domingo, 6 de junho de 2010

Tanzânia

0 comentários

A Tanzânia é um país da África Oriental, limitado:
  • norte por Uganda e Quênia,
  • leste pelo Oceano Índico,
  • sul por Moçambique, Malauí e Zâmbia,
  • oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente através do lago Tanganica), por Burundi e Ruanda.
O país inclui também o arquipélago de Zanzibar, no Índico.


A República Unida da Tanzânia é um estado unitário composto por 26 regiões. O atual chefe de estado é o presidente Jakaya Mrisho Kikwete, eleito em 2005. Desde 1996, a capital oficial tem sido em Dodoma (foto ao lado), onde o parlamento e os escritórios do governo estão localizados. Entre a independência e 1996 a maior cidade costeira de Dar es Salaam tem sido a capital política do país e atualmente permanece como a principal cidade e o local de fato da maioria das instituições governamentais.

O nome Tanzânia é uma junção de Tanganica e Zanzibar. Os dois estados foram unidos em 1964, formando a República Unidade de Tanganica e Zanzibar, que posteriormente no mesmo ano foi renomeado para o atual nome.



História
A Tanzânia é o lar de alguns dos mais antigos assentamentos humanos, com fósseis dos primeiros seres humanos, encontrados próximos da Garganta de Olduvai, no norte da Tanzânia, uma área muitas vezes referida como "o berço da Humanidade". Estes incluem Paranthropus ossos fósseis que se pensa ter mais de 2 milhões de anos, e as pegadas mais antigas conhecidas.

A Tanzânia foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919. Foi colônia britânica entre 1919 e 1961. Pouco depois da independência, Tanganica e Zanzibar fundiram-se para criar a nação da Tanzânia, a 26 de abril de 1964. O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições democráticas no país desde a década de 1970.



Geografia
Com 945 087 km², a Tanzânia é o 31º maior país do mundo. Trata-se de uma dimensão comparável à Nigéria.

A Tanzânia é montanhosa no norte-leste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Para o norte e oeste são os Grandes Lagos como o Lago Vitória (o maior lago da África) e o Lago Tanganica (o lago mais profundo da África, conhecido por suas espécies únicas de peixes). Na Tanzânia central se inclui um grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e úmida, com as ilhas do Arquipélago de Zanzibar.


A Tanzânia contém grandes parques de fauna silvestre ecologicamente importantes, como a famosa Cratera Ngorongoro, no Parque Nacional de Serengueti ao norte. O governo da Tanzânia através do seu departamento de turismo, deu início a uma campanha para promover a catarata Kalambo no sudoeste da Tanzânia como um destinos turístico. As quedas Kalambo estão localizados perto da extremidade sul do lago Tanganica.







Política
O Tanganhica (a parte continental da atual Tanzânia) foi uma colônia alemã desde a década de 1880 até 1919, quando foi entregue ao Reino Unido, na sequência da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial; Zanzibar, a sua parte insular, era um sultanato independente, que se tornou um protetorado britânico na mesma altura.

O Tanganhica tornou-se independente em 13 de dezembro de 1962 e, em 26 de abril de 1964, uniu-se ao Zanzibar para criar a República Unida da Tanzânia. Dentro do acordo de união, quando o Presidente da República é originário do continente, o Vice-Presidente é um nativo de Zanzibar.

O regime de partido único chegou ao fim em 1995, ano em que se realizaram as primeiras eleições multipartidárias no país desde a década de 1970. O chefe de estado do país é o presidente Jakaya Kikwete, desde 21 de dezembro de 2005, seu vice-presidente é Ali Mohammed Shein, desde 5 de julho de 2001. A ilha de Zanzibar é comandada por Amani Abeid Karume, que foi reeleito em 30 de outubro de 2005.

  • A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, com um PIB per capita de apenas US$ 1,100.00 dólares em 2007. A economia depende consideravelmente da agricultura que emprega cerca de 80% da mão de obra e por aproximadamente 85% das exportações.

Na Tanzânia, são faladas por volta de 100 línguas, a maioria delas da família Bantu. Após a independência, o governo reconheceu que isso representava um problema para a unidade nacional, e como resultado introduziu o língua suaíli em todas escolas primárias para ampliar a sua utilização.





Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Liga Mundial de Volei Masculino 2010

2 comentários


A Liga Mundial de Volei de 2010 será a 21ª edição do torneio masculino promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Consistindo de duas fases, as 16 equipes participantes disputam a etapa intercontinental com início a 4 de junho e encerramento a 10 de julho. A equipes classificadas vão para fase final em Córdoba, na Argentina, entre 21 e 25 de julho.



As equipes participantes são divididas em 4 grupos de 4 na fase intercontinental, disputada durante os meses de junho e julho. Nesta fase, cada equipe realiza dois jogos semanais entre as equipes do grupo, sendo 2 em casa e outros 2 na casa adversária, totalizando 12 jogos.

As 4 equipes de cada grupo que finalizarem com o maior número de pontos na fase intercontinental, mais a seleção do país-sede e a melhor equipe entre os segundos colocados, disputarão a fase final na Argentina. Nesta última fase, as 6 equipes serão divididas em dois grupos de 3 equipes cada, pelas quais realizarão duas partidas entre os adversários do grupo.


Grupo A
Brasil
Bulgária
Holanda
Coréia do Sul

Grupo B
Sérvia
Itália
França
China
Grupo C
Rússia
EUA
Finlândia
Egito

Grupo D
Cuba
Argentina
Polônia
Alemanha















Jogos do Brasil – 1ª Fase

04.06 – Brasil X Bulgária
05.06 – Brasil X Bulgária

12.06 – Brasil X Holanda
13.06 – Brasil X Holanda

19.06 – Brasil X Coréia do Sul
20.06 – Brasil X Coréia do Sul

26.06 – Holanda X Brasil
27.06 – Holanda X Brasil

03.07 – Coréia do Sul X Brasil
04.07 – Coréia do Sul X Brasil

08.07 – Bulgária X Brasil
09.07 – Bulgária X Brasil

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Perfumes

0 comentários
O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, ao corpo humano. Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, também são utilizados compostos químicos aromáticos. Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de civetas e cervos almiscarados. Estas secreções sem diluir tem um odor desagradável, porém em solução alcoólica atuam como conservantes. Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos. A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.


História
A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito, e transpuseram os limites dos tempos e das pirâmides, e se transformaram em um acessório apreciado pelos ricos mortais, ao invés de ser privilégio unicamente dos deuses e dos mortos; assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de " Perfumes Artesanais" . Por volta de 2000 a.C., os primeiros clientes foram os faraós e os membros importantes da corte; logo, o uso do perfume se difundiu; trazendo um agradável toque de frescor ao clima quente e árido do Egito.

A necessidade de contar com essências refrescantes tornou-se tão fundamental que a primeira greve da história da humanidade foi protagonizada em 1330 a.C. pelos soldados do faraó Seti I, que parara de fornecer unguentos aromáticos. Pouco depois (1300 a.C.), coube ao faraó Ramsés II enfrentar uma revolta de peões em Tebas, que estavam indignados com a escassez de rações de comida e de unguentos. Os egípcios cuidavam muito de sua higiene pessoal, tinham hábito de lavar-se ao acordar, e também antes e depois das principais refeições; além de água, usavam uma pasta de argila e cinzas, a suabu, que era uma espécie precursora do atual sabonete; a seguir, friccionavam o corpo com incenso perfumado.

Os médico e químico persas Muslim e Avicenna (também conhecido como Ibn Sina) introduziram o processo de extração de óleos de flores através da destilação, o processo mais comumente utilizado hoje em dia. Seus primeiros experimentos foram com as rosas. Até eles descobrirem, perfumes líquidos eram feitos de mistura de óleo e ervas ou pétalas amassadas que resultavam numa mistura forte. A água de rosas era mais delicada, e logo tornou-se popular. Ambos os ingredientes experimentais e a tecnologia da destilação influenciaram a perfumaria ocidental e desenvolvimentos científicos, principalmente na química.

A partir da Espanha foi introduzido em toda a Europa durante o Renascimento. Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.


Classificação pela Concentração
A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água):
  1. Parfum (extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência).
  2. Eau de parfum EdP (deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência).
  3. Eau de toilette EdT: 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência).
  4. Eau de cologne EdC (deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência).
  5. Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência).


Fórmulas Básicas
Parfum álcool de cereais (95%Vol Etanol): 64% propilenoglicol: 3% água deionizada: 8% a 12% essência: 20 a 40% (~25%)
Eau de parfum álcool de cereais (95%Vol Etanol): 75% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 12 a 18% (~15%)
Eau de toilette álcool de cereais (95%Vol Etanol): 80% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 8% a 14% (~10%)
Eau de cologne álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: 3 a 7% (~5%)
Splash Perfumes' álcool de cereais (95%Vol Etanol): 85% propilenoglicol: 2% água deionizada: 8% a 12% essência: ~1%


  • Dicas



Prada – fragância oriental amadeirada «luxuoso, clássico e sensual» Notas de óleo de bergamota italiana, óleo de laranja, flor de mandarina, mimosa da Índia, óleo de patchouli da Indonésia, bálsamo do Perú, absoluto de rosa, resina de ládano, baunulha, fava tonka, almíscar e resina de benjoim tailandês. Sua fórmula é composta de 40% de produtos naturais.










Rouge Hermès – floral âmbar oriental «marcante, elegante e sensual» Notas de ylang-ylang, rosas, íris, âmbar, cedro, sândalo, Bourbon vanila, mirra, Citrus e Labdanum.













Paris – floral «delicado, apaixonante» Notas de rosa, violeta, mimosa e vetiver.












Jaipur Boucheron – floral frutal «misterioso e encantador» Notas de pêssego, damasco, ameixa, rosa imperial e almíscar branco. Frasco em forma de bracelete.












Paloma Picasso – chipré floral «jovem e sensual» Notas de jasmim, jacinto, rosa, íris, musgo de carvalho, pêssego, sândalo e patchouli.










Chanel nº 5 – floral «elegância e luxo» Notas de ylang-ylang, jasmin, rosa, sândalo, vetiver e baunilha. Um dos perfumes mais clássicos da história dos perfumes.









OBS.:
  1. não existem perfumes específicos para cada estação. Use mais no inverno e menos no verão.
  2. a aromaterapia diz que o perfume da rosa estimula a mulher para o amor, alecrim aguça o carisma masculino.

  • Perfume: vem do latim "perfumum" que significa "no meio do fumo".



Fonte: Wikipédia e sites sobre venda de perfumes
 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros