![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-lijXmP_RBclMqgjRVqzyYKghNZcxggOZyTVGLP_u1LmE0zeBBNsdTX5VLFz25osCqG57j1PpkRSzBN39orXrlXfGWl49COX4SqvivhMu-Od9qr7FlloIaznbf4pNYl4ghf6YmSQzlOtM/s400/Imagem1.png)
Shiva ou Xiva é um deus ("Deva") hindu:
- o Destruidor (ou o Transformador),
participante da Trimurti juntamente com Brama (Brahma), o Criador, e Vixnu (Vishnu), o Preservador. Uma das duas principais linhas gerais do hinduísmo é chamada de xivaísmo, em referência ao deus.
- O lado direito da estátua é claramente masculino, apresentando os atributos de Shiva: a serpente, o tridente, etc.
- Do lado esquerdo, vemos uma figura feminina, com os trajes típicos, o brinco feminino, etc. Esse aspecto de Shiva representa a união cósmica entre o princípio masculino (Shiva) e o feminino (Parvati), entre a consciência (Shiva) e a matéria (Parvati).
- As cobras que Shiva usa como colares e braceletes simbolizam o seu triunfo sobre a morte, a sua imortalidade.
- O filete de água que se vê jorrar de seus cabelos é o rio Ganges. Conta a lenda que o Ganges era um rio muito revolto que corria na morada dos deuses. Os homens pediram para que o rio corresse também na terra. Porém, devido à violência do rio, seu impacto com a terra seria muito violento, terminando por aniquilá-la. Para resolver o problema, Shiva permitiu que o rio primeiro passasse por sua cabeça para amenizar o impacto com a terra, em seguida escorresse suavemente pelos seus longos cabelos.
Sendo o asceta eremita da Trimurti, Shiva é considerado o criador do Yôga, que teria ensinado pela primeira vez a sua esposa Parvati. (Wikipédia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário