Em 1933, foi dado início à construção de um túnel sob Södermalm, constituindo o primeiro passo para a concretização do metrô de Estocolmo. Pouco tempo mais tarde, começou a circular o hoje denominado Pré-metrô, com elétricos ou bondes. Nessa altura, nasceu o nome Tunnelbannan (significa o comboio ou trem do túnel, em português). Inicialmente, tinha apenas três estações em Södermalm, Slussen, Södra Bantorget (hoje chamada Medborgarplatsen) e Ringvägen (hoje chamada Skanstull).
As estações foram assinaladas à superfície com um T, dentro de um círculo, simbolizando ao mesmo tempo um túnel e uma linha ferroviária. Em 1950, começou a circulação das verdadeiras carruagens de metrô.
Atualmente, é constituído exatamente por 100 estações, das quais 53 se encontram à superfície e 47 debaixo da terra.
– Linhas:
- linha verde possui um total de 49 estações, das quais 37 se encontram à superfície. Estende-se por 41 256 m. Foi inaugurada em 1950.
- linha vermelha possui um total de 36 estações, das quais 15 se encontram à superfície. Estende-se por 41 238 m (18 m mais curta que a linha verde). Foi inaugurada em 1964 (entre T-Centralen - Fruängen/Örnsberg). Antigamente, a linha vermelha era assinalada pela cor laranja nos mapas, a partir dos anos 80, passou a ser assinalada pela cor vermelha.
- linha azul possui um total de 20 estações, encontrando-se uma delas à superfície. Existe ainda uma estação que não chegou a ser terminada, apesar de constar do plano original. Estende-se por 25 516 m. Foi inaugurada em 1975 (entre T-Centralen - Hjulsta).
Fonte: Wikipédia e imagens de e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário