*A verdade sobre a tabela de calorias dos rótulos dos produtos*
- a caloria de uma colher de Nutella engorda tanto quanto duas de requeijão light
- a latinha de cerveja é o mesmo que um copo de suco de laranja
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg08PjVObtGbaNDYejv3yJxaAscncHSflFMzoD-AwTvtb6YmwRKyjg0MBm2MOJ3v9rSwIwGAkRfevM2TxzZMohvNT8Usdl7QjOOsXv-DBb3c2dOBuB83vd_kuthPKeR_0uF18FFyTdb7-sF/s200/gifs+frutas.gif)
As fibras presentes em cereais e alimentos integrais, são mais resistentes à digestão que outros alimentos, diminuem o tempo de trânsito intestinal e os ingredientes têm menos tempo para ser absorvido, o que significa que menos calorias são aproveitadas. Geoffrey Livesey médico e nutricionista inglês, em seus estudos estima que as fibras são capazes de diminuir em até 25% a energia fornecida pelos alimentos. Então:
- entre a cerveja e o suco de laranja, ambos com cerca de 140 kcal por copo o que tem mais fibras (suco de laranja), significa menos calorias no organismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLlK8CKLtXorWQybjLZlj_YOZErpuEupwyI5nHi_jziztCphRrFPElC2TY8wg8S4S71QwLTJpSdow3eYK-DiRbai_Tq5XloU9iMk-q81i8qvelxREHON2Io0d7Ipu7NzWo-y6K4x_u-oKz/s200/comida.png)
O grau de maturação das verduras e legumes e a adição de farinhas e açúcar refinados também podem modificar a digestão. Os vegetais verdes dificultam o processo, enquanto os ingredientes refinados ajudam o acúmulo de calorias no organismo. O amido contido na banana verde, necessita de mais energia para serem digeridos. As massas, pães e tubérculos bem cozidos, na textura mais agradável ao paladar, facilmente mastigáveis, são digeridos e convertidos em glicose minutos depois.
Brasil
Desde 1996, o Nepa (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação) coordena o projeto da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, programa que tenta evitar as discrepâncias entre as avaliações e descobrir as calorias e nutrientes dos alimentos brasileiros. O governo federal investe no projeto. É a lista mais confiável até hoje.
"Alguém que adora comida crua deve saber que está aproveitando menos calorias que o sugerido no rótulo"
"E comidas superprocessadas têm mais calorias que seus equivalentes mais crus"
"Quando a alimentação é variada e há atividade física, a ingestão calórica se torna menos importante"
As tabelas de calorias continuarão a seguir o velho modelo implantado por Atwater no século XIX. E ainda bem distante da realidade.
Origem: Revista Galileu – setembro 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário