sábado, 27 de setembro de 2008

Ipiranga ou Ypiranga


foto: Jornal Ipiranga News


Ipiranga...O Bairro da Independência 

  • assim contam uns...
"No suceder dos tempos, o significado da palavra Ipiranga recebeu numerosas modificações. Não há, porém, um estudo conclusivo a respeito do significado exato da palavra Ipiranga, levando-se em consideração os inúmeros dialetos utilizados pelos habitantes da terra de Piratininga. No entanto, 'água vermelha' e 'água barrenta' foram as interpretações dadas pelos primeiros habitantes brancos do Planalto que, certamente, as receberam diretamente dos índios moradores do local.

Os conhecimentos sobre a região do Ipiranga remontam a 1510, época em que João Ramalho habitava juntamente com os índios guiainazes a área do Planalto Piratininga, compreendida entre a margem direita do Ribeirão Guapituva, até a aldeia do cacique Tibiriçá. Ao longo do tempo, doações de terras foram se sucedendo, e o local conhecido como Ipiranga ganhou relativa ocupação branca, causando até mesmo a transferência maciça dos Guaianazes para outras paragens, visto os mesmo não se adaptarem aos costumes dos novos habitantes - ou seja, não estavam gostando nada de serem escravizados, espancados e acorrentados.
Por volta de 1850, a terra de Piratininga havia recebido inúmeros moradores que a povoaram lentamente, formando uma comunidade de aproximadamente 1500 habitantes com 100 residências, estendendo-se por toda a colina ribeirinha do Tamanduateí. A localização privilegiada no caminho do mar favorecia a concentração dos habitantes e, consequentemente, a expansão dos sítios e fazendas.

Dentre os principais fatos históricos ocorridos no bairro do Ipiranga, sobressai a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, por D. Pedro I, às margens do ribeirão Ipiranga. Esse é um fato histórico que todos devem saber.

O museu e o monumento do Ipiranga, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, têm suas histórias iniciadas praticamente nos primeiros anos que sucederam ao feito histórico de D. Pedro I, e representam, juntamente com o parque da Independência, o marco histórico nesse bairro tradicional da cidade de São Paulo.
No Ipiranga está concentrada uma população estimada em 556.040 habitantes, que representa 4,9% da populacão do município de São Paulo. "
(Fonte: http://www.sampa.art.br/SAOPAULO/Bairro%20do%20Ipiranga.htm)

  • e assim contam outros...
"O nome Ypiranga, dado ao riacho que se tornou célebre e passou a ser chamado de rio após D. Pedro proclamar a independência do Brasil, deriva-se do dialeto tupi-guarani (dos índios Guaianazes). O significado desta palavra tem suscitado controvérsias, desde quando Martius, em seu tratado clássico sobre termos e denominações brasílicas, afirma que Ypiranga significa 'Água Roxa', tradução adotada por Azevedo Marques. Porém, o tupinólogo João Mendes, abordando o aspecto fonológico, aclarou esse 'engano de interpretação de muitos nomes e textos deixados por jesuítas e silvícola'.

Abaixo está na integra a referência do ilustre tupinólogo:
Ipiranga - afluente do rio Tamanduatei, pela margem esquerda do município de São Paulo. Célebre por ter sido nas suas margens que o Príncipe Regente D. Pedro, depois Imperador do Brasil, ergueu o grito da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.
Y - relativo
PI - centro, fundo.
- desigual, não nivelado.
A - empinar, com o sufixo NGA (breve) para formar o supino.
Nada tem, portanto, estes ribeirões e córregos com 'água vermelha' ou 'rio vermelho'. O indígena não teria cometido este senso.
Comemoramos o aniversário do Bairro do Ipiranga aos 27 de Setembro de 1584, data em que aparece a primeira citação do 'Ireirepiranga' nas Atas da Vila de São Paulo.
Na época os portugueses só haviam assimilado o linguajar dos índios guaianazes (Tupy Guarani), primeiros habitantes do lugar, e pronunciavam o nome quase sempre associado ao rio, que levava ao litoral, de diversas maneiras: Ipiranga, Piranga, Hiporanga, Ibipiranga, Opiranga, e Ireiripiranga."
(fonte: http//www.bairrodoipiranga.com/historiaipiranga1.htm)

A Bandeira
Criada por Jayme Castro Delgado em 1.984, foi hasteada pela primeira vez no dia 1° de setembro daquele ano, junto com o Pavilhão Nacional e a Bandeira Paulista ao som do Hino Nacional. As cores preto, vermelho e branco representam as cores do Estado de São Paulo. A pira central estilizada com a chama Verde e Amarela, simbolizam o local onde foi proclamada a Independência do Brasil.




O Hino Do Ipiranga
Letra: Mauro Dall´Acqua
Música: José Roberto Palomino


Ipiranga, berço do Brasil
Onde o sol da liberdade despontou
Despertando a nação pra sua glória
Da colina um brando heróico ecoou (bis)
No caminho para o mar, tu és passagem
Sob a sombra do chorão as despedidas
És altar de um povo religioso
Tens a força e o milagre tu abrigas

Oh, meu Ipiranga
Meu coração bate por ti
Nestes versos eternizo
A grandeza deste bairro onde eu cresci

Teus museus contam nossa história
Tuas obras são monumentais
Dos destinos do país és a partida
Patrimônio secular tu és memória
Chão amado, porta da cultura (bis)
Tuas ruas nos recordam grandes vultos
Do passado ao presente és cantado
Solo fértil, és belo, és pintura

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros