 4 vezes ao ano, sendo que os emires de Abu Dhabi e de Dubai tem o poder de veto.

A bandeira nacional – contém as cores Pan-Arábes: vermelho, verde, branco e preto; simbolizando a unidade Arábica. Além disso, as cores individuais tem os seguintes significados:
verde – fertilidade;
branco – neutralidade;
preto – a riqueza de petróleo dentro das fronteiras do país

O brasão de armas (em árabe: شعار الإمارات العربية المتحدة) – consiste num falcão dourado com um disco em seu interior que mostra a bandeira do país rodeada por sete estrelas representando os sete Emirados da Federação. O falcão com as suas garras detém um pergaminho com a inscrição do nome da federação. O Tahiat Alalam (A'ishi Biladi ou Ishy Bilady Que a minha Nação viva para a posteridade) é o hino nacional dos Emirados Árabes Unidos. É cantado em árabe.

Geografia – situam-se no sudoeste da Ásia, têm costa no golfo de Omã e no Golfo Pérsico e fronteiras com Omã e com a Arábia Saudita. Abu Dabi é o maior dos emirados com 86,7% de toda a área, o menor é Ajman com apenas 0,3% (250km²). O país é uma planície costeira plana e estéril que se funde no interior com as dunas de areia do deserto arábico. Há também montanhas no leste do país. A sua localização estratégica ao longo do sul do estreito de Ormuz faz do país um ponto de trânsito vital para o petróleo bruto mundial. Considera-se que os Emirados Árabes Unidos são um dos quinze estados que constituem o chamado "Berço da Humanidade".

Economia – fortíssima, baseada no petróleo. Com isso, os EAU é um dos países mais ricos do mundo. Existem comprovadas reservas de mais de 90 bilhões de barris de petróleo no território. Hoje o turismo também é uma atividade forte na região. A cada dia, os Emirados Árabes Unidos vêm construindo uma sociedade mais desenvolvida. Seja através de investimentos oníricos, como a construção de ilhas artificiais, seja com a construção de uma sociedade mais aberta à diversidade, sendo Dubai o principal emirado em desenvolvimento do país. Qualquer empreendimento ou lucro é totalmente isento de impostos ou taxas em todo o território nacional, com isso, o país consegue atrair gigantescas somas em investimentos do mundo inteiro, principalmente das grandes economias. O Estado arrecada fundos através de suas estatais, como as empresas de petróleo e como as companhias aéreas Emirates e Al Etihad, adaptando um sistema de arrecadação que lembra aspectos da Suíça e de Mônaco, porém, muito mais intenso e muito mais incentivador.

Os povos – descendem de antigas tribos da Península Árabe. As mulheres dos Emirados são bastante ativas e trabalhadoras, mesmo antes da revolução do petróleo. Ocupam cargos de destaque e sempre trabalharam fora de casa.

A exploração de petróleo, atraiu um grande número de estrangeiros para o país, como resultado, menos de 50% da população dos Emirados Árabes são árabes. Há grupos de trabalhadores indianos, paquistaneses, iranianos e sul asiáticos. Devido a riqueza do petróleo todos os serviços sociais de educação, transporte e saúde são gratuitos para a população. A educação primária é obrigatória. Na religião a maioria são de muçulmanos sunitas, mas há minorias cristãs, hindus e xiitas.
Fonte: Wikipédia


Dubai a maior cidade do país..................................................Abu Dhabi a capital

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros