domingo, 25 de janeiro de 2009
São Paulo, 25 de janeiro de 1554
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 450 anos de sua existência, São Paulo destacou-se em diversos momentos como cenário de variados e importantes momentos de ruptura na história do país.
São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto européia quanto indígena. A característica de cidade comercial e de composição heterogênea vai acompanhar a cidade em toda a sua história, e atingirá o seu ápice após o espetacular crescimento demográfico e econômico advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do país.
Antecedentes
Em 1532, Martim Afonso de Sousa funda, no litoral paulista, a primeira vila brasileira, São Vicente. Donatário da capitania de São Vicente, Martim Afonso incentiva a ocupação da região e outras vilas são criadas no litoral (Itanhaém, 1532; Santos, 1546). Poucos anos depois, vencida a barreira representada pela serra do Mar, os colonizadores avançam pelo planalto Paulista, estabelecendo novos povoados. Em 1553, João Ramalho, que vivia no planalto desde antes da criação de São Vicente, funda a vila de Santo André da Borda do Campo, situada no caminho do mar (atual região do ABC paulista). Explorador português, João Ramalho era casado com a índia Bartira, esta, por sua vez, filha do cacique Tibiriçá, chefe da tribo dos guaianases. Encontrava-se, dessa forma, apto a exercer a função de intermediário dos interesses portugueses junto aos indígenas.
A fundação e os primeiros tempos
Em janeiro de 1554, um grupo de jesuítas, comandado pelos padres Manoel da Nóbrega, superior da ordem no Brasil, e José de Anchieta, chega ao planalto, auxiliado por João Ramalho. Com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região, os jesuítas erguem um barracão de taipa de pilão, em uma colina alta e plana, localizada entre os rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, em 25 de janeiro daquele ano, dia em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo, o padre Manoel de Paiva celebra a primeira missa na colina. A celebração marcou o início da instalação dos jesuítas no local, e entrou para a história como nascimento da cidade de São Paulo. Dois anos depois, os padres erguem uma igreja – a primeira edificação duradoura do povoado. Em seguida, ergueram o colégio e o pavilhão com os aposentos. Destas construções originais, resta apenas uma parede de taipa, onde hoje encontra-se o Pátio do Colégio. Ao redor do colégio formou-se uma pequena povoação de índios convertidos, jesuítas e colonizadores. Em 1560, a população do povoado seria expressivamente ampliada, quando, por ordem de Mem de Sá, governador-geral da colônia, os habitantes da vila de Santo André da Borda do Campo são transferidos para os arredores do colégio. A vila de Santo André é extinta, e o povoado é elevado a esta categoria, com o nome de "Vila de São Paulo de Piratininga". (fonte: Wikipédia)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sou fã
Seguidores
Canção do dia de sempre
Hoje queria um dia feito de horas de oferecer. Porque há dias diferentes. Dias especiais em que queremos encomendar o sol, a luz do horizonte, a doçura do ar. Tudo feito por medida, ao jeito de quem o irá desfrutar. Queria oferecer um dia hoje. Um dia perfeito. Embrulhado em momentos guardados. Talvez com uma fita cor de certeza calma, e um laço pleno de voltas cúmplices. Só um dia. Dado assim, porque hoje é dia de dar só um pouquinho mais. (Mário Quintana?)
+ anjo
Há um anjo chamado amor e ele vive na Terra, espalhando bênçãos e tocando corações. Você já o sentiu hoje? Envolveu-se em seu perfume? Ouviu sua voz? Reconheceu seu olhar? Percebeu o pulsar deste anjo dentro de seu coração? ... (Thais Accioly)
Qual a arte de ser feliz?
Para ser feliz, não precisa de muito, basta um canto seu com sua cara, um marido com amor, filhos queridos, café com os amigos, de vez em quando um almoço em família, um raio de sol ou um lindo luar, um cachorrinho para acarinhar, um lençol cheiroso para sonhar. Para que mais?
Por que
Por Que ?
Existem coisas na vida que vc nunca imaginaria que iria acontecer e do nada acontece e você fica sem saber o que fazer depois Por Que ?
Afinal tente e faça pois a vida não passa de uma Tentativa...
Existem coisas na vida que vc nunca imaginaria que iria acontecer e do nada acontece e você fica sem saber o que fazer depois Por Que ?
Afinal tente e faça pois a vida não passa de uma Tentativa...
Mensagem
Amo pessoas que não sabem odiar, que falam com os anjos em qualquer lugar e sabem que eles ouvem, tanto que me pediram para escrever: Que eles também as amam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário