1948 – os estados árabes invadem Israel e perdem. Refugiados vão para Faixa de Gaza e Cisjordânia, seria o futuro Estado Palestino, na época a divisão era praticamente igual
1967 – Guerra dos Seis dias(junho). Israel ocupa a Faixa de Gaza e Jerusalém oriental, praticamente toda a "Terra Prometida", anexando a Israel
1979 – 430.000 palestinos em campos de refugiados, soldados israelenses em todo lugar. Os árabes de Gaza viraram escravos nos subempregos. Alta densidade demográfica, muita pobreza. Abertura para revoltas e crescimento do terrorismo, criação do Hamas.
O exército israelense, um dos mais bem preparados do mundo.
Intifada – década de 80, luta de Davi contra Golias, jovens árabes com pedras, contra armas potentes de Israel. Desde então, a visão do mundo muda perante os palestinos, que eram vistos como simples terroristas. Mostrado para o mundo como os israelenses tratavam os palestinos. Década de 90 avançou para o acordo entre os dois estados.
2ª Intifada – já usavam armas, apareceram os homens bombas, o Estado de Israel queria acabar com as conversações sobre a paz nos territórios árabes/israelenses.
Até hoje nada mudou, a vida dos palestinos continua a mesma de pobreza e escravidão, o mundo fecha os olhos, Israel comanda a chacina, com a "Guerra de Prevenção", crianças, idosos, mães e jovens continuam morrendo nas mão dos usurpadores de terras e vidas.
(Fonte: minhas anotações - Mapas: curso-objetivo.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário