sábado, 14 de março de 2009

Metodista



O pastor anglicano John Wesley (1703-1791) teve uma revelação espiritual e começou um movimento de reavivamento cristão. Não foi, de início, uma revolta doutrinária contra a Igreja da Inglaterra; mas como havia grande divergência entre os membros dessa Igreja, acabou ocorrendo uma separação.

A pedra fundamental do metodismo é que Cristo morreu por todos os homens e que Deus oferece a salvação a qualquer um que a aceitar. Uma expressão comum entre os metodistas é " livre graça".




– consciência da salvação: capacidade do indivíduo de perceber a salvação como uma experiência espiritual, como uma conversão repentina, súbito despertar.
– santificação: o batismo e a conversão levam ao renascimento e à transformação da natureza humana.
  • O homem pode atingir um ponto em que, conscientemente, já não irá pecar.
  • Tendência puritana que requer de seus adeptos uma vida disciplinada, rejeite os prazeres mundanos.
  • Engajamento social que desde o início foi dirigido para os operários pobres da Inglaterra, e depois para orfanatos, lares para idosos e ajuda aos alcoolatras com missões pelo mundo a fora.
Distribuição
É especialmente forte na Grã-Bretanha e nas ex-colônias britânicas, como EUA, Canadá e Austrália. São 51 milhões de metodistas no mundo, 13 milhões vivem nos EUA.

Organização
Organização permanente, manutenção da hierarquia, com bispos e padres, porém fundamentada em princípios democráticos. As conferências, eleitas pelas congregações, criam os bispos, e estes nomeiam os padres.

Escrituras
Além da Bíblia, há escrituras de orientação:
  1. o Credo apostólico
  2. os 35 artigos sobre religião de John Wesley de 1784, com uma versão revisada dos 39 artigos anglicanos
(Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern, Henry Notaker, Jostein Gaarder)

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros