sexta-feira, 30 de julho de 2010

Salário Mínimo

0 comentários

Getúlio Vargas foi o responsável pela instituição do salário mínimo no Brasil. Sua instituição foi regulamentada pela «lei nº 185 de janeiro de 1936 e pelo decreto-lei nº 399 de abril de 1938». O Decreto-Lei nº 2162 de 1º de maio de 1940 fixou os valores do salário mínimo, e foi nesse ano que ele passou a vigorar.

O salário mínimo da época tinha 14 valores diferentes cuja variação entre o menor e o maior era de 2,67 %. A atribuição desses valores foi feita da seguinte forma: o país foi dividido em 22 regiões (os 20 estados da época mais o Distrito Federal e o território do Acre), que por sua vez foram dividas em 50 sub-regiões. Essa tabela tinha vigência mínima de três anos, sendo assim o primeiro reajuste ao salário mínimo só ocorreu em 1943, no mês de julho.

O salário mínimo teve outro aumento em dezembro do mesmo ano. Esses dois aumentos, além de proporcionarem recuperação do poder aquisitivo dos salários, diminuíram a diferença entre o menor e o maior salário para 2,24 %. Aos aumentos de 1943 seguiram-se oito anos sem reajuste.

A nova constituição do Brasil de 1988 estabelece no capítulo II (Direitos Sociais) artigo 6, o direito de todo trabalhador a um salário mínimo. A cláusula IV define o valor do salário como:

"capaz de atender a suas [do trabalhador] necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social".

Esta cláusula também garante reajustes periódicos a fim de preservar o poder aquisitivo do trabalhador. Baseado nesta premissa, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) divulga o salário mínimo necessário para se cumprir o que a constituição estabelece.

Em 2008, o salário mínimo anual vigente no Brasil (incorporado o décimo terceiro) equivaleu a 35% da renda per capita.

Desde 1994, quando a moeda corrente passou a ser o Real, houve 18 reajustes.



O salário mínimo – é o mais baixo valor de salário que os empregadores podem legalmente pagar a seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços. Também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho. Apesar de existir em praticamente todos os países do mundo, existem diversas opiniões sobre as vantagens e desvantagens do salário mínimo. Os defensores dizem que ele aumenta o nível de vida dos trabalhadores e reduz a pobreza. Os opositores dizem que, se for alto o suficiente para ser eficaz, ele aumenta o desemprego, especialmente entre os trabalhadores com pouca produtividade (devido à inexperiência ou deficiência), prejudicando assim os trabalhadores menos qualificados para o benefício dos mais qualificados.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Viva melhor com menos sal

0 comentários
  • Pequenas mudanças e novos produtos, sem abrir mão de comer bem, e com prazer.

A humanidade parece ter um problema recorrente com o sal. Em seus primórdios, na África, os ancestrais do Homo sapiens lutavam contra a escassez dessa substância essencial ao organismo humano. No sal encontra-se o sódio, elemento químico crucial para o metabolismo das células. Sem sódio, não haveria vida como a conhecemos. Por ele ser importante, e difícil de obter na natureza, a evolução dotou o corpo de mecanismos extremamente eficazes para reter o sal. Cada vez que um caçador obtinha sal por meio do sangue e dos órgãos dos animais ou pela ingestão de algum vegetal rico em sal, o corpo se agarrava a ele com tenacidade. A máquina orgânica foi aprimorada nas savanas africanas para que o suor, a urina e as fezes eliminem quantidades mínimas de sal. O objetivo da natureza é preservá-lo dentro do corpo. O problema para os homens e mulheres do século XXI é: excesso de sal.

  • 2000 mg de sódio por dia é a quantidade recomendada


exemplos de quantidade de sódio por produto:
1 copo de leite com minerais: 320 mg
1 fatia de bolo industrializado: 231 mg
1 lata de refrigerante 0 calorias: 49 mg
2 colheres de sopa de achocolatado em pó: 30 mg
1 unidade de salsicha: 575 mg
1 porção de macarrão instantâneo: 1364 mg
2 fatias de mortadela: 532 mg
2 fatias de pão de forma comum: 150 mg





Uma pesquisa realizada na Europa revelou que, depois de passar pela indústria, a quantidade de sódio nos alimentos aumenta consideravelmente.



Fonte: Revista Época - nº 636 - 26 julho 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A estrela R136a1

0 comentários
Estrelas como o Sol, classificadas como anã amarelas, são encontradas normalmente na observação astronômica. Do outro lado da escala estelar estão as azuis gigantes, raras no universo. Um grupo de astrônomos europeus descobriu 7 astros desse tipo, entre eles a estrela com a maior massa já encontrada. Batizada de R136a1, é enorme até mesmo para os padrões das azuis gigantes.

Até agora achava-se impossível que existissem astros com massa superior a 150 vezes a do Sol. A R136a1 tem quase o dobro, brilha com intensidade 10 milhões de vezes maior e é 7 vezes mais quente.

O que determina a natureza de uma estrela e seu futuro no cosmo é a sua massa. Quanto maior, mais intensa sua luminosidade, mais elevada sua temperatura e mais curta sua vida. Estima-se que o Sol:
  • brilhará por mais 4 ou 5 bilhões de anos,
  • sofrerá um processo de expansão – que engolirá a Terra – e depois se extinguiria.
Segundo os cálculos dos astrônomos a R136a1:
  • nasceu há 1 milhão de anos
  • massa maior, 320 vezes a do Sol
  • explodirá como uma supernova daqui a 1 milhão de anos.


Comparação com o Sol
A R136a1 está localizada na nebulosa da Tarântula, na Grande Nuvem de Magalhães, tem características surpreendentes até mesmo para os padrões das estrelas gigantes.
massa: 265 vezes a do Sol, estrela de tamanho médio
idade: 1 milhão de anos, o Sol tem 4,7 bilhões de anos
diâmentro: 21 milhões de quilômetros, 15 vezes a do Sol
temperatura: 40.000 graus, 7 vezes a do Sol
brilho: 10 milhões de vezes mais intenso que do Sol
distância da Terra: 165 000 anos luz, o equivalente a 10,5 bilhões de viagens entre a Terra e o Sol.

  • Uma viagem da Terra até a R136a1 duraria 16 milhões de anos.
  • Se a R136a1 fosse a estrela do sistema solar, em lugar do Sol, seu campo de atração gravitacional faria com que a Terra viajasse muito mais rápido, o ano terrestre duraria 3 semanas.

Fonte: Revista Veja - nº 30 - 28 julho 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

Cor de Rosa Choque

0 comentários

de: Rita Lee e Roberto de Carvalho



Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso
De quem nada quer...
Sexo frágil
Não foge à luta
E nem só de cama
Vive a mulher...

Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque

Mulher é bicho esquisito
Todo o mês sangra
Um sexto sentido
Maior que a razão
Gata borralheira
Você é princesa
Dondoca é uma espécie
Em extinção...

Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasil é campeão da Liga Mundial de Volei

0 comentários

Campeão pela nona vez da Liga Mundial, o time do volei masculino, vence a Rússia por 3 a 1 e ainda teve dois jogadores como os melhores do campeonato. Murilo foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) e Mário Jr. ficou como o melhor líbero. A Sérvia fica com a medalha de bronze.


domingo, 25 de julho de 2010

O poder do perdão

0 comentários
"Para as ofensas, a maior arma é o esquecimento. É no esquecimento que se igualam vingança e perdão." Jorge Luís Borges, sobre Jó, o mais fervoroso protagonista do Velho Testamento

Assumir um erro, repudiá-lo e demonstrar arrependimento, de um lado, e ser capaz de afastar a sensação de injustiça causada por uma ofensa, do outro – eis a equação de uma das atitudes morais mais nobres e emocionalmente complexas já criadas pela civilização ocidental.

Perdoar é coisa nova – o moderno conceito de perdão, com reconhecimento de culpa, arrependimento e disposição do ofendido para absolver o ofensor, marca o ápice das conquistas éticas da civilização ocidental.


Tribos africanas
Os igbos da Nigéria e os oromos da Etiópia creem que a paz só pode ser alcançada através do perdão, para o qual não é necessário o arrependimento do agressor.



Antiguidade clássica
Os gregos e os romanos não assumiam a culpa por seus erros, sempre atribuídos ao capricho dos deuses. Na tragédia Édipo Rei de Sófocles, o personagem mata o pai, casa-se com a mãe e se arrepende, mas não existe perdão, pois Édipo agiu às cegas.



Budismo
A filosofia fundada quatro séculos antes de Cristo repudia os conceitos de pecado e culpa. A raiva e o ressentimento são ilusões, que devem ser dissipadas através da meditação.



Velho Testamento
José enriquece (Gênesis, cap. 50) e seus irmãos, que o haviam vendido como escravo no Egito, pedem perdão, mas sem rever sua culpa e apenas para escapar às punições.



Novo Testamento
Jesus nos Evangelhos, manda perdoar e pedir perdão a Deus, que arbitra se concede ou não essa dádiva.



Islamismo
A reconciliação é desejável, mas não necessária. Quem perdoa o outro o faz para obter, depois, o próprio perdão por seus pecados junto a Alá.
Idade Média
No século VI, os povos germânicos seguiam diversos cânones, combinação de antigos ensinamentos teutônicos, com códigos romanos e cristianismo. O perdão aos hereges também exigia sua conversão.

Na era medieval, o sofrimento voluntário pela mendicância ou autoflagelação parecia ser o único caminho para obter o perdão divino.

Na vida secular, dívidas e ofensas podiam ser perdoadas, mas isso não incluía o arrependimento. se alguém ferido gravemente sobrevivesse por "um ano mais um dia", o agressor era automaticamente perdoado.

A Reforma Protestante nasceu, em parte, da revolta com a comercialização das indulgências, uma espécie de perdão, vendida pelos bispos e pelos papas.

No apagar das luzes da Idade Média, a Lei Sálica predominava no que é hoje a Europa Ocidental. Seus códigos mandavam perdoar hereges arrependidos desde que se convertessem ao cristianismo.

Civilizações Pré-Colombianas
No s éculo XV, uma leis asteca permitia que uma pessoa confessasse um crime e saísse impune. Mas isso só poderia acontecer uma vez. O objetivo era dar uma segunda chance aos arrependidos.

Os maias (século III a IX) possuíam um ritual de perdão coletivo. Em meio a cantorias e danças, as pessoas arrependidas se ajoelhavam diante da outra, de pé.

Iluminismo
O sentido moderno do perdão se materializaria nas reflexões éticas do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), que transferiu do plano divino para o humano a virtude do perdão.




















































Fonte: trechos do texto de Ana Claudia Fonseca da Revista Veja edição 2175 - nº 30 - ano 43 - 28 julho 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Bacalhau

0 comentários
O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco. É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. É saudável e totalmente natural.

Seu nome científico é Gadus Morhua, mas é conhecido internacionalmente como Cod. Este peixe tão apreciado por suas qualidades nutritivas é chamado, especialmente nos países de língua portuguesa, de Bacalhau. Pertence à família dos gadídeos e é o mais conhecido dos peixes de águas frias do mar Atlântico Norte, no Círculo Polar Ártico. Dele se aproveita tudo: sua carne é consumida em todo o mundo (seja fresco, defumado ou salgado e seco ), do fígado se extrai óleo e da bexiga se faz cola.
  • É uma das maravilhas da culinária de todos os tempos.

Cresce rápido e a fertilidade das fêmeas é excepcional: põem de 2 a 8 milhões de ovos por ano - os que sobrevivem alcançam 40 cm em dois anos, 1m aos vinte. Nesta idade, o peso é de aproximadamente 50 kg. O período de reprodução é entre janeiro e abril, e o principal local de desova é no Arquipélago de Lofoten.

Por ser estenoterno – habituado a uma determinada temperatura – o bacalhau viaja constantemente, a fim de permanecer em águas propícias. Por isso, ele é encontrado nos mares da Noruega, Rússia, Islândia, Canadá e Alaska.



A pesca do bacalhau
Com 6-7 anos de idade os cardumes migram para o Lofoten, região ao Noroeste do Mar da Noruega, onde se realizam as maiores pescarias de bacalhau do mundo, especialmente no Mar de Barents. 87% do bacalhau que é consumido no Brasil tem sua origem na Noruega, país que é pioneiro no planejamento da pesca a longo prazo. A cidade de Aalesund é considerada a capital mundial do bacalhau, pela concentração de um grande número de indústrias de transformação e por ter um dos principais portos de exportação.


Os peixes que são transformados em bacalhau
– São cinco os peixes transformados em bacalhau:
  1. Cod Gadus Morhua, o bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau;
  2. Saithe, salgado e seco;
  3. Ling, salgado e seco;
  4. Zarbo, salgado e seco;
  5. Cod Gadus Macrocephalus , o bacalhau do Pacífico ou do Alaska.






sexta-feira, 23 de julho de 2010

As crianças precisam mentir

0 comentários

Nos últimos anos começa a se descobrir que tudo que pensávamos sobre educação de crianças está errado. Entre outras coisas, sabe-se que elas precisam mentir para se desenvolver de forma socialmente e psicologicamente saudável. E presenciar discussões, o que antes era considerado prejudicial para a mente infantil, pode ser útil para o desenvolvimento dos pequenos e dos jovens.

Ensinamos aos jovens que ao contrário de discussão é o acordo – e esse deve ser buscado. Na mente de um adolescente, não é bem assim. Para eles, a mentira é o oposto da discussão. Os conflitos – principalmente com os pais – servem para esclarecer o que não está evidente para eles. Os jovens enxergam certos tipos de conversas exacerbadas como um sinal de consideração e respeito, já que trazem à tona explicações que não teriam de outra maneira. Apesar de ficarem ressentidos após uma discussão, conseguem enxergá-la como algo bom. No longo prazo, conflitos moderados entre filhos e pais, durante a adolescência podem contribuir para o entrosamento de sua relação no futuro.

Um dos preceitos que devem ser colocados de lado é que as virtudes necessariamente contrapõem um comportamento negativo. A tendência a simplesmente taxar as coisas como benéficas ou maléficas para que as crianças entendam essa diferença é comum em nossa sociedade. Mas saiba que a desonestidade infantil é sinal de inteligência e desenvoltura social. Isso pode ser notado muito cedo.

Pesquisas com crianças americanas indicam que , apenas 33% das menores de 3 anos dão sinais de que sabem mentir, 80% das de 4 anos já tentam trapacear e percebem quando ouvem uma mentira. No caso dos adolescentes, isso fica ainda mais evidente.

Nos últimos anos pesquisadores chegaram a conclusão de que o bom e o mau não são extremos opostos na cabeça deles. Por outro lado, deduzíamos que, assim como o adulto é capaz de captar uma mensagem subliminar em ambientes culturalmente diversos, a criança também é. Um equívoco – elas precisam ouvir declarações explícitas sobre o quanto é errado discriminar as pessoas pela cor da pele, por exemplo. Caso contrário tiram suas próprias conclusões colhendo impressões avulsas a partir de atitudes e comentários dos pais. Para a criança as diferenças raciais se parecem com a diferença entre o rosa e o azul. Ensinamos a elas que rosa é para meninas e azul para meninos, enquanto que as diferenças raciais são mistérios que deixamos para que desvendem sozinhas.

Apesar dessas contradições, a busca para tentar entender profundamente as crianças e adolescentes não é um esforço em vão. Na verdade, é estudando bem de perto essas aparentes contradições que conseguiremos compreendê-los realmente. Quando nos parecem mais enigmáticos é que nós, seus responsáveis e educadores, podemos aprender algo novo.

Fonte: revista Galileu - agosto 2010 - nº 229 - págs 94 e 95

Sérvia

1 comentários

A Sérvia é um país europeu, cuja capital é Belgrado, localizado no sudeste da Europa, na região balcânica. Faz fronteira:
  • sudoeste com Montenegro, país do qual se separou em 2006,
  • oeste com a Bósnia e Herzegovina,
  • noroeste com a Croácia
  • sul com a Macedônia e Albânia,
  • leste com a Romênia e a Bulgária e
  • norte com a Hungria.
A província do Kosovo, no sul, proclamou sua independência unilateralmente em 17 de fevereiro de 2008, mas o governo sérvio não a reconhece. (parte tracejada no mapa)

É uma ex-república iugoslava, tendo integrado, até junho de 2006, uma confederação com Montenegro denominada Sérvia e Montenegro. No dia 5 de junho do mesmo ano, a Sérvia declarou sua independência, 2 dias após Montenegro ter feito o mesmo. No entanto, a Sérvia foi reconhecida como o estado sucessor da união, que por sua vez sucedia a República Federal da Jugoslávia. A 22 de dezembro de 2009 a Sérvia apresentou a candidatura oficial de adesão à União Europeia


História
O atual território da Sérvia fez parte da província romana da Mésia a partir do ano 29 aC. No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente.
  • os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adoção do alfabeto cirílico.
A Igreja Ortodoxa Sérvia ganhou autonomia no século XIII, quando teve São Sava como seu arcebispo.

Durante a Idade Média, o país gozou de um curto apogeu durante o reinado de Estevão Duchan (1331-1355), seguido de um rápido declínio. Após a derrota frente aos turcos na batalha de Kossovo Poliê (1389), a Sérvia não demorou a ser incorporada ao Império Otomano.

Entre 1459 e 1804, a Sérvia esteve formalmente sob o controle dos otomanos, apesar de três invasões austríacas e numerosas rebeliões. O Islã teve um período de expansão durante esta fase, levando à conversão de muitos sérvios. Estes convertidos recusavam-se a serem chamados de sérvios, adotando a denominação de muslimani e, posteriormente, de bosníacos, uma vez que viviam majoritariamente na região conhecida como Bósnia - razão pela qual são também chamados de bósnios muçulmanos.

A Sérvia foi ainda um principado autônomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1882 e 1918. No início do século XX, lutava para formar a Grande Sérvia, um estado envolvendo toda a região balcânica. Como resultado das Guerras balcânicas(1912-1913), anexou a Macedônia e o Kosovo.

Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e a partir de 1918 passou a ser um dos Estados integrantes do Reino da Jugoslávia (que se converteu em República Socialista após 1945), tomando o nome de República Socialista Federal da Iugoslávia em 1963.

Em 2003, passou-se a denominar Sérvia e Montenegro. E em 2006, após uma votação para a independência do Montenegro, consumou-se enfim a dissolução formal da federação. A 17 de fevereiro de 2008, o parlamento de Kosovo aprovou, unilateralmente, a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro kosovar Hashim Thaçi durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Geografia
A Sérvia situa-se nos Bálcãs (uma região histórica e geograficamente distinta do sudeste da Europa) e na Panónia (uma região da Europa Central). A Sérvia não tem saída ao mar, se bem que o Rio Danúbio proporcione o acesso de barco até à Europa central e ao Mar Negro. O território da Sérvia abrange desde os planos, ricos, férteis da região nortenha de Vojvodina, montanhas de rocha de calcário e vales a leste, e, a sudeste, montanhas e colinas antigas. O norte é dominado pelo Rio Danúbio. Um afluente, o rio Morava, atravessa as regiões mais montanhosas do sul.

Clima
O clima sérvio varia entre o clima continental no norte, com invernos frios, e verões quentes, úmidos com padrões de precipitação bem distribuídos, e um clima mais mediterrânico no sul com Verões e Outonos quentes, secos e invernos relativamente frios com fortes nevões no interior.

Demografia
Sérvia está povoada maioritariamente por Sérvios. As minorias significativas incluem os Albaneses (maioria na província de Kosovo-Metohija), Húngaros, Bósnios, Ciganos, Croatas, Eslovacos, Búlgaros e Romenos.

Formada por três territórios:
  1. a província de Kosovo e Metohija,
  2. a província de Vojvodina e
  3. Sérvia Central (em sérvio, Централна Србија o Centralna Srbija).
As províncias são etnicamente muito heterogêneas, resultado da divisão histórica do país entre o Império Otomano, muçulmano, no sul, e a Áustria-Hungria, cristãos católicos, no norte do país.

Subivisões da Sérvia
A Sérvia é composta de 108 municípios e duas províncias autônomas: Kosovo ao sul (com trinta municípios) e a Voivodina ao norte (com 54 municípios).
A parte da Sérvia que não é nem Kosovo nem Voivodina é chamada de Sérvia Central, que não é uma divisão administrativa como as duas províncias autônomas, não possuindo governo regional próprio.

Cultura
A Sérvia é um dos países culturalmente mais diversificados da Europa. As fronteiras entre grandes impérios percorreram o território da Sérvia atual durante longos períodos da história: entre a metade Oriental e Ocidental do Império Romano; e entre o Império Otomano e o Império Austríaco (mais tarde Áustria-Hungria). Como resultado, enquanto o Norte é culturalmente mais como a Europa Central, o Sul é mais Oriental. Evidentemente, ambas as regiões influenciaram-se mutuamente, pelo que a distinção entre Norte e Sul é de certa forma artificial.

A influência do Império Bizantino sobre a Sérvia foi talvez a mais significativa. Os Sérvios são Cristãos Ortodoxos, com a sua própria Igreja nacional - a Igreja Ortodoxa Sérvia. Usam ambos os alfabetos, o Cirílico e o Latino, resultante da influência Oriental e Ocidental. Os mosteiros da Sérvia, construídos principalmente na Idade Média, são uns dos traços mais valiosos e visíveis da Sérvia Medieval juntamente com o Bizâncio, mas também com a Europa Românica (Ocidental) que a Sérvia tinha uma forte ligação na idade média.

Esportes
Os esportes mais populares entre os sérvios são o futebol, o voleibol e o basquetebol. Nos últimos anos, o polo aquático e o tênis têm-se popularizado.

Capital: Belgrado
Língua oficial: Sérvio, mas também se fala húngaro, romeno, croata, ruteno, eslovaco, albanês e turco.
Área: 88.361 km2
População: 10 159 046 hab
Moeda: Dinar sérvio







Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Perfil do signo de Leão

0 comentários
23 de julho a 23 de agosto




– elemento: fogo
– qualidade: fixo
– regente: sol
– símbolo: leão
– modo: intuição
– lema: eu crio




O signo de Leão é o quinto do zodíaco, representando as forças criativas radiantes do indivíduo que iluminam o mundo ao seu redor. É o segundo signo de fogo, ao contrário de Áries, sua energia poderosa está plenamente sob controle. Leão simboliza a necessidade que o ego tem em deixar uma marca no mundo. Ambição, poder e autoconfiança são as características deste signo. A coragem de Leão e seu porte real o tornam respeitado, senão temido, pelos outros animais.

Regido pelo Sol, o signo de Leão representa a expressão plenamente realizada por meio da ação poderosa e direta. O leonino gosta de liderar e espera que os outros o sigam com a devida deferência. Compartilhar e afeição também são importantes para este signo. A natureza solar e leonina deste signo dourado exigem diversão, satisfação e harmonia. Por outro lado, o leonino não hesita em enfrentar as forças da injustiça, opressão e obscuridade sempre que solicitado.


O signo de Leão pode ser visto como um estágio evolucionário entre Câncer e Virgem que transmuta energias protetoras, empáticas e sensíveis em energias orientadas para o serviço, discriminatórias e analíticas.

A personalidade de Leão
Se Leão representa o 5º período da vida, dos 28 aos 35 anos, a personalidade leonina pode ser comparada ao adulto maduro que impõe no mundo a força plena de sua personalidade. Os leoninos adoram marcar presença por meio de grandes gestos. Não gostam do que é comum e insignificante e, como verdadeiro rei dos animais, prefere ignorar tudo o que não considera digno de sua atenção. Generosos, os leoninos oferecem tudo ou nada. Às vezes tem dificuldade de receber doações. Os leoninos não apenas tendem a agir segundo os próprios termos, mas em geral possuem força bastante para recusar uma oferta que não seja aceitável e a firmeza necessária para manter suas decisões. De acordo com seu código de honra, pagam quando perdem uma aposta ou fracassam em um investimento e esperam que os outros façam o mesmo. Para eles a palavra dada é lei.

Os leoninos adoram ser admirados, não só por sua aparência física mas também pelo que fazem. Ser colocados em um pedestal pelos outros não os incomoda nem um pouco. Muitas vezes líderes naturais, se esforçarão para exemplificar os melhores traços do grupo que representam – seja familiar, social ou político. A maioria dos leoninos prefere cumprir suas tarefas sem alarde, com a intenção de transmitir uma imagem de pessoa altamente confiante e segura.

A casa do leonino é o seu castelo. Devem ter orgulho do lugar em que habitam e, quando felizes com a decoração da casa, tem grande prazer em compartilhá-la com os outros. A fidelidade do leonino é lendária – uma pessoa do signo de Leão defende sua família, seus amigos e colegas até o fim, se necessário. No entanto, atitudes inflexíveis e apego à organização ultrapassada também podem bloquear o caminho de seu desenvolvimento.

Pedras e usos
  • Topázio amarelo – restaura a calma interior, alivia o estresse
  • Olho-de-Tigre – dá vitalidade
  • Rubi – fortalece a energia do coração
  • Âmbar amarelo leitoso – confere praticidade à imaginação


Cores
Ocre, nuances de amarelo

Áreas do corpo
Coração, costas e coluna

Plantas
Girassol, camomila, alfazema

Árvores e arbustos
23 de julho a 4 de agosto – azevinho
5 a 23 de agosto – aveleira, amêndoa, maça

Atrações
Escorpião, Capricórnio e outras pessoas de Leão.

Fonte: A linguagem secreta dos Aniversários •Leão• de Gary Goldschneider & Joost Elffers

Liga Mundial de Volei masculino 2010

0 comentários


Fase Final


Grupo E
Argentina
Sérvia
Brasil
Grupo F
Itália
Rússia
Cuba







Jogos
Itália X Rússia - 21.07 às 17.30h
Brasil X Argentina - 21.07 às 21h

Rússia X Cuba - 22.07 às 17.30h
Brasil X Sérvia - 22.07 às 21h

Cuba X Itália - 23.07 às 17.30h
Argentina X Sérvia - 23.07 às 21h

– semi finais dia 24.07
– final dia 25.07

domingo, 18 de julho de 2010

Simbologia das flores

0 comentários

Símbolo da própria primavera, as flores são apreciadas pelo homem desde a pré-história e, com o passar do tempo, ganharam significado próprio. Na Turquia do século 18, já era hábito mandar mensagens através delas por meio do chamado “código dos turcos”. Cada espécie significava algo e um ramalhete bem-feito podia comunicar praticamente qualquer combinação de sentimentos.


Esse curioso costume chegou depois à França, onde se criou uma linguagem composta inteiramente de símbolos florais. Publicada em 1819, como Le Langage des Fleurs, esse código caiu no gosto da sociedade daquela época e espalhou-se pela Europa e até pelo Novo Mundo. Na Inglaterra, durante a era vitoriana, a linguagem tornou-se ainda mais complexa. As flores não só simbolizavam diferentes sentimentos, mas a maneira como eram oferecidas e aceitas podia significar algo mais. Se a jovem pusesse a flor recebida nos cabelos:
  • o gesto significava cautela,
mas se a colocasse sobre o coração:
  • significava que o amor era correspondido.

Veja a seguir a simbologia das principais espécies de flores, segundo o livro A Linguagem das Flores (Melhoramentos), de Sheila Pickles, e o Dicionário Ilustrado de Símbolos (Melhoramentos), de Hans Biedermann, que explica o uso mágico, religioso e ritualístico das flores.



Rosa
É a rainha das flores, cantada em prosa e verso. Sua origem remonta ao mito de Adônis, o amado de Afrodite (Vênus), de cujo sangue teriam brotado as primeiras rosas vermelhas. Por isso, elas se tornaram o símbolo do renascimento e do amor que sobrevive à morte (amor eterno), bem como da paixão. A rosa simboliza também a Virgem Maria e a virgindade. Na alquimia, as rosas branca e vermelha são o símbolo do sistema dualístico vermelho/branco e dos dois princípios originários enxofre e mercúrio. Uma rosa com sete ordens de pétalas é relacionada aos sete metais e aos seus planetas correspondentes. A conexão entre a rosa e a cruz conduz ao símbolo da ordem rosa cruz.


Orquídea
Antigamente, quando uma jovem recebia esta flor, sabia que seu pretendente estava fazendo um elogio à sua beleza, pois orquídea significa “uma bela dama”. Esta planta exótica e de rara beleza, viceja com abundância nos trópicos; no Brasil temos uma grande variedade delas.


Narciso
Segundo a mitologia grega, embora amado pelas ninfas, o jovem Narciso era apaixonado pela própria beleza. Preso à sua imagem refletida num lago, o jovem foi transformado numa flor igualmente bela, considerada, na Grécia, como símbolo da primavera. É associada ao sono, à morte e à ressurreição. Aparece muitas vezes em quadros que representam a Virgem Maria. Como não poderia deixar de ser, narciso significa “vaidade”.


Girassol
Por ser uma planta alta, que se destaca sobre as outras do jardim, o girassol significa altivez. Mas suas pétalas cor de ouro também estão associadas ao dinheiro, riqueza e prosperidade. O girassol está sempre com a sua face voltada para o astro-rei, acompanhando o seu giro no céu, como se absorvesse sua energia benéfica. Na astrologia, refere-se ao signo de Leão. Os incas do Peru e os índios norte-americanos o veneravam como símbolo do Sol. Segundo uma lenda grega, Clytie, uma ninfa da água, foi transformada em girassol depois de morrer de desgosto pela traição de Apolo, o deus-sol.


Crisântemo
Flor bastante apreciada na Ásia. No Japão é um emblema imperial, enquanto na China simboliza o outono. Antigamente, quando uma jovem recebia um ramalhete de crisântemos, sabia que se tratava de uma verdadeira declaração de amor, pois esse gesto, na linguagem das flores, quer dizer “estou apaixonado”.


Cravo
Por causa da forma dos seus frutos, que lembram pequenos pregos, o cravo tornou-se a planta simbólica da paixão de Cristo. Nos quadros da Virgem Maria com Jesus, é comum a presença de cravos selvagens vermelho-carmim. Nas imagens de noivado do Renascimento, o cravo tem o significado de “penhor” do amor. Na era moderna, na França, o cravo vermelho era o emblema dos monarquistas e mais tarde se tornou o símbolo da social-democracia alemã (o cravo branco, por sua vez, era usado pelo partido social-cristão). Em Portugal, também foi o símbolo dos socialistas na luta contra a ditadura, na célebre “Revolução dos Cravos”.


Amor-perfeito
“Estou pensando em você.” Quando um rapaz enviava um ramalhete de amores-perfeitos para uma jovem, queria dizer que a sua amada não lhe saía dos pensamentos. Antigamente, também era costume mandá-las para que a pessoa não se esquecesse de quem as enviara. É conhecida ainda como planta-trindade, porque há freqüentemente três cores em uma só flor, relacionando-a à Santíssima Trindade.


Amarílis
Também conhecida como açucena, é sinônimo de “orgulho” na linguagem das flores, pois se trata de uma flor difícil de se cultivar, mas que, depois de aberta, ofusca as demais. Amarílis é o nome de uma pastora que aparece na obra do poeta Virgílio, e a palavra, de origem grega, quer dizer deslumbrante. Na Itália, a flor recebe o nome de belladona (bela senhora).

Fonte: istoe.terra.com.br

sábado, 17 de julho de 2010

Catedral Metropolitana de São Paulo

0 comentários



A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.





História

Origens
A história da catedral de São Paulo começa em 1589, quando se decidiu que uma igreja principal (Matriz) seria construída na pequena vila de São Paulo de Piratininga. Esta igreja, situada no local da catedral atual, foi terminada em torno de 1616.

São Paulo transformou-se em sede de diocese em 1745, e a partir dessa data a antiga igreja foi demolida e substituída por uma nova, construída em estilo barroco, terminada em torno de 1764. Esta modesta igreja seria a catedral de São Paulo até 1911, quando foi demolida.

Neogótico
A catedral atual foi construída por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Siva, primeiro arcebispo de São Paulo. Os trabalhos começaram em 1913 no local da catedral colonial demolida. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.

Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália. Entretanto, devido às guerras mundiais, houve grande dificuldade para se concluir a obra.

Assim, a inauguração da nova catedral ocorreu somente em 1954, com as torres ainda inacabadas, mas a tempo para a celebração do quarto centenário de São Paulo, no dia 25 de janeiro. As torres foram terminadas somente em 1967. As obras foram tocadas inicialmente por Alexandre Albuquerque, e, a partir de 1940, por Luís Inácio de Anhaia Melo.

Restauro
Após um longo período de deterioração, a catedral foi completamente renovada entre 2000 e 2002. Com o fim de reparar o edifício, muitos pináculos sobre o nave e as torres foram terminados. As plantas originais, datadas de 1912, foram encontradas dentro do próprio edifício, permitindo uma restauração fiel ao projeto original.

A restauração incluiu reparos nos vitrais, revitalização dos sinos, manutenção das redes hidráulica e elétrica, resolução de problemas que ameaçavam a estrutura - como rachaduras e infiltrações - e lavagem e pintura do prédio. Restaurada, a catedral ganhou 14 torreões novos, previstos no projeto original de 1912 de Maximilian Emil Hehl.

  • Em 2002, reabriu as portas após obras que consumiram R$ 19,5 milhões.


Edifício

Arquitetura
A catedral é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo.

Em termos arquitetônicos, a igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada, dotada de um portal principal e uma grande rosácea, é flanqueada por duas altas torres. O estilo elegido foi o neogótico, então em voga no Brasil, mas a cúpula é inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Florença.

Órgão
O órgão da catedral, construído pela firma italiana Balbiani & Rossi, tem cinco teclados e 12000 tubos. É o maior da América Latina.

Cripta
A cripta localiza-se debaixo do altar principal e é um vasto salão suportado por várias colunas e arcos de perfil gótico. Nela estão sepultados bispos e arcebispos de São Paulo e vários personagens importantes da história do Brasil. Entre estes, encontram-se: o índio Tibiriçá e o cacique Guaianás, que teve papel importante na fundação de São Paulo. Outro personagem ilustre sepultado na cripta é o Regente Feijó, governante do Brasil durante o Período regencial.



Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Confeitaria Colombo

0 comentários


Fundada em 1894, faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade do Rio de Janeiro e ponto de referência no turismo da cidade. Como um pedaço do passado que visita o presente a Confeitaria é um exemplo típico da arquitetura 'art nouveau' e da 'belle époque' carioca. Seus luxuosos salões trazem de volta a mesma atmosfera de quando eram frequentados por Olavo Bilac, Rui Barbosa, Chiquinha Gonzaga... Os gigantescos espelhos belgas, os mármores italianos e o mobilário em jacarandá testemunham mais de um século de história e trazem aos dias de hoje ares e aromas do século XIX.




O Salão Térreo tem capacidade para 150 pessoas e o Salão do 2º andar para 180 pessoas.

Os mais de cem anos da Confeitaria estão registrados no Espaço Memória no 2º andar. Louças e cristais, móveis e várias curiosidades, aguardam uma deliciosa viagem ao tempo. E pra quem quer levar pra casa, há várias peças disponíveis para a venda: jarras, cinzeiros, louças e diversos objetos com a marca Colombo.

No 2º andar ao lado do Espaço Memória está localizado o restaurante Cristóvão, a inspiração do cardápio vem do além mar, integrando as culinárias portuguesa e espanhola.


Confeitaria Colombo se encontra na Rua Gonçalves Dias, 32 - Centro do Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: 2ª à 6ª feira de 09 às 20h e sábado e feriados de 09.30 às 17h.






terça-feira, 13 de julho de 2010

Marie Curie

0 comentários

Para perceber a história maravilhosa de Marie Curie, temos que conhecer um pouco sobre a história da Polônia – um verdadeiro corredor da Europa, por onde passaram, marchando e destruindo, praticamente todos os povos existentes naquele continente. Centenas e centenas de suas mulheres foram violentadas por exércitos inimigos, invasores, força de ocupação, por fim sendo jogadas no estrangeiro, vivendo como podiam. Essa situação nômade por que passaram gerou o gentílico polaca, sinônimo de prostituta em grande parte do mundo, preconceito que as mulheres polonesas passaram então a sofrer.

Esse país se reergueu e se impôs e distribuiu grandes homens e grandes mulheres. Entre os maiores nomes, está Marya Sklodowska, com suas experiências e descobertas, revolveu e revolucionou o universo inteiro da Ciência.
  • Na língua polonesa não existe o verbo continuar, que é substituído por: "resistir como uma pedra".


Maryanasceu em 7 de novembro de 1867, na capital Varsóvia, caçula de cinco irmãos, nos tempos tenebrosos da ocupação russa na Polônia. Seu pai Wladislaw Sklodowski, professor; sua mãe com pouca saúde, logo morreu. A vida foi dura para toda a família. Morre também a irmã mais velha, Zozia. A caçula cresce um tanto abandonada, carente de mimos de mãe. Estudiosa recebe medalha de ouro ao se formar do curso secundário. Para ajudar as finanças da casa, parte para dar aulas particulares. Ao completar 16 anos ela e suas duas irmãs, Brônia e Hela, começam a frequentar a Universidade Volante, cursando História Natural, Sociologia e Anatomia.


Arruma um emprego de governanta na casa de um fidalgo rural, para ajudar os estudos de medicina de sua irmã Brônia, em Paris. Era bem considerada pela família. Mas quando o filho do casal voltou de férias e se apaixonaram as coisas mudaram, todos os membros da família foram contrário ao matrimônio. Cedendo a pressão familiar o rapaz desistiu do namoro. Marya não derramou uma lágrima, suportou as feridas recriminações e continuou na casa e no seu trabalho, pois Brônia em Paris precisava de sua ajuda. Com essa passagem em sua vida, adquiriu uma filosofia pessimista:
"Se outrora sonhei, esses sonhos se evaporaram, estão enterrados, esquecidos. Porque os muros são sempre mais fortes do que as cabeças que tentam rompê-los".

Passado 3 anos o pai arrumou um emprego melhor, e passou a enviar dinheiro a Brônia em Paris, dando possibilidade a Marya a deixar o emprego e arrumar outro em Varsóvia, mais perto de casa. Brônia se casa em Paris e a convida para passar um tempo lá. Aos 24 anos em 1891, matricula-se no curso de Ciências da Universidade de Sorbonne. Aparência frágil, esguia, cabelos loiros muito claros, olhos cinzentos, testa larga, expressão obstinada, vestia-se sempre de preto. Logo afrancesou seu nome para Marie, vivia com a irmã e o cunhado, trabalhava no laboratório da faculdade. Não passou muito tempo e já recebeu o primeiro lugar no curso de física.

Resolveu morar sozinha, um espaço mais tranquilo. Um sótão, desprovido de água encanada e aquecimento, lavava sua própria roupa e as vezes passava semanas comendo pão e chá, as vezes acrescentava ovo e chocolate ou frutas.

Recebeu em:
  • 1893 primeiro lugar em Ciências Físicas
  • 1894 segundo lugar em Matemática
  • 1894 a encomenda de um estudo sobre as propriedades magnéticas de diferentes ligas de ferro, começou a investigação no laboratório do professor Lippman
Como o estudo demandava espaço foi convidada por seu professor o doutor Kowalski para conhecer um grande sábio de grande prestígio, para continuar seus estudos, se houvesse espaço em seu laboratório, e foi assim que Marie conheceu Pierre Curie. Trabalharam com extremo afinco. Não demorou muito ele lhe propôs casamento.


Pierre Curie – nasceu de uma família protestante em Paris. Seu pai e avô eram médicos, ganhou o título de Bacharel em Ciências aos 16 anos e licenciatura aos 18 anos. Sua filha o descreveu assim:
" Tinha um particular encanto, feito de gravidade e doçura. Era um homem grandalhão, à vontade dentro de roupas folgadas e fora de moda, mais havia nele muita elegância natural. Mãos compridas, sensíveis. Rosto regular, de pouca mobilidade. A beleza maior estava nos olhos calmos, de olhar profundo".
Casaram-se em 28 de julho de 1895 e passaram a morar num apartamento simples e sem luxo.

Pierre e Marie começaram os estudos sobre a procedência da energia que os compostos de urânio irradiam, inquirindo sobre sua natureza. Marie passava seus dias revolvendo massas de minério com uma estaca de ferro de estatura maior que a sua. Tinha pelo corpo queimaduras dos salpicos da massa em ebulição; o cansaço do dia a impedia de dormir. Mesmo assim esgotados, doentes e fatigados continuaram sua obra colossal. Marie adoeceu com reumatismo, por causa do local onde trabalhava: quente no verão, gélido no inverno, o teto furado por goteiras quando chovia, se nevasse ficavam congelados. Situação essa que perdurou por mais 4 anos.

Depois decifrado o enigma e a descoberta vitoriosa sobre o "rádio", começaram a receber propostas. O casal não sabia como proceder e qual caminho tomar:
  1. descrever os resultados das investigações, sem reserva alguma; ou
  2. passar a ser considerados inventores dos métodos de isolar e empregar o rádio, poderiam tirar patente, assegurar os direitos de fabricação e sair da miséria.
Concordaram em não comercializar a descoberta, porque seria a negação do espírito científico.
Receberam vários prêmios inclusive o Nobel de Física em 1903, dividido com Antoine Henri Becquerel e o casal Curie.

Tinham duas filhas, Irene e Eva, eram felizes e se amavam. Em 19 de abril de 1906, atropelado em um dia chuvoso, morre Pierre Curie. O ministro da Instrução Pública, assinou em 12 de maio um decreto que cedia a Madame Curie a cadeira que ficava vaga em virtude da morte do seu marido. Com esse decreto, findou-se uma tradição, pois foi a primeira vez na história da educação francesa que uma mulher ocupou uma cátedra de ensino superior.

O casal Curie sempre defendeu e lutou pela dignidade humana e pela igualdade de direitos para todos. O Prêmio Nobel de Química de 1911 foi de Marie Curie, única pessoa do mundo a ser agraciada duas vezes com esse prêmio.

Começaram sua queixas de cansaço. Os exames de laboratório demonstravam que a constituição de seu sangue não era normal. Marie se expusera a emanações de elementos radioativos por 35 anos, sendo que nos quatro anos que trabalhou nos hospitais, durante a guerra, permanentemente exposta às radiações mais danosas dos raios X.

Marie Curie faleceu em Sancellemoz a 4 de julho de 1934 de anemia perniciosa de marcha rápida, febril. Seu corpo foi enterrado sem cerimôniais no cemitério de Sceaux, ao lado da campa de Pierre Curie.

Origem: "Mulheres que mudaram o mundo' de Gabriel Chalita e fotos de nobelprize.org

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lápis-lazúli

0 comentários

Lápis-lazúli , conhecido também como lápis, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 aC em Mehrgarh, na Índia, hoje no Paquistão. A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. É ainda extremamente popular hoje. Trata-se de uma rocha, e não de um mineral.
  • A primeira parte do nome «lapis» em latim, significa pedra.
  • A segunda parte «lazuli» é a forma genitiva no latim de lazulum, que veio do árabe (al)- lazward, que veio do persa لاژورد, lāzhward, que veio do sânscrito Raja Warta, significando "anel", "vida do rei".
Lazúli era originalmente um nome, mas logo veio a significar azul por causa de sua associação com a pedra. A palavra em inglês azure, o azul espanhol e português e o azzurro italiano são cognatos.

Os lápis mais valiosos vêm da área de Badakshan do Afeganistão. Shortugai, um povoamento da civilização do Vale do Indo no rio Amu Dária no norte do Afeganistão, perto de minas de lápis-lazúli. Esta fonte dos lápis pode ser a mais antiga das minas no mundo, e as mesmas minas que operam ainda hoje podem ter fornecido os lápis aos faraós e antigos sumérios. Usando esta fonte antiga, os artistas do Vale do Indo lapidavam estas pedras, que comerciantes negociavam nos locais mais distantes. Além dos depósitos afegãos, os lápis são encontrados nos Andes perto de Ovalle, Chile, onde são geralmente mais pálidos que o azul escuro. Outras fontes menos importantes são a região do Lago Baikal na Rússia, a Sibéria, Angola, Myanmar, Paquistão, EUA (Califórnia e Colorado), Canadá e Índia.

Muita poesia suméria e de acádia faz referência ao lápis-lazúli como uma gema própria de esplendor real. Em épocas antigas, o lapis-lazuli ficou conhecido como safira, que é o nome usado hoje para o variedade azul do corindon. Os romanos acreditavam que os lápis eram um poderoso afrodisíaco. Na Idade Média, acreditou-se que mantinha o corpo saudável e a alma livre do erro e do medo. Acreditou-se também que o lápis tinha propriedades medicinais. Era moído e misturado com leite fervido e aplicado em úlceras na pele. Muitos dos azuis pintados nas iluminuras medievais e nos painéis do Renascimento foram produzidos a partir de lápis-lazúli.

No antigo Egito, o lápis-lazúli era a pedra favorita para amuletos e ornamentos; foi usado também pelos assírios e pelos babilônicos nos selos cilíndricos (locais onde se gravavam pinturas contando a história do povo). As escavações egípcias que datam de 3000 aC continham milhares de artigos como jóia, muitos feitos de lápis. Os lápis pulverizados foram usados por senhoras egípcias como uma sombra cosmética para o olho.

Como inscrito no capítulo 140 do Livro dos Mortos egípcio, o lápis-lazúli, na forma de um olho ajustado no ouro, foi considerado um amuleto de grande poder. No último dia do mês, oferecia-se este olho simbólico, porque se acreditava que, nesse dia, um ser supremo colocou tal imagem em sua cabeça. Os antigos túmulos reais sumérios de Ur, situados perto do rio Eufrates no baixo Iraque, continham mais de 6000 estatuetas belamente executadas, de lápis-lazúli, de pássaros, cervos e roedores, bem como pratos, grânulos e selos de cilindro. Estes artefatos vieram indubitavelmente do material minado em Badakhshan no norte do Afeganistão.


É a pedra oficial do anel de formatura dos psicólogos, assim considerada a partir de 31 de março de 2006, pela Resolução nº 002/2006 do Conselho Federal de Psicologia brasileiro.



Fonte: Wikipédia

domingo, 11 de julho de 2010

O lugar mais frio do mundo

0 comentários
Oymyakon ou Oimekon é uma localidade do leste da Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, e tem cerca de 1000 habitantes. É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -71.2ºC, que ocorreu em janeiro de 1926.

No dialeto local Oymyakon significa água não congelada por causa da proximidade de fontes naturais de água. O solo é permanentemente congelado. A vida é extremamente difícil.

  • os habitantes alimentam-se de cavalo e rena.
  • o curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano.
  • os transportes são igualmente dificultados pelo fato de combustíveis como o gasóleo congelarem a -50ºC .
  • a escola encerra quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC.
  • a tinta das esferográficas congela habitualmente.
  • todo o equipamento eletrônico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reações de dilatação e contração dos metais a temperaturas extremamente baixas.

O inverno, é mais longo que o verão e quem vive na cidade ou nas redondezas tem de enfrentar o gelo durante sete meses do ano. Fazer um motor pegar dá tanto trabalho que, quando param em hotéis de beira de estrada, os motoristas de caminhão costumam mantê-los funcionando a noite toda. Sob tais condições, os veículos duram apenas dois a três anos.

Apesar das temperaturas extremas, a região de Oymyakon tem belezas naturais ímpares: montanhas de cume nevado, vales, rios e uma vida selvagem exuberante (é habitada por aves de grande porte, ursos, leões-marinhos e alces).


Fonte: Revista Superinteressante e Wikipédia

Biblioteca Mário de Andrade

0 comentários

Criada em 1926 na rua Sete de Abril no centro de São Paulo, tinha um acervo de 2.500 livros. Em 1942 foi inaugurado o prédio atual, na rua da Consolação, 94. A seção Circulante foi aberta em 1944, que permite empréstimos de títulos. Desde 2007 está fechada para reforma, agora entregue a primeira etapa da revitalização, com custo total de 16,3 milhões de reais.

A mais tradicional biblioteca da cidade de São Paulo vai voltar a receber visitantes. Inauguração prevista para 21 de julho de 2010 da seção Circunlante, setor dedicado ao empréstimo de livros. Ao todo 42.000 exemplares de 36.000 títulos, poderão ser levados para casa, sendo 7.000 novos.

Há desde Ulisses de James Joyce, até livros juvenis de temática vampiresca, como Crepúsculo de Stephenie Meyer. A expectativa é de 150 obras serem retiradas por dia. A instituição tem 3,3 milhões de ítens, entre mapas, cartazes, panfletos e livros. As obras terão um dispositivo antifurto, que apitam quando passam pelo portão de saída caso não tenham sido desmagnetizados. Método igual ao existente nas grandes livrarias.

A Circulante vai ocupar parte do térreo do edifício que tem de área total 11.000 m quadrados distribuídos em 22 andares. Terá vista para a rua da Consolação de um lado e para a Av. São Luís e a Praça Dom José Gaspar do outro. Foi criado um mezanino, suspenso por uma estrutura de ferro, o ambiente ficou mais claro com instalações de modernas luminárias. O espaço também ganhou um elevador para cadeirantes.

Por causa dos atrasos, estima-se que a biblioteca esteja pronta no dia 25 de janeiro de 2011, quando São Paulo comemora 457 anos. O horário de funcionamento será das 08.30h às 20.30h.

A criação da Sala Coleção São Paulo é uma novidade, com o objetivo de reunir obras dedicadas à história da capital paulista.



Fonte: Veja São Paulo - ano 43 - nº 28 - 14 de julho de 2010

sábado, 10 de julho de 2010

Vuvuzela

0 comentários

O símbolo da Copa da África do Sul, incomoda muita gente e faz mal à saúde. Especialistas da Universidade de Pretória comprovaram o risco de perda da audição em exposições prolongadas.

Examinaram 11 voluntários antes e depois de uma partida de futebol com público de 30 000 pessoas. Com um pico máximo de 140 decibéis (patamar maior que 125 decibéis é danoso aos tímpanos) e foi detectado, em todos os testados – significativa redução da capacidade auditiva.

O dono do registro da marca vuvuzela, Neil van Shalkwyk, diz ter vendido 1,5 milhão de unidades na Europa este ano. A vuvuzela africana mede 1m.



– Medidas em decibéis, sendo 125 dB danoso à saúde:
  1. sussuro – 20 dB
  2. biblioteca – 20 dB
  3. aspirador de pó – 70 dB
  4. tráfego pesado – 90 dB
  5. concerto – 110 dB
  6. motosserra – 110 dB
  7. turbina de avião – 120 dB
  8. vuvuzela – 140 dB
  9. tiro de revólver – 140 dB



Fonte: revista Veja - edição 2170, ano 43 - nº25 - 23 junho 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Arte Brasileira – Cândido Portinari

0 comentários
Filho de imigrantes italianos, nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodósqui, em São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma turma de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodósqui e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.

Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar. Aos 20 anos participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.

Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.

Dois anos passou em Paris e foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida.

Em 1931 Portinari volta ao Brasil renovado. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e a idéia das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos. Portinari expõe três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova York de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de NY (MoMA).

A década de quarenta começa muito bem para Portinari. Alfred Barr compra a tela "Morro do Rio" e imediatamente a expõe no MoMA, ao lado de artistas consagrados mundialmente. O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova York. Nessa época Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente: "Guernica" de Pablo Picasso.

No final da década de 40 Portinari se filia ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e concorre ao Senado em 1947, mas perde por uma pequena margem de votos. Desiludido com a derrota e também fugindo da caça aos comunistas que começava a crescer no Brasil, Portinari se muda com a família para o Uruguai. Mesmo longe de seu país, o artista continua com grande preocupação social em suas obras.

Em 1951 uma anistia geral faz com que Portinari volte ao Brasil. No mesmo ano, a I Bienal de São Paulo expõe obras de Portinari com destaque em uma sala particular. Mas a década de 50 seria marcada por diversos problemas de saúde. Em 1954 Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo presente nas tintas que usava. Desobedecendo a ordens médicas, Portinari continua pintando e viajando com freqüência para exposições nos EUA, Europa e Israel.

No começo de 1962 a prefeitura de Milão convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia 6 de fevereiro de 1962, Cândido Portinari morre envenenado pelas tintas que o consagraram.


Relação das principais obras de Portinari:
  1. Meio ambiente
  2. Colhedores de café
  3. Mestiço
  4. Favelas
  5. O Lavrador de Café
  6. O sapateiro de Brodósqui
  7. Meninos e piões
  8. Lavadeiras
  9. Grupos de meninas brincando
  10. Menino com carneiro
  11. Cena rural
  12. A primeira missa no Brasil
  13. São Francisco de Assis
  14. Os Retirantes





quinta-feira, 8 de julho de 2010

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros