terça-feira, 8 de setembro de 2009

Caleidoscópio

Um caleidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido que se refletem em pequenos espelhos inclinados, apresentando, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis. O nome "caleidoscópio" deriva das palavras gregas καλός (kalos), "belo, bonito", είδος (eidos), "imagem, figura", e σκοπέω (scopeο), "olhar (para), observar". Caleidoscópio quer dizer: "vejo belas imagens".



História

O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817, pelo físico escocês David Brewster (1781-1868), enquanto realizava experimentos sobre a polarização da luz. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Conta-se que, à época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. Brinquedo para crianças e adultos, instrumento de ótica, fonte de inspiração para os desenhistas, decoradores e bordadeiras, o Caleidoscópio é, na verdade, um objeto precioso. Afirma-se que já era conhecido no século XVII, ou até muito antes pelos antigos gregos. Durante muito tempo não foi mais do que um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registrando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.


Formato
Trata-se de um tubo cilíndrico, cujo fundo é de vidro opaco; no interior são colocados alguns fragmentos de vidro colorido e três espelhinhos. Pondo-se diante da luz e observando no interior do tubo, através de um furo feito na tampa, e fazendo rolar lentamente o objeto, assiste-se a um espetáculo bastante divertido; de fato, os pequenos vidros coloridos, com os reflexos dos espelhos, multiplicam-se e, mudando de lugar a cada movimento da mão, dão lugar a numeroso desenhos simétricos e sempre diferentes.


Fazendo um Caleidoscópio
Para fazer um caleidoscópio em casa, basta ter:
  1. três espelhos planos retangulares, cada um com 20 cm de comprimento e 4 cm de largura;
  2. um pedaço de PVC com 20cm de comprimento e 2 polegadas (5 cm) de diâmetro;
  3. um pedaço de plástico leitoso ou papel vegetal;
  4. um pedaço de material flexível e opaco (cartolina, papelão etc.);
  5. fita crepe.

  • Modo de fazer:
– Com a fita crepe, una os três espelhos, de modo com que eles fiquem como um triângulo, e coloque-os dentro do tubo de PVC.

– Com uma folha de plástico leitoso ou de papel vegetal, tampe uma das extremidades do tubo e acrescente miçangas ou pequenas pedras coloridas dentro dos espelhos.

– Faça um pequeno orifício no centro do material opaco e tampe a outra extremidade.

– Basta agora olhar pelo orifício, voltando a outra extremidade para alguma fonte direta de luz.

– Podem-se ver imagens coloridas belíssimas. Girando o caleidoscópio, as pedrinhas se rearranjarão e novas imagens serão formadas.

Origem: Wikipédia e netopedia.tripod.com

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros