domingo, 26 de setembro de 2010

Emoções: Amor

1 comentários
Dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): "O amor dinamita a ponte e manda o amante passar". Amar não é nunca será fácil. Até o amor materno passa por suas provações. As complicações, em geral, advêm de influências externas. Da perspectiva bioquímica, amar é de uma simplicidade comovente, mera questão de oxitocina. A substância ativa as áreas da afetividade, ajudando a estabelecer e a fortalecer os vínculos de afeição – seja entre mãe e filho, homem e mulher ou amigos. Quanto maior a produção de oxitocina, maior também a liberação de – aí está ela outra vez – dopamina, a substância da alegria, responsável pelo controle do sistema de recompensa cerebral. Para a manutenção do amor romântico, a biologia fornece um prazo de validade – em média, quatro anos, o tempo exigido para a concepção, a gestação, o nascimento e os primeiros cuidados com o bebê. A natureza é pragmática.



Dicionário sucinto da bioquímica das emoções. Revista Veja 29 setembro 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

Emoções: Alegria

0 comentários
Há alegrias e alegrias – e, para cada uma delas, uma química diferente. A que se manifesta sob a forma de explosão e nos deixa mais eufóricos e falantes, como quando comemoramos o gol do nosso time do coração, é regida pela dopamina. A bola na rede ativa o sistema de recompensa do cérebro, causando a liberação dessa substância neurotransmissora e, consequentemente, uma ótima sensação. A alegria é instantânea, mas dura pouco. Para conter o entusiasmo, e evitar um colapso, o organismo logo reduz a produção de dopamina. A alegria mais serena, aquela que nos invade quando a vida se apresenta tranquila, espécie de analgésico natural associado ao bem-estar. As duas substâncias fazem parte também do processo de estimulação e realização sexual. O antes, o durante e o ápice do sexo devem-se, principalmente, à dopamina. O depois (a etapa "foi bom, meu bem?"), em que se relaxa, aos opioides.

Alegria demais, porém, é doença. Conhecida no jargão médico como mania, ela pode ser a fase eufórica do transtorno bipolar. Nesse estado, os pacientes se põem em risco. Tendem a comprar cumpulsivamente, a fazer sexo inseguro com estranhos e a exagerar no consumo de álcool. Além de psicoterapia, o tratamento quase sempre inclui o uso de medicamentos – em geral, estabilizadores de humor e antipsicóticos, que tentam normalizar (ou seja, reduzir, no caso dos bipolares) a ação de dopamina no sistema de recompensa.


Dicionário sucinto da bioquímica das emoções. Revista Veja 29 setembro 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reabertura da Biblioteca Vaticana

0 comentários
Fundada pelo Papa Sisto IV em 1475, a Biblioteca Apostólica Vaticana foi fechada temporariamente em 2007 para restauração de problemas estruturais e reabrirá em 20 de setembro de 2010.

Entre as melhorias estão um novo sistema de admissão, método de consulta de documentos informatizados, conexão à internete, maiores controles de segurança e melhorias estruturais em várias das salas com cartão com microchip que os estudiosos receberão no momento da inscrição. Tanto os materiais de consulta quanto os usuários da biblioteca estarão identificados o tempo todo. Mudanças de piso de algumas salas, dois novos elevadores, sistema de climatização e controle de umidade para melhor conservação dos documentos.

A Biblioteca conta com um patrimônio literário de 1,6 milhões de textos. Entre as raridades está o papiro Bodmer 14-15 que contêm transcrição dos evangelhos segundo São Marcos e São João, do ano 200, o mais antigo já catalogado. Os arquivos da Biblioteca contêm ainda:
  • 150 mil manuscritos
  • 1 milhão de livros dos quais 8,4 mil são dos primórdios do século XVI
  • 300 mil moedas e medalhas
  • obras de Virgílio, um dos primeiros exemplares da "Divina Comédia"

A entrada dos estudiosos é rigorosa, é necessário autorização especial para consultas, que beneficiam anualmente cerca de 5 000 acadêmicos.

O Vaticano conserva muitos documentos que não estão disponíveis para nenhum investigador exterior à instituição e que se encontram no célebre arquivo secreto.


Fonte: Notícias da EFE

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Maria Madalena

0 comentários
a que muito amou

Junto ao lago Tiberíades, pequena multidão reunia-se às suas margens. Figura alta e nobre é a única que fala. Da janela do palácio que se ergue próximo às margens, a jovem de Betânia, vila na encosta do monte da Oliveiras, contempla a silhueta recortada contra o céu sereno, observa seus gestos como de quem abençoa. Sacode a farta cabeleira, que lhe tomba ondulante pelos ombros, realçando seu talhe delicado e esguio. Das palmeiras tem o verde nos olhos rasgados, flexível e altaneiro, o porte. Ela já ouvira rumores sobre o Nazareno. O que pregava o amor e o reino do céu.

Amor... para ele vivia. Mais um pregador. Veio-lhe à mente o outro, o João, preso na fortaleza de Maquerunte, nos arredores do palácio de Herodes. Deste temia o brado selvagem, as vituperações, a aspereza, a rusticidade de filho do deserto.

Além de mim, só Salomé poderia conquistar essa fera, vestida de couro.

Admira-se frente aos espelhos. Adorna-se com joias, quer deslumbrar no banquete de aniversário de Herodes, que se realizaria mais à noite.

A mansidão das águas espelhadas do lago de Tiberíades desaparece de seus olhos de tigresa. Ressurgem nela os atributos da cortesã sedutora. O brilho do olhar é ardente. Em movimentos coleantes, realçados pelas pregas da túnica grega, faz sua entrada magistral no palácio do soberbo tetrarca da Galiléia.

Não era uma qualquer. Sua família era das nobres da Saducéia, com imensas casas às margens do lago Tiberíades, junto ao palácio do rei Herodes e outra mansão à entrada de Jerusalém. Pertence às gentes de estirpe superior, frequenta os grandes de seu tempo. Está na plenitude de seus vinte e cinco anos, vivendo faustosamente, desfrutando o amor livre, recebendo a corte de inúmeros cortejadores. Soberba, sensual, dominadora, arrogante.

Precoce, senhora de si mesma, vivera entre os cultores do conhecimento de seu tempo, sábios, poetas, escritores. Diziam-na possuída por demônios. Ela preferia a vida palpitante, o doce e embriagador vinho dos amores ilícitos. Foi uma noite memorável. Salomé dançou como jamais o fizera. Insinuante, tentadora, arrebatou a vontade de Herodes, que ordenou-lhe pedisse qualquer coisa e ele a atenderia. Pediu a cabeça de João Batista, que lhe foi trazida gotejando sangue em bandeja de prata. Afirmam os escribas ter sido este pedido insuflado por Herodiades, a adúltera, constantemente apontada pelo pregador. A linda cortesã ficou estarrecida: desde esse momento, é perseguida por angústia crescente, terrível e abandona para sempre a corte do tetrarca.

Perseguem-na as palavras e a figura de João Batista: "O machado já está na raiz, toda a árvore que não der bom fruto será cortada e atirada ao fogo". Medita sobre a vida, sobre a sua fugacidade. Tudo passa, prazeres, mocidade, beleza.

O sereno galileu continuava sua pregações, percorrendo a Galiléia e a Judéia. Esta era-lhe hostil: suas depressões junto ao mar Morto, o solo desértico, areia e pedras produziam almas duras. Jesus devia sentir-se confortado com as suaves encostas revestidas de árvores frutíferas, limoeiros, tamareiras, além da serenidade do lago.

Prega aos desvalidos, aos fracos, aos pecadores, aos pobres. Elegeu os pescadores simples, Simão, de Cefas, a quem impôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu e, João, seu irmão, e lhes deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão"; e a André, Felipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes, que foi quem o entregou. Eram esses os seus escolhidos. A estes dissera:

"Vinde após mim que Eu vos farei pescadores de homens." (Mateus: 4,19)

Entretanto ela se inquieta. "Que mal me aflige?" se pergunta. Parece sempre atenta à silhueta do galileu. Estremece ao pensar nele, invadida por estranha doçura. Sente-se serenar. É interrompida em seus devaneios, por Joana, também da corte de Herodes, mulher de Kouza, o impaciente. Ela falou-lhe de Jesus. Como socorria e curava os enfermos, pregava o amor, a mansidão, expulsava os demônios. Parece que Joana falou da amiga ao Messias, Ele a curou à distância. Os demônios deixaram a bela sedutora. Luxúria, orgulho, ódio, gula, preguiça, mentira, tristeza desapareceram de repente. Ela renunciou ao luxo vestiu-se como as mulheres do povo, um manto ocultava a espessa cabeleira, e sempre que podia ia ouvi-lo, à beira do lago, sequiosa de seu perdão, buscando a esperança.

Então reconheceu-se faltosa, com um passado de pecado. Seu coração encheu-se de arrependimento e chorou pelas ofensas cometidas. Certo dia, do alto do monte, ouviu-o pregar.

Terminando de pregar às margens do lago, Jesus entrou na casa de um certo Simão, o fariseu. Estando ele cercado por muitos que desejavam ouvi-lo, surge na porta a conhecida cortesã. Como estava formosa! Os ondulados cabelos pelas costas, no rosto, expressão de esperança. Parou, atemorizada, diante de tantos desconhecidos, muitos deles, pobres de feições duras. Refez-se, seguiu até o Mestre, atirou-se-lhe aos pés suplicando por perdão. Não se atreveu a erguer a cabeça. Os homens, conhecedores de sua vida pregressa de escândalos e que se julgam superiores, por seus costumes puros, entreolharam-se estupefatos:

Como se deixa o Mestre tocar por essa mulher?

Conheciam eles, apenas, a observância ou não das regras. A dúvida invade esses corações endurecidos: "Se ele fosse realmente o profeta, saberia que é uma pecadora a que o toca". A jovem, comovida, só sabe reconhecer o imenso amor que brotava no seu coração por Ele. Reconhecia que o adorava, mas não como uma mulher ama um homem. Ela pressentia o mistério que o cercava, percebia o medo se apoderando dos corações. Pressentiam, eles, que algo muito grande estava prestes a acontecer.

A história consagrou o seu amor por Jesus como um amor sublime e sublimado. Quando no calvário, ajoelhada ao pé da cruz, Ele chamou-a por seu nome, ela respondeu: Raboni! (Mestre!)
Estava ela ali aos pés dele. Jesus olhava para ela. Contava a parábola do credor que tinha dois devedores... O Mestre silencia.

"Vês está mulher? Entrei na tua casa e não me deste água para lavar os pés; ela, porém, lavou-mos com suas lágrimas, enxugou-os com seus cabelos. Não me deste um beijo, e ela, desde que entrou, não cessou de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com bálsamo, ela ainda me ungiu os pés. Digo-te, pois, que muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou." Voltando-se para ela:

"Perdoados estão os teus pecados."

O assombro tomou conta de todos. Quem seria este que perdoa os pecados? murmuravam. Ao que o Mestre acrescentou:

"Tua fé te salvou; vai em paz." (Lucas: 7, 43-50)

Ela, desde então, abandonou seu palácio e adotou costumes severos. Os pontífices e fariseus, preocupados com os prodígios que Jesus fazia, decretaram sua morte e o procuravam para o prender. Dois dias antes da Páscoa, estando Ele em Betânia, ofereceram-lhe uma ceia, na qual servia Marta, estando, também Lázaro, presente. Surge, então, à porta, a arrependida com uma ânfora de perfume nas mãos. Derramou-o sobre sua cabeça, depois nos pés. Ajoelhou-se e ainda uma vez, enxugou com os cabelos os pés do mestre. Depois quebrou a ânfora preciosa. Toda a casa encheu-se com a fragrância do bálsamo.

Precipitaram-se os fatos, acontece a Paixão. A perdoada será encontrada, outra vez, aos pés de Jesus, no alto do Calvário. Na sexta-feira deu-se o sepultamento no Horto. No primeiro dia da semana, sendo ainda escuro, ela foi ao sepulcro e viu a tampa que tinha sido retirada. Correu avisar Simão e outro discípulo. Vendo-o vazio, voltaram para suas casas. Ela conservou-se em pé, da parte de fora chorando.

Jesus, então, pronuncia o seu nome. Ela, voltando-se, exclama:

Raboni

E Jesus acrescentou:

– "Não Me toques porque ainda não subi a meu Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que vou para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus."

Para que o Mestre dissesse – Não me toques! – Ela deve ter-se atirado para Ele ...

Até aqui estão registrados seus passos nos Evangelhos. Conta a tradição que os Judeus prenderam toda a família e os soltaram em barco sem velas nem leme, para que o eceano os tragasse. Deus teria guiado o barco para as costas da Provença, no sul da França. Ela preferiu a solidão do alto de uma montanha. Lá viveu cercada de anjos e em oração. A gruta recebeu o nome de Santo Bálsamo.

Fonte: do livro 'Elas, mulheres que marcaram a humanidade' de Lúcia Pimentel Góes

domingo, 12 de setembro de 2010

Ninho dos Gaviões

0 comentários
Até o fim do mês, os jogadores trocaram o Parque São Jorge, para se apresentar no Centro de Treinamento Parque Ecológico, nas imediações da Rodovia Ayrton Senna, em Cangaíba. No segundo semestre de 2013, as partidas do Timão devem acontecer no novo estádio a ser construído em Itaquera. Será o fim da Fazendinha, inaugurada em 1928?

A sede da Rua São Jorge continuará a exercer o papel de santuário do Corinthians, que comemorou 100 anos de fundação no dia 1º de setembro. Santuário não é apenas força de expressão, porque há ali uma capela de São Jorge, onde torcedores fiéis rezam e fazem promessas. Todos os domingos, missas são celebradas no local.



O Parque São Jorge também tem um museu. Inaugurado em 2006, O «Memorial do Corinthians» recebe cerca de 300 pessoas por dia, que pagam ingresso de R$ 10 durante a semana e R$ 15 aos sábados e domingos. O espaço é dividido em 4 salões:
  1. vídeos da torcida entoando gritos de guerra dão a impressão de que se está dentro do estádio em dia de jogo;
  2. sala principal conta a história do clube, com fotos de antigos ídolos, e os modelos de uniforme usados até hoje;
  3. sala de troféus, e uma espécie de calçada da fama;
  4. sala de cinema exibe produções das decisões de campeonatos vencidos pelo Corinthians.




Na saída fica a lojinha, com preços que variam de R$ 6 a R$ 400, passando por várias curiosidades. (foto ao lado)







Além de cumprir o papel de parque temático corintiano, o Parque São Jorge é um espaço de lazer, com piscinas cujos tobogãs podem ser vistos da Marginal Tietê. O maior ginásio particular da cidade, com capacidade para quase 7000 pessoas.
  • 6 quadras de tênis de saibro
  • 12 quadras poliesportivas
  • um mini ginásio
  • quadra de peteca
  • campo de futebol de areia

Para se associar é preciso pagar uma taxa de R$ 800 por pessoa, e a mensalidade de R$ 75. Convidados podem passar o dia por R$ 20 (sem direito a usar o parque aquático). Não é necessário ser corintiano. Dizem por lá que torcedores de outros times correm o risco de virar a casaca em meio a tamanha devoção.


Fonte: Revista Veja São Paulo - 15 setembro 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Babosa ou Aloe vera

0 comentários
A Aloe vera , conhecida popularmente no Brasil como babosa, é uma espécie de planta do gênero Aloe, nativa do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.

Pela Legislação Brasileira somente cosméticos e medicamentos fitoterápicos podem ser fabricados industrialmente a partir da planta. Alimentos, como suco e isotônico vendidos em outros países, não estão autorizados a serem produzidos devido à falta de pesquisas relacionadas a segurança alimentar.

Aloe vera (do latim vera, "verdadeira") ou aloés tem um aspecto de um cacto de cor verde, mas este pertence à família dos lírios. Esta planta por dentro tem um líquido viscoso e macio. Floresce no começo da primavera, geralmente com flores de um amarelo vivo em uma longa haste que se projeta para fora do centro da roseta. Suas flores são, ocasionalmente, de cor laranja ou vermelha. Em uma planta já desenvolvida, a haste se eleva, geralmente, de 60 a 90 cm acima da extremidade das folhas. Como suas folhas são suculentas, elas estão cheias de uma substância gelatinosa que pode ser extraída e então engarrafada ou incorporada em vários produtos. Folhas espinhosas de cor verde, com o formato de lanças que crescem numa formação de roseta (tal qual pétalas de rosa). Suas folhas frequentemente crescem até 75 cm e podem chegar a pesar de 1,4 a 2,3 kg cada uma.

Originária de regiões desérticas. Por causa do meio hostil em que se desenvolve, ela adquiriu inúmeras capacidades para sobreviver onde muito poucas espécies vegetais conseguem. Além de crescer no deserto ela também só é encontrada em certas zonas tropicais do mundo e por esta razão não é muito conhecida em regiões de climas frios.

O Aloe vera é uma planta utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos. Geralmente é utilizada para problemas relacionados com a pele (acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, etc). Pesquisadores encontraram relatos do uso desta planta entre civilizações antigas como os egípcios, gregos, chineses, macedônios, japoneses e mesmo citações na Bíblia deixam claro que era comum o uso desta planta na antiguidade.

  • É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de reidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por uma queimadura.
  • A babosa aplicada sobre uma queimadura ajuda rapidamente a retirar a dor, pelo seu efeito reidratante e calmante. Pelo mesmo efeito reidratante lentamente irá reparando o tecido queimado, curando desta forma a queimadura.
  • Tem poder de reter água para se manter o tempo todo bem hidratada, mesmo sob o calor produzido pelo sol escaldante do deserto.
  • Excelente nutriente, com importantes proteínas, vitaminas e sais minerais. Com sua constituição química permite a penetraçao na pele e assim levar importantes nutrientes para as células vivas.
  • Contém várias enzimas cujas atividades não são totalmente compreendidas
  • Também pode ser utilizada para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.


Referências:
  • A Aloe Vera, é tida por historiadores como o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito. Ela se utilizava de suas propriedades para tratar sua pele que encantava a todos. A Babosa era transportada pelos soldados de Alexandre, o Grande, como medicamento de primeiros socorros para curar ferimentos, abreviando sua cicatrização.
  • Os chineses da antiguidade faziam uso da Aloe Vera como medicamento, isso há 6.000 anos.
  • Há 2.000 anos atrás, o médico grego Penadius Discorides enumerou os usos da Aloe Vera como produto para o tratamento interno e externo como cuidar da pele, tratamento de queimaduras, manchas, perda de cabelo, indisposição estomacal.
  • A Aloe Vera foi administrada como medicamento aos marinheiros de Cristóvão Colombo, e depois largamente utilizada por missionários no Novo Mundo descoberto por ele.
  • A Aloe Vera também era largamente utilizada por antigas tribos do México e América Central e do Sul para tratar do cabelo, pele, couro cabeludo e problemas de estômago.
  • As tribos dos índios Seminole, que povoavam parte dos Estados Unidos e hoje vivem na Flórida, Oklahoma e Arkansas, utilizavam a Aloe Vera para cobrir as incisões cirúrgicas e ferimentos das batalhas.
  • A Comissão de Energia Atômica dos EUA usou o Gel de Aloe Vera no tratamento de queimaduras provocadas por raio-X.
  • Na bíblia, ela é chamada de "árvore perfumada" e "resina perfumada". Ela é usada, misturada com mirra e trazida por Nicodemos para embalsamar Jesus.

Comercialização
Presentemente é comum encontrar produtos de venda livre em farmácias, drogarias, supermercados ou até em detergentes ou em xampus e condicionadores. Cientistas do mundo inteiro comprovam a veracidade das propriedades curativas da Aloe Vera. Com um livro intitulado "O Câncer tem Cura", o Frei Romano Zago advoga que a planta seria uma poderosa arma contra o câncer, diabetes e muitas outras doenças.

Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cristo Redentor - Rio de Janeiro

0 comentários
O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 m acima do nível do mar. De seus 38 m, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do catolicismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas«sete maravilhas do mundo». O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo.



História
A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a idéia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3800 m de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor ainda é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. Erguido em concreto armado e revestido de um mosaico de triangulos de pedra-sabão, originária da região de Carandaí, Minas Gerais.

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).

Ainda hoje algumas pessoas dizem erroneamente que o monumento foi um presente da França para o Brasil, quando na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e suas paróquias por todo o país com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França vieram apenas uma réplica de 4 m feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski. Todos estes fatos foram atestados com rigor no programa televisivo Detetives da História produzido pelo The History Channel.


Controvérsia
Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões que dividem o país em católicos, protestantes e cidadãos sem religião. Apesar de atualmente protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção do mesmo, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente.

Reação adversa à construção
Em 22 de março de 1923, seguidores da Igreja Batista declararam em nota publicada em 'O Jornal Batista', órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção "será a um tempo um atestado eloquente de idolatria da igreja de Roma."

Entretanto, a Igreja Católica sempre manteve-se firme em sua posição, demonstrando claramente que jamais adotou a idolatria em sua Doutrina, esclarecendo sempre que as imagens de santos em suas Igrejas são vistos por seus fiéis como exemplos de fé a serem seguidos.

Direitos de uso
Os direitos de uso comercial da imagem de Cristo no Corcovado pertencem à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. O monumento está em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado através do Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Entrada grátis para católicos
Entrada grátis para católicos. Em 21 de novembro de 2007, o superintendente do IBAMA, Rogério Rocco, afirmou que a partir daquela data os católicos poderiam entrar gratuitamente no Cristo Redentor, mas apenas em datas agendadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A decisão causou desgosto nos admiradores da imagem que seguem outras religiões e naqueles que advocam pelo secularismo do estado.

Santuário católico
Outra decisão que causou desgosto aos protestantes admiradores da imagem do Cristo foi a de transformá-lo num santuário católico nas comemorações de seus 75 anos, em 12 de outubro de 2006. Há também, na base do monumento, uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde são celebrados ritos católicos como casamentos e batizados.

O Cristo Redentor pode ser acessado pela linha férrea do Cosme Velho. Até pouco tempo atrás para chegar ao mirante da estátua precisava-se caminhar muito, o que se tornou uma barreira para deficientes físicos. A partir do ano de 2002, a Prefeitura do Rio instalou três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes como parte do projeto de renovação do Cristo.

No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos. Todavia, o concurso não possui o apoio da UNESCO, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas.



Acesso: A melhor opção é subir de trem. Saída da estação do Cosme Velho. Rua Cosme Velho 513 - tel: (0055-21) 2558-1329

Acesso de carro: Pela estrada do Corcovado. Só é aconselhável quando acompanhado de guias experientes ou de cariocas, pois o caminho é complicado e em uma área com pouca segurança. Evite parar no caminho.

Pessoas com dificuldades: No Corcovado há elevadores e escadas rolantes, permitindo o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e em cadeiras de rodas.

Horários: Como os horários de visitação são alternados com freqüência, o ideal é se informar no dia da visita na estação do Cosme Velho (0055-21) 2558-1329. (
Corcovado - Cristo Redentor)



Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Setembro dá espaço à leveza

0 comentários
Eunice Ferrari


Setembro começa com um Mercúrio retrógrado em virgem e com a promessa de atrasos em todos os setores. Alguns problemas como quebra de computadores ou vírus, problemas com o carro ou trânsito, extravio de correspondências ou emails, quebra de eletrodomésticos ou problemas com a TV a cabo, tudo isso pode acontecer.

Essa energia mais do que chata estará presente na vida de todos nós até meados do mês. Portanto, muita paciência! Depois disso Mercúrio e Sol estarão unidos nesse mesmo signo trazendo novas possibilidades de trabalho e resultado de antigas empreitadas para arianos e librianos. O trabalho volta a andar e agora você pode fazer seus exames de rotina sem medo de se deparar com falsos resultados.

Vênus entra no signo de escorpião depois do dia 9 e taurinos e escorpianos passam por uma nova e ainda boa fase. Desta vez, seus relacionamentos serão ativados positivamente.

Assim que Marte entrar no mesmo signo, e isso se dará no dia 15, a paixão certamente chega até vocês. Os relacionamentos comerciais também são ativados.

Geminianos e sagitarianos continuam passando por bons momentos de projeção profissional, sucesso, novos acordos comerciais, mas também mudanças positivas na vida doméstica. Um novo movimento estará presente no setor, com possibilidade de mudança de residência.

Cancerianos terão ótimas surpresas no amor, e podem contar com algumas mudanças em sua vida amorosa. Uma pessoa bastante sensual e interessante mexerá muito com seu coração. Portanto, chega de arrastar correntes! Abra seu coração definitivamente para que esse novo amor possa entrar.

Capricornianos possivelmente assinarão novos contratos com grandes empresas, clubes ou instituições. O amor também pode acontecer, mas você precisa estar mais voltado para ele, ao invés de apenas pensar em trabalho.

Aquarianos, depois do dia 15 podem esperar pelos resultados de suas investidas na carreira. Da metade para o final do mês tudo virá naturalmente em suas mãos. Leoninos também podem ter boas surpresas no setor, no entanto, será a vida familiar que fará parte de suas alegrias e prazeres. Sua casa estará com um energia especial, carregada de força e afeto.

Virginianos estão com tudo até a terceira semana. Depois disso as investidas financeiras adquirem força e você pode pensar em novos investimentos, pois os ganhos certamente virão.

Piscianos estarão envolvidos com um novo amor, uma nova parceria comercial ou ambos até a terceira semana do mês. Depois disso, quem sabe uma viagem longa a dois?

As energias mais pesadas lentamente são assimiladas e por isso conseguimos nos conectar a energias mais leves e prazerosas. Prestem atenção à tendência em "antenar" no que há de pior na vida.

  • Conecte-se às boas energias e a vida seguirá bem mais leve!

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros