terça-feira, 27 de abril de 2010

O Estádio do Pacaembu

0 comentários
O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, é um estádio desportivo localizado na praça Charles Miller, no final da avenida Pacaembu, no bairro do Pacaembu, na região central da cidade de São Paulo, no Brasil. Pertence à prefeitura da capital paulista e pode ser utilizado nas partidas de futebol pela maioria das equipes do município, por meio de pagamento de aluguel. O Corinthians é o time que joga com maior frequência no local.




História
Inaugurado em 27 de abril de 1940 com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia. A primeira partida foi disputada em 28 de abril de 1940, numa rodada dupla, entre:
  • o Palestra Itália, antigo nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, e o Coritiba Foot Ball Club;
  • Sport Club Corinthians Paulista e Clube Atlético Mineiro, a convite da prefeitura da capital.

O Estádio Municipal do Pacaembu leva hoje o nome do "Marechal da Vitória", Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira nas vitoriosas campanhas das Copas de 1958, na Suécia, e de 1962, no Chile.

No governo de Paulo Maluf, a concha acústica foi demolida e no seu lugar construído o "Tobogã", uma arquibancada com capacidade para dez mil pessoas, aumentando sua capacidade para cerca de 70.000 pessoas. Atualmente, a capacidade do Estádio do Pacaembu é de 37.952 pessoas, de acordo co o CNEF (Cadastro Nacional de Estádios de Futebol) editado pela CBF em 15 de setembro de 2009.

Desde o ano de 2008, existe em seu interior um Museu do Futebol, uma homenagem à cidade onde foi introduzido o esporte bretão no Brasil através do paulista Charles Miller - descendente de ingleses e escoceses - e que é homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.


– Curiosidades
  • A maior goleada vista no estádio aconteceu em 1945, quando o São Paulo Futebol Clube venceu o Jabaquara da cidade de Santos por 12 x 1.
  • O Corinthians é o time que mais atuou no Estádio do Pacaembu. A torcida o considera como sua casa, uma vez que seu campo de futebol, o Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou ainda Estádio do Parque São Jorge), não tem capacidade para receber jogos oficiais. Também foi a última equipe a conquistar um título no estádio, no Campeonato Paulista de 2009, de maneira invicta. Esta foi a mais recente decisão de competição de futebol profissional realizada no Pacaembu.
  • A última equipe fora da capital que foi campeã no estádio foi o São Caetano, contra o Paulista, nas finais do Campeonato Paulista de 2004. Na ocasião, a equipe do ABC paulista conquistou seu primeiro título de primeira divisão da história.
  • O Palmeiras é o time que foi mais vezes campeão no Estádio do Pacaembu. Entre as equipes grandes paulistas que decidiram campeonatos profissionais no estádio, também foi a primeira a conquistar um título, na final da Taça Cidade de São Paulo de 1940. No mesmo ano, venceu o Campeonato Paulista, em partida decisiva contra o São Paulo.
  • A finalíssima da Copa Libertadores da América de 2002, disputada entre o São Caetano e Olímpia, do Paraguai, foi a decisão de clubes mais importante recebida pelo Pacaembu. Na ocasião, equipe paraguaia conquistou o título.
  • Além das disputas de futebol profissional, o Estádio do Pacaembu é palco tradicional das decisões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol e é o principal torneio da categoria no Brasil. Disputada desde 1969, a competição acontece tradicionalmente no início de cada ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior), de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

Copa do Mundo de 1950
Entre os eventos mais importante da história esportiva do Estádio do Pacaembu, destacam-se as partidas que o estádio sediou da Copa do Mundo de 1950. Na ocasião, depois da interrupção de 12 anos da disputa de seleções por causa da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido como País para receber a competição. Durante a Copa, foram sediadas seis partidas no estádio:
  1. Suécia X Itália
  2. Brasil X Suíça
  3. Itália X Paraguai
  4. Uruguai X Espanha
  5. Uruguai X Suécia
  6. Suécia X Espanha

Jogos Pan-Americanos de 1963
Outro evento esportivo de grande destaque realizado no Estádio do Pacaembu foi a disputa de parte dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que teve a cidade de São Paulo como sede. Na ocasião, o estádio foi palco da cerimônia de abertura, das disputas da final do futebol e do atletismo, além da cerimônia de encerramento dos jogos.

Fonte: Wikipédia , foto: imagens do Google

domingo, 11 de abril de 2010

Brunei

0 comentários


Brunei é um pequeno sultanato do sudeste asiático, localizado na costa norte da ilha do Bornéu. Está dividido em dois territórios separados, embora muito próximos, separados apenas pela Baía do Brunei, ambos com costa a norte, aberta para o Mar da China Meridional, e rodeados pelos restantes lados por território pertencente à Malásia. Capital: Bandar Seri Begawan.





História
Brunei foi um sultanato poderoso nos séculos XVI a XIX, mas tornou-se um protetorado do Reino Unido em 1888. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi invadido pelo Japão, em 1945 voltou a ser protetorado britânico. Em 1959, o país obteve a independência, mas o Reino Unido se manteve responsável por sua defesa e relações exteriores. Em 1962 foi sufocada uma revolta contra o governo, por tentativa de unificação do país com a Malásia. Em 1984, o país se tornou completamente independente, mas com governo ditadoral, liderado pelo sultão Muda Hassanal Bolkiah.


Política
O Brunei é governado por um sultão que dirige um conselho de ministros e é coadjuvado por vários conselhos. Não existe um parlamento eleito mas, em setembro de 2004, o Sultão convocou um conselho legislativo nomeado por ele.


Símbolos Nacionais
A bandeira nacional foi criada a 29 de setembro de 1959 quando o território era um protetorado britânico. Quando o Brunei obteve a sua independência definitiva, a 1 de janeiro de 1984 esta bandeira foi adotada oficialmente. Esta é composta por uma bandeira amarela atravessada no sentido do canto superior esquerdo para o canto inferior direito por duas listras de cor preta e branca (a branca por cima) e ao centro o escudo do país. O escudo é constituído por uma meia-lua, que representa o Islão, do guarda-sol real (chamado Payung Ubor-Ubor) que representa a monarquia, as luvas nas laterais e, por baixo, a inscrição em árabe Brunei Darussalam y la shahada.

O brasão de armas é destacado na Bandeira do Brunei. Ele foi originalmente adotado em 1932. Há cinco componentes principais no brasão nacional. Eles são: a bandeira, a cúpula real, o ala, as mãos, e as crescentes. Sobre o crescente está escrito, em escrita árabe, o lema nacional: "Sempre em serviço com orientação de Deus". Abaixo está uma bandeira com o nome da nação, também escrita em árabe, "Brunei Darussalam" ou Brunei, terra de paz. As asas simbolizam proteção da justiça e da paz. Abaixo destes está o crescente que é o símbolo do Islão, a religião nacional de Brunei. As mãos simbolizam o governo que tem o dever de proteger as pessoas.
"Allah Peliharakan Sultan" é a denominação oficial dada pelo sultão de Brunei ao seu hino nacional.




Geografia
Brunei consiste de duas partes sem ligação – 97% da população vive na parte maior, a ocidente, enquanto que só 10 000 pessoas vivem na parte leste, montanhosa, que constitui o distrito de Temburong. As cidades principais são a capital, Bandar Seri Begawan (cerca de 46 000 habitantes), a cidade portuária de Muara e Seria. O clima no Brunei é tropical, com temperaturas e umidade atmosférica elevadas e muita chuva. População: 381.371 hab (2009). Área: 5 765 km2.






Economia
Fundamentalmente, nas exportações dos seus recursos minerais: petróleo, gás natural (primeiro país em exportação de gás liquefeito) e carvão. Também há exportação florestal e a pesca. Sua agricultura é de tipo tropical com cultivo de arroz, coco e caucho. A principal riqueza do Brunei é o petróleo que foi descoberto na região em 1929, que contribui para mais de metade do Produto Nacional Bruto. Brunei faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Cerca de 30% dos habitantes trabalham para o Governo do Sultão e não existem impostos sobre a renda de seus habitantes. A educação, a saúde e a moradia são gratuitas, os que não tem moradia podem se cadastrar para receberem uma moradia popular que têm cerca de 200 metros quadrados.


Cultura
– idiomas do Brunei são:
  1. malaio,
  2. inglês,
  3. chinês e
  4. tâmil.
– religião:
  1. islamismo 53,6%,
  2. crenças tradicionais 12,3%,
  3. budismo 9,7% e
  4. cristianismo 15,4%.
A liberdade de culto é limitada e a evangelização é proibida.

O país tem hábitos alimentares bem diferentes. As frutas mais comuns são a famosa carambola, a banana e a graviola e os pratos são extremamente exóticos, os mais comuns nos restaurantes das cidades bruneianas são de origem árabe, mistura-se bastante frutas com legumes e os grelhados também são preferidos pelo povo de Brunei.

Os hábitos de vestimenta são bastante incomuns aos países ocidentais. As mulheres usam roupas bem estampadas, misturando muitas cores e complementando com a burca que é adotada devido as tradições muçulmanas do país, onde a mulher é exageradamente reservada quanto às vestimentas. Os homens por sua vez utilizam roupas em tons mais discretos e um turbante na cabeça (utilizado na maioria das vezes em festas). É interessante ressaltar que apesar de essas roupas serem “tradicionalistas” não é toda a população do país que utiliza rigorosamente esse tipo de roupa, até porque o país, ainda seja em maior quantidade de origem Malaia, possui mais de uma origem.

Costumes
São milenares e rígidos de acordo com a tradição islâmica, existindo inclusive uma polícia religiosa para investigar se os costumes religiosos são cumpridos.

A taxa de criminalidade é baixíssima, nos últimos seis anos ocorreram apenas 3 assasinatos. O tráfico de drogas é punido com pena de morte e a bebida alcoólica é proibida.


Fonte: Wikipédia

domingo, 4 de abril de 2010

Abril é um mês de organização e tranquilidade

0 comentários
de Eunice Ferrari

O mês de abril certamente será menos tenso que o de março. Depois de uma fase de mudanças interiores, podemos relaxar, pelo menos um pouco mais, durante este mês.

Saturno e Urano continuam brigando por supremacia, Saturno querendo preservar o que construiu e Urano rompendo o que não serve mais. No entanto, o temeroso Plutão continua em ação, trazendo à superfície profundas emoções, eliminando e transformando padrões que já não funcionam mais.

Librianos continuam sendo os mais desfavorecidos nesse processo, juntamente com arianos, capricornianos e cancerianos, que recebem a influência direta desses três planetas. Todas as mudanças serão compreendidas em pouco tempo. Tenham fé e acreditem que esse duro caminho que estão percorrendo neste momento terminará em um oásis. O Universo, apesar de muitas vezes não parecer, é generoso em suas investidas.

Arianos podem esperar um mês mais voltado para as aquisições financeiras que, sem dúvida, estarão presentes. O amor e o romance continuam fortes em suas vidas, mas é preciso um pouco mais de coragem para arriscar.

Taurinos passam por um mês delicioso, com a entrada de seu regente em seu signo. Há promessa de muita atividade no setor amoroso. Estarão simplesmente irresistíveis.

Escorpianos se beneficiarão também dessa passagem e seus relacionamentos serão atingidos positivamente. Novas amizades e novos contatos estão prometidos para esses dois signos, seguidos de câncer, capricórnio e virgem, que passa por uma ótima fase nesse setor.

Piscianos continuam recebendo as energias de Júpiter, no entanto Urano continua pedindo que questões do passado sejam deixadas para trás. Marte continua em leão influenciando esse sigo e seu signo oposto, aquário. Boas energias que possibilitam mudanças positivas estão ainda em andamento.

Geminianos passam por um momento de maior tranquilidade em sua carreira, que sofreu algumas mudanças no mês anterior. Sagitarianos continuam passando por um ótimo momento amoroso, com possibilidade de compromissos futuros.

  • Este será um mês mais tranquilo, portanto, com maior possibilidade de organização e tranquilidade.

 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros