quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bósforo, Istambul – Turquia


O Bósforo (em turco İstanbul Boğazı, em grego Βόσπορος) é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Tem um comprimento de aproximadamente 30 km e uma largura de 550 a 3000 m. Sua profundidade varia de 36 a 124 m no meio do estreito.

Seu nome significa "passagem do boi" e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue enviada por Hera, ciumenta. As margens do estreito são densamente povoadas.

Duas pontes atravessam o estreito:
  1. Ponte do Bósforo, tem 1 074 m e foi terminada em 1973;
  2. Ponte Fatih Sultão Mehmet, tem 1 090 m e foi terminada em 1988, mais ou menos a 5 km ao norte da primeira ponte.

Marmaray, um túnel ferroviário de 13,7 km está em construção e seu término está previsto para 2013. Aproximadamente 1 400 m de túnel passarão sob o estreito, a uma profundidade de 55 m.



História
Dada a importância do estreito na defesa de Istambul, os sultões otomanos construíram uma fortificação em cada lado dele, Anadoluhisarı (1393) e Rumelihisarı (1451). Sua importância estratégica continua alta: diversos tratados internacionais mantêm navios na área, incluindo a Convenção de Montreux para o Regime dos estreitos Turcos, assinada em 1936. Alguns historiadores lançaram a hipótese de que uma imensa enchente ocorrida na região por volta de 5 600 aC teria sido a base histórica para a história do dilúvio bíblico e da Epopeia de Gilgamesh.

No estreito do Bósforo foram travadas muitas batalhas navais, nomeadamente entre cristãos e muçulmanos. Uma das batalhas mais importantes foi a Batalha de Aquitânia disputada entre os gregos e os otomanos. Batalhas houve também em que o Bósforo foi aproveitado para ataques cruzados contra os muçulmanos e também dos bizantinos contra os otomanos.



A Ponte do Bósforo
Liga os lados europeu e asiático da maior cidade turca. Estende-se por 1 510 m com um tabuleiro de 39 m. A distância entre as torres que sustentam o pavimento é de 1 074 m, erguendo-se a uma altura de 105 m. A altura do pavimento em relação ao mar é de 64 m. A decisão de construir a ponte foi tomada em 1957 pelo então primeiro-ministro Adnan Menderes. A construção foi iniciada em fevereiro de 1970 e completada em 30 de outubro de 1973, um dia após a data do quinquagésimo aniversário da fundação da República da Turquia. A inauguração foi chefiada pelo presidente Fahri Korutürk e o primeiro-ministro Naim Talu. Os custos de construção foram estimados em 200 milhões de dólares.



A Ponte Sultão Fatih Mehmet
Conhecida como a Segunda Ponte Bósforo, é uma ponte pênsil, que cruza o estreito e leva o nome do sultão Otomano Mehmed, o Conquistador (Fatih signfica "vencedor" em turco), que conquistou Istambul em 1453 e terminou o Império Bizantino.




Marmaray
Nome para um projeto ferroviário que ligará as partes europeia e asiática de Istambul por um túnel submarino debaixo do Bósforo. O nome provém da combinação de "Mármara", o nome do mar onde ao qual o Bósforo se liga muito perto do local onde passa o túnel, e de ray, a palavra turca para o "trilho". (foto de uma seção do túnel antes de ser imersa)

A construção do projeto começou em maio de 2004. Inclui uma rota submarina de 13,3 km em Istambul e o melhoramento de 63 km de linhas suburbanas para criar uma linha de alta capacidade com 76,3 km de extensão entre Gebze e Halkalı.

O cruzamento do estreito de Istambul será feito por um tubo imerso à prova de terremoto de 1,8 km, montado em 18 seções e colocado 55 m abaixo do nível de mar. Este tubo será acessado por túneis furados em Yenikapı no lado europeu, e em Söğütlüçeşme no lado asiático. As estações intermédias serão construídas em Sirkeci, no lado europeu, e em Üsküdar, no lado asiático. A nova Estação de Yenikapı ligará o Marmaray com o Metropolitano de Istambul e a linha de metropolitano ligeiro que serve o Aeroporto Atatürk.

O melhoramento das linhas suburbanas requer a colocação de um terceiro trilho de forma a aumentar a capacidade da linha para 75 000 passageiros por hora em cada sentido. A sinalização deve também ser modernizada para permitir o serviço de 2 minutos entre os trens. As 41 estações ao longo da linha serão recondicionadas. O tempo total do curso será de 105 minutos. O custo de investimento do projeto atingirá 840 milhões de dólares americanos.
Espera-se que o projeto de Marmaray esteja terminado em outubro de 2013. Após sua conclusão, o transporte ferroviário na área metropolitana de Istambul passará a representar 27,7% do total (atualmente representa apenas 3,6%), colocando Istambul no terceiro lugar a nível mundial, atrás de Tóquio (60%) e Nova Iorque (31%).


Fonte: Wikipédia

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