domingo, 15 de fevereiro de 2009

Testemunha de Jeová

Organismo religioso internacional, que em 1980 tinha 2,2 milhões de membros, organizados em 43 mil congregações distribuídas por 205 países. Participam na difusão de sua fé de porta em porta, fazendo circular a Bíblia e suas revistas A Sentinela e Despertai. Não têm nenhum credo, baseando suas doutrinas na Bíblia. Enfatizam particularmente o nome de Deus, Jeová(Iahweh), que é usado no texto original hebraico; seu nome, Tesemunha de Jeová, vem se Isaías 43,10.

  • Não acreditam na doutrina da Trindade e afirmam que apenas Jeová é Deus todo-poderoso. O filho unigênito de Deus, sua primeira criação celestial, tornou-se Jesus Cristo, e o Espírito Santo é a força invisível, ativa de Deus.
  • Rejeitam a divindade de Jesus.
  • O mais importante é difundir a doutrina, a fim de obter o "favor de Deus" e vencer a batalha do Armagedon.
  • Os mortos não têm consciência, mas há esperança de ressurreição para eles.
  • O mal será banido para sempre.
  • Ética puritana, promove a honestidade, a higiene, a temperança, generosidade, abstinência de tabaco. Não se envolvem em questões políticas e sociais, recusam-se a servir no Exército em tempo de guerra.

A mola propulsora de suas convicções consiste na idéia de que o reino de Deus é a única esperança do homem. Creem que o Reino de Deus é um governo celestial que compreende Cristo e 144 mil indivíduos escolhidos, os quais serão elevados a uma nova vida no céu. Todos os outros crentes terão uma existência eterna na terra, como súditos do reino celestial. Afirmam que tanto as profecias da Bíblia como os acontecimentos mundiais indicam a iminência do Reino de Deus, e que nossa geração irá testemunhar a expulsão de Satã e de todo o mal, bem como a transformação da terra, num paraíso que se tornará o lar eterno dos fiéis.

A única coisa que pode trazer a salvação são os ensinamentos de sua Igreja, por isso o objetivo de todos os esforços deve ser propagá-los. Qualquer oposição que encontrem simplesmente reforça sua convicção de que estão entre os escolhidos de Deus.
(Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern/Henry Notaker/Jostein Gaarder)

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros