Mandala do sânscrito "essência" + "ter" ou "contém", também traduzido como "círculo de circunferência" ou "conclusão", ambos derivados da Khor dkyil termo tibetano é um diagrama concêntrico, tendo espiritualidade e significado ritual, tanto para o Budismo como para o hinduísmo. O termo é de origem hindu e aparece no Rig Veda, como o nome das seções do trabalho, mas também é usado em outras religiões indianas, particularmente o Budismo. No ramo tibetano do Vajrayana Buddhism, mandalas têm sido desenvolvidos em sandpainting. Eles também são uma parte fundamental de práticas anuttarayoga, meditação tântrica.
Mandala Indiana – é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino.
A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.
Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. Há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos de acordo com a origem.
Originalmente criadas em giz, as mandalas são um espaço sagrado de meditação. Atualmente são feitas com areia originárias da Índia. Normalmente divididas em quatro secções, pretende ser um exercício de meditação e contemplação. O objetivo da arte na cultura budista tibetana é reforçar as Quatro Nobres Verdades. As mandalas são consideradas importantíssimas para a preparação de iniciadores ao Budismo, de forma a prepará-los para o estudo do significado da iluminação.
O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. É um processo bastante lento, com movimentos meticulosos. O grande benefício para os que meditam a partir da mandala reside no fato de que a imaginaram mentalmente construída numa detalhada estrutura tridimensional. No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa cerimônia religiosa e a religião transforma-se em arte. Quando a mandala está terminada, apresenta-se como uma construção extremamente coloria. Depois do ciclo é desmanchada, a areia é depositada, geralmente, na água. Apenas uma parte é guardada e oferecida aos participantes. Um monge inicia a destruição desenhando linhas circulares com seu dedo, depois espalham a areia e a colocam em uma urna. Quando a areia é toda recolhida, eles apagam as linhas que serviram de guia à construção e despejam a areia nas águas do rio.
No Judaísmo – no Zohar está escrito: "Não existe nenhum círculo no mundo que não é feito a partir de um único ponto que está localizado no centro ... e neste ponto, que está localizado no centro, recebe toda a luz, que ilumina o corpo, e está tudo esclarecido. " A Estrela do símbolo de David é um motivo comum encontrado em mandalas.
No cristianismo – Cowen (2005), afirma que as formas que são evocativos de mandalas são predominantes no Cristianismo: a cruz celta, o rosário, o halo, a auréola, a coroa de espinhos, rosáceas, a Rosa Cruz. O dromenon representa uma viagem do mundo exterior para o centro interior sagrado, onde o divino é encontrado.
Fonte: Wikipédia
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