![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKgWCsegUDz4Fe8S6YLXN1vDbn7yx9JJynMGEx1iAE2AnvXpb3nkX6DDgJyl9MgVMwRpunEeuuTcROTXFATqzXQg5m_wiSDbpI1lpXoRMqq7kg8pN8X9Qu8V6oKBCGGwvIOCfCG9FflyI/s200/biblioteca.jpg)
Entre as melhorias estão um novo sistema de admissão, método de consulta de documentos informatizados, conexão à internete, maiores controles de segurança e melhorias estruturais em várias das salas com cartão com microchip que os estudiosos receberão no momento da inscrição. Tanto os materiais de consulta quanto os usuários da biblioteca estarão identificados o tempo todo. Mudanças de piso de algumas salas, dois novos elevadores, sistema de climatização e controle de umidade para melhor conservação dos documentos.
A Biblioteca conta com um patrimônio literário de 1,6 milhões de textos. Entre as raridades está o papiro Bodmer 14-15 que contêm transcrição dos evangelhos segundo São Marcos e São João, do ano 200, o mais antigo já catalogado. Os arquivos da Biblioteca contêm ainda:
- 150 mil manuscritos
- 1 milhão de livros dos quais 8,4 mil são dos primórdios do século XVI
- 300 mil moedas e medalhas
- obras de Virgílio, um dos primeiros exemplares da "Divina Comédia"
A entrada dos estudiosos é rigorosa, é necessário autorização especial para consultas, que beneficiam anualmente cerca de 5 000 acadêmicos.
O Vaticano conserva muitos documentos que não estão disponíveis para nenhum investigador exterior à instituição e que se encontram no célebre arquivo secreto.
Fonte: Notícias da EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário