domingo, 6 de junho de 2010

Tanzânia


A Tanzânia é um país da África Oriental, limitado:
  • norte por Uganda e Quênia,
  • leste pelo Oceano Índico,
  • sul por Moçambique, Malauí e Zâmbia,
  • oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente através do lago Tanganica), por Burundi e Ruanda.
O país inclui também o arquipélago de Zanzibar, no Índico.


A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões. O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Mrisho Kikwete, eleito em 2005. Desde 1996, a capital oficial tem sido em Dodoma (foto ao lado), onde o parlamento e os escritórios do governo estão localizados. Entre a independência e 1996 a maior cidade costeira de Dar es Salaam tem sido a capital política do país e atualmente permanece como a principal cidade e o local de fato da maioria das instituições governamentais.

O nome Tanzânia é uma junção de Tanganica e Zanzibar. Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.



História
A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte da Tanzânia, uma área muitas vezes referida como "o berço da Humanidade". Estes incluem Paranthropus ossos fósseis que se pensa ter mais de 2 milhões de anos, e as pegadas mais antigas conhecidas.

A Tanzânia foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919. Foi colônia britânica entre 1919 e 1961. Pouco depois da independência, Tanganica e Zanzibar fundiram-se para criar a nação da Tanzânia, a 26 de abril de 1964. O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições democráticas no país desde a década de 1970.



Geografia
Com 945 087 km², a Tanzânia é o 31º maior país do mundo. Trata-se de uma dimensão comparável à Nigéria.

A Tanzânia é montanhosa no norte-leste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Para o norte e oeste são os Grandes Lagos como o Lago Vitória (o maior lago da África) e o Lago Tanganica (o lago mais profundo da África, conhecido por suas espécies únicas de peixes). Na Tanzânia central se inclui um grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e úmida, com as ilhas do Arquipélago de Zanzibar.


A Tanzânia contém grandes parques de fauna silvestre ecologicamente importantes, como a famosa Cratera Ngorongoro, no Parque Nacional de Serengueti ao norte. O governo da Tanzânia através do seu departamento de turismo, deu início a uma campanha para promover a catarata Kalambo no sudoeste da Tanzânia como um destinos turístico. As quedas Kalambo estão localizados perto da extremidade sul do lago Tanganica.







Política
O Tanganhica (a parte continental da atual Tanzânia) foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919, quando foi entregue ao Reino Unido, na sequência da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial; Zanzibar, a sua parte insular, era um sultanato independente, que se tornou um protetorado britânico na mesma altura.

O Tanganhica tornou-se independente em 13 de dezembro de 1962 e, em 26 de abril de 1964, uniu-se ao Zanzibar para criar a República Unida da Tanzânia. Dentro do acordo de união, quando o Presidente da República é originário do continente, o Vice-Presidente é um nativo de Zanzibar.

O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias no país desde a década de 1970. O chefe de estado do país é o presidente Jakaya Kikwete, desde 21 de dezembro de 2005, seu vice-presidente é Ali Mohammed Shein, desde 5 de julho de 2001. A ilha de Zanzibar é comandada por Amani Abeid Karume, que foi reeleito em 30 de outubro de 2005.

  • A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas US$ 1,100.00 dólares em 2007. A economia depende consideravelmente da agricultura que emprega cerca de 80% da mão de obra e por aproximadamente 85% das exportações.

Na Tanzânia, são faladas por volta de 100 línguas, a maioria delas da família Bantu. Após a independência, o governo reconheceu que isso representava um problema para a unidade nacional, e como resultado introduziu o língua suaíli em todas escolas primárias para ampliar a sua utilização.





Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros