quarta-feira, 2 de junho de 2010

Perfumes

O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, também são utilizados compostos químicos aromáticos. Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.


História
A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito, e transpuseram os limites dos tempos e das pirâmides, e se transformaram em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de " Perfumes Artesanais" . Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume se difundiu; trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.

A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que parara de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações de comida e de unguentos. Os egípcios cuidavam muito de sua higiene pessoal, tinham hábito de lavar-se ao acordar, e também antes e depois das principais refeições; além de água, usavam uma pasta de argila e cinzas, a suabu, que era uma espécie precursora do atual sabonete; a seguir, friccionavam o corpo com incenso perfumado.

Os médico e químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem, perfumes líquidos eram feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.

A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.


Classificação pela Concentração
A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):
  1. Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
  2. Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
  3. Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
  4. Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
  5. Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).


Fórmulas Básicas
Parfum álcool de cereais (95%Vol Etanol): 64% propilenoglicol: 3% água deionizada: 8% a 12% essência: 20 a 40% (~25%)
Eau de parfum álcool de cereais (95%Vol Etanol): 75% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 12 a 18% (~15%)
Eau de toilette álcool de cereais (95%Vol Etanol): 80% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 8% a 14% (~10%)
Eau de cologne álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 3 a 7% (~5%)
Splash Perfumes' álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: ~1%


  • Dicas



Prada – fragância oriental amadeirada «luxuoso, clássico e sensual» Notas de óleo de bergamota italiana, óleo de laranja, flor de mandarina, mimosa da Índia, óleo de patchouli da Indonésia, bálsamo do Perú, absoluto de rosa, resina de ládano, baunulha, fava tonka, almíscar e resina de benjoim tailandês. Sua fórmula é composta de 40% de produtos naturais.










Rouge Hermès – floral âmbar oriental «marcante, elegante e sensual» Notas de ylang-ylang, rosas, íris, âmbar, cedro, sândalo, Bourbon vanila, mirra, Citrus e Labdanum.













Paris – floral «delicado, apaixonante» Notas de rosa, violeta, mimosa e vetiver.












Jaipur Boucheron – floral frutal «misterioso e encantador» Notas de pêssego, damasco, ameixa, rosa imperial e almíscar branco. Frasco em forma de bracelete.












Paloma Picasso – chipré floral «jovem e sensual» Notas de jasmim, jacinto, rosa, íris, musgo de carvalho, pêssego, sândalo e patchouli.










Chanel nº 5 – floral «elegância e luxo» Notas de ylang-ylang, jasmin, rosa, sândalo, vetiver e baunilha. Um dos perfumes mais clássicos da história dos perfumes.









OBS.:
  1. não existem perfumes específicos para cada estação. Use mais no inverno e menos no verão.
  2. a aromaterapia diz que o perfume da rosa estimula a mulher para o amor, alecrim aguça o carisma masculino.

  • Perfume: vem do latim "perfumum" que significa "no meio do fumo".



Fonte: Wikipédia e sites sobre venda de perfumes

Nenhum comentário:

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros