sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Sufismo – misticismo do Islã

Os primeiros séculos da história do islã foram dominados pelas atividades externas, pela guerra e pela democracia. Mas logo surgiu um sentimento que incentivava a reclusão e a meditação. Essa tendência recebeu o nome de sufismo – provavelmente em virtude das vestes de lã usadas por seus seguidores. A palavra árabe para lã é suf.

Os ideais do islã podem não incluir o ascetismo, mas apelam que se adote uma atitude séria em relação ao Juízo Final, num estilo de vida simples e responsável. Por isso muitos muçulmanos se indignaram com a vida luxuosa que passara a reinar na corte do califa de Bagdá. Eles desejavam levar uma vida puritana, de jejum e meditação.

Os sufis acreditavam:
  1. Deus era acima de tudo
  2. Deus era amoroso com quem o homem podia alcançar uma união mística
Contrastando com a idéia de Deus como o juíz exaltado, inacessível, a quem o homem deve se submeter. Com isso logo os primeiros místicos entraram em conflito com a corrente principal do islã. Um dos místicos Halladj – que mais se destacou foi executado, acreditava que: 
  • Deus passara a morar dentro dele, portanto havia total unidade e harmonia entre Deus e ele.
Para os sufis, Jesus era tão importante como Maomé, e muitas palavras atribuídas a Maomé, lembram palavras de Jesus registradas no evangelho. No início do sufismo Jesus representou um papel importante como ideal ascético.

Um século e meio depois de Halladj, Ghazali  –  tentou combinar a devoção do sufismo com os dogmas da corrente principal do islã. Após uma longa busca, tomou o caminho do misticismo, onde todos os desejos e todas as preocupações são afastadas para que o pensamento possa se concentrar em Deus. Ghazali foi um dos maiores pensadores do mundo. A conclusão dele foi que:
  • a verdade mística, real e última não pode ser aprendida, mas deve ser experimentada por meio do êxtase
O sufismo usa exercícios especiais de meditação como:
  • oração, ou uma palavra que é repetida continuamente, por vezes acompanhada de determinados movimentos ou exercícios de respiração (técnica para entrar em transe)
  • rosário e a repetição dos "99 mais belos nomes de Deus"
O sufismo não é uma tendência organizada. Encontram-se sufistas tanto entre muçulmanos xiitas como entre sunitas.


________________________________________
ascetismo
as.ce.tis.mo
sm (asceta+ismo) 1 Moral filosófica baseada no desprezo do corpo e das sensações corporais, e que tende a assegurar, pelos sofrimentos físicos, o triunfo do espírito sobre os instintos e as paixões; asceticismo. 2 Profissão de vida ascética; ascese.


califa
ca.li.fa
sm (ár Halîfa) Sucessor de Maomé como soberano temporal e espiritual dos muçulmanos.


dogma
dog.ma
sm (gr dógma) 1 Ponto ou princípio de fé definido pela Igreja. 2 Conjunto das doutrinas fundamentais do cristianismo. 3 Cada um dos pontos fundamentais de qualquer crença religiosa. 4 Fundamento ou pontos capitais de qualquer sistema ou doutrina. 5 Proposição apresentada como incontestável e indiscutível.

__________________________________________________


Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern, Henry Notaker e Jostein Gaarder  e   Dicionário Michaelis

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros