sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reabertura da Biblioteca Vaticana

Fundada pelo Papa Sisto IV em 1475, a Biblioteca Apostólica Vaticana foi fechada temporariamente em 2007 para restauração de problemas estruturais e reabrirá em 20 de setembro de 2010.

Entre as melhorias estão um novo sistema de admissão, método de consulta de documentos informatizados, conexão à internete, maiores controles de segurança e melhorias estruturais em várias das salas com cartão com microchip que os estudiosos receberão no momento da inscrição. Tanto os materiais de consulta quanto os usuários da biblioteca estarão identificados o tempo todo. Mudanças de piso de algumas salas, dois novos elevadores, sistema de climatização e controle de umidade para melhor conservação dos documentos.

A Biblioteca conta com um patrimônio literário de 1,6 milhões de textos. Entre as raridades está o papiro Bodmer 14-15 que contêm transcrição dos evangelhos segundo São Marcos e São João, do ano 200, o mais antigo já catalogado. Os arquivos da Biblioteca contêm ainda:
  • 150 mil manuscritos
  • 1 milhão de livros dos quais 8,4 mil são dos primórdios do século XVI
  • 300 mil moedas e medalhas
  • obras de Virgílio, um dos primeiros exemplares da "Divina Comédia"

A entrada dos estudiosos é rigorosa, é necessário autorização especial para consultas, que beneficiam anualmente cerca de 5 000 acadêmicos.

O Vaticano conserva muitos documentos que não estão disponíveis para nenhum investigador exterior à instituição e que se encontram no célebre arquivo secreto.


Fonte: Notícias da EFE

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros