sábado, 27 de fevereiro de 2010

Arte Brasileira – Alfredo Volpi

0 comentários

Alfredo Volpi (Lucca, 14 de abril de 1896 — São Paulo, 28 de maio de 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.


Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.


Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Souza formou uma tríade de exímios coloristas.Trabalhou também como pintor-decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artística em paredes e murais. Realizou a primeira exposição individual aos 48 anos de idade.





Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, em 1956.


Pertenceu ao Grupo Santa Helena, assim chamado porque todos os participantes desse grupo tinham seu local de trabalho no palacete do mesmo nome, situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo Bonadei, Mário Zanini, Clóvis Graciano, Fúlvio Penacchi, Raphael Galvez e outros.


Fonte: Wikipédia

domingo, 14 de fevereiro de 2010

10 mandamentos da manutenção do peso

0 comentários



Foi feito um estudo pelo "National weight control registry" (NWCR) nos EUA, para evitar o efeito sanfona.







1. Praticar atividade física regularmente
Fator fundamental é fazer exercícios, 90% das pessoas que conservam um peso adequado praticam atividades físicas todos os dias. Praticar a ginástica como um hábito imprescindível.


2. Pesar com frequência
Pesar para melhor manejar a alimentação e a atividade física. Recomenda-se pesar às sextas-feiras e aos domingos.


3. Não perder o controle nos fins de semana
A dieta do sábado e domingo pode ser mais liberal, mas é preciso ter limites. Andar de bicicleta ou fazer uma caminhada, mesmo de leve, ajuda a manter o controle das calorias.


4. Tomar café da manhã todos os dias
Oito de cada dez pessoas que conseguem evitar o efeito sanfona não pulam o desjejum. A primeira refeição do dia ativa o metabolismo. Quem toma o café da manhã, tende a comer com mais frequência e em porções menores, o que ajuda a manter o peso.


5. Ingerir poucas calorias
Os voluntários do estudo americano consumiam em média 1385 calorias diariamente. Quem sabe selecionar bem o que come não passa fome.


6. Limitar o consumo de gordura
As gorduras correspondem a 24% dos nutrientes consumidos pelos ex-gordos – o que é recomendado para uma dieta equilibrada.


7. Evitar comer fora de casa e preparar as próprias refeições
Com as refeições em casa o controle é maior sobre o que ingerir. Os voluntários do estudo americano, comiam fora, no máximo 3 vezes por semana.


8. Fazer 5 refeições diárias
O organismo interpreta um jejum prolongado como de alerta para economizar energia. O ritmo metabólico diminui. O ideal é fazer intervalos de 3 ou 4 horas entre as refeições, para que o nível metabólico se mantenha equilibrado.


9. Pensar em calorias
Não é necessário saber o valor calórico exato dos alimentos. O mais importante é ter uma boa ideia do que se come e de quanto se come, e se os alimentos são muito ou pouco calóricos.


10. Eliminar o fast-food do cardápio
A combinação de hambúrguer, batata frita e refrigerante é devastadora. Super calóricos, ainda saciam a fome por pouco tempo.



Origem: revista Veja - ed. 2152 - ano 43 - nº 7 - 17 fevereiro 2010

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A chuva que não para...

0 comentários

Em São Paulo é o maior índice pluviométrico em 63 anos





Fator El Niño
Elevou a temperatura do Oceano Pacífico na região equatorial em 2 graus, deslocando o ar úmido para o sul e o sudeste brasileiros. O Atlântico, na região do Caribe, também ficou 1 grau mais quente, enviando mais umidade na direção sul.

A rota para o sul
A umidade acumulada sobre a Amazônia, que se desloca em direção ao sul do Brasil, ficou mais intensa, o que aumenta a probalidade de chuvas fortes.

Litoral mais abafado
Neste verão, o Oceano Atlântico está 1,5 grau mais quente no litoral sudeste, favorecendo a formação de nuvens e de chuva no continente, sobretudo perto da Serra do Mar

Termômetro nas alturas
Em janeiro, a temperatura média em São Paulo foi de 29 graus, contra 27,6 graus na média do mesmo mês nos últimos 60 anos. O calor persistente ajuda a evaporar a água, provocando novas tempestades, num efeito de retroalimentação.

Inverno chuvoso
Choveu mais no inverno e na primavera paulistanos que o habitual, o que deixou o solo mais úmido que o normal. Essa água extra evaporou, transformando-se em mais chuva.



Quando a chuva cai sobre 1 m2 de grama, quase metade da água é absorvida pelo solo. Se o terreno for coberto por concreto ou asfalto, 100% da chuva vai para as galerias subterrâneas e córregos. Como 45% da área de São Paulo é impermeabilizada, é fácil entender os tantos pontos de alagamento na cidade.





Fonte: revista Veja - ed. 2151 - ano 43 - nº 6 - 10 fevereiro 2010

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sol saudável

0 comentários

Para um bronzeado duradouro e seguro é preciso pouca pressa e muita proteção. A formação da melanina, responsável pela cor, pede tempo, entre 48 e 72 horas após a exposição solar. A pressa vai causar, a curto prazo, vermelhidão e queimadura; e a médio e longo prazos, rugas, manchas, sardas, flacidez e envelhecimento precoce – sem falar no risco de câncer de pele.

Devagar e sempre


A arma mais efetiva para se proteger do sol é o filtro solar. Comece utilizando fatores de proteção (FPS) mais elevados – 45 ou 60 – Diminua gradativamente e não use FPS inferior a 30. Dê preferência ao protetor específico para seu tipo de pele. Gel ou oil free são mais indicados para peles oleosas e pele seca o protetor em loção ou creme. Use filtro que ofereça proteção contra raios solares UVB e UVA. Os cabelos precisam de proteção, produtos ativos hidratantes e filtro solar para manter brilho, balanço e saúde à prova de sol.
Na dose certa



Evitar exposição solar das 12 às 16 h . Esse procedimento reduz em 60% os danos causados pela radiação. Para uma proteção efetiva, o dermatologista Adilson Costa recomenda: 1 porção (25 ml) meia colher de chá. Reaplique a cada duas horas ou sempre que sair da água ou transpirar demais. A medida ideal para cada região do corpo: rosto e pescoço (1 porção); braços e ombros (2 porções); tronco (2 porções); pernas e pés (4 porções); total geral (9 porções).
































Longo alcance
Novidades, dicas e truques, pré e pós-sol, para um bronzeado uniforme e duradouro.
  1. Protetores orais em forma de pílulas a serem tomadas um mês antes da temporada. Já está disponível no Brasil, mas não substitui o uso obrigatório e diário do FPS.
  2. Um mês antes, reforce o consumo de alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, laranja, abóbora e mamão. Também o tomate que contém licopeno, substância antioxidante e protetora das células.
  3. Fazer com antecedência uma esfoliação leve na pele, para remover as células mortas e preservar o equilíbrio da epiderme. Produtos com lactato de amônia são ótimos. Uma hidratação completa o preparo.
  4. A hidratação deve ser reforçada depois do bronzeado conquistado. Produtos à base de emolientes como uréia e D pantenol e substâncias regeneradoras e calmantes como aloe vera e camomila são recomendáveis.
  5. Esquecer de usar perfumes e frutas cítricas ao sol. Eles provocam queimaduras e mancham a pele. Tanto como ácido retinóico, a substância provoca manchas.
  6. Depois do sol, o banho deve ser curto, com água morna ou fria e sabonete de formulação suave. Não esfregar demais pois tira a lubrificação da pele, causa ressecamento e acaba com o bronzeado.



* Abc dos raios solares
UVA – tipo de radiação de comprimento longo, presente todo o dia, de forma constante, mesmo nos dias nublados e chuvosos. Apesar de não causar a sensação de pele queimada, "atinge as camadas mais profundas da pele e acelera o envelhecimento".

UVB – de curto comprimento, esse tipo de radiação é mais intenso entre 10 e 16 horas. Seus raios provocam queimaduras e "são os grandes responsáveis pelo câncer de pele, porque atingem o núcleo das células, provocando mutações".

Infravermelhos – percebida na forma de calor, a radiação dos infravermelhos também penetra fundo na pele. "Em dias nublados ou com chuva, eles são filtrados pelas nuvens. Assim, que se desprotege se queima com o famoso mormaço".

As radiações agridem progressivamente a pele, de forma cumulativa. Invista em filtros solares de alta proteção para não sofrer consequências a curto, médio e longo prazo.


Origem: revista
Plaza - ano 6 - nº 14 - ABC Plaza Shopping

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Fevereiro é um mês para se ter paciência

0 comentários
De Eunice Ferrari

Saturno e marte continuam em seu movimento retrógrado durante todo mês e isso fará com que ainda fiquemos sujeitos a atrasos e enfrentamento de algumas frustrações. Caso tenha algum projeto importante para começar, se puder deixe para começar em meados de março.


Marte em leão ainda faz oposição com Vênus e o sol na primeira semana do mês trazendo impaciência e ainda mais frustrações a todos os signos. O ano começou embaixo de alguns aspectos astrológicos que nos obrigou a parar para pensar. Saturno e Plutão continuam fazendo um pesado aspecto entre si que manterá um ritmo acelerado de pesados acontecimentos no coletivo. No entanto, Júpiter em peixes auxilia no movimento interno de conscientização coletiva.



Na segunda semana o astral fica mais leve, especialmente para leoninos e aquarianos, quando Marte em leão deixa em paz sol e Vênus em aquário, beneficiando esses dois signos. Algumas dúvidas e incertezas dão lugar à clareza dos caminhos a seguir daqui em diante. É bom cuidar apensa do excesso de vigor e energia nas palavras.



Arianos e librianos passam a se dedicar mais fortemente a trabalhos em equipe, ou mesmo aos ligados a instituições e grandes empresas. Librianos viverão durante todo mês momentos de maior alegria e prazer. Mas Saturno continua pressionando os dois signos para um olhar mais responsável aos relacionamentos e às responsabilidades assumidas.



Até a terceira semana do mês, taurinos viverão alguns momentos de projeção e glória na carreira e vida profissional que certamente aumentarão os rendimentos materiais. Escorpianos poderão se deliciar com momentos de maior prazer e alegrias no amor e quem sabe o aumento da família através de um novo habitante.
Geminianos continuam vivendo um ótimo momento em suas profissões e podem preparar as malas para possíveis viagens que acontecerão ainda este mês. Sagitarianos passarão a entender a importância do aperfeiçoamento através dos estudos, para um novo passo em sua carreira e vida profissional. Sua ambição estará mais aflorada e farão de tudo para trilhar um caminho de mais possibilidades financeiras. Este é o mês que esse signo dá os primeiros passos em direção à realização material mais efetiva.

Cancerianos e capricornianos, ainda sob a pressão de Saturno e Plutão continuam uma difícil jornada em direção à estruturação de uma nova vida, seja no setor material, profissional ou pessoal. Os relacionamentos continuam sendo um palco de novos e profundos aprendizados para esses dois signos.


Virginianos e piscianos passam por uma fase onde algumas coisas positivas começam a acontecer: o trabalho começa um novo ciclo carregado de novas propostas e possibilidades de novos caminhos e expansão e novos relacionamentos que podem trazer uma enorme abertura emocional, especialmente a partir da segunda quinzena do mês.














































  • Paciência é a palavra chave para passar por um fevereiro de certa forma difícil e moroso, mas que pode funcionar como um momento de preparação para passos mais decisivos que serão dados a partir de março.


Origem: vidaeestilo.terra.com.br
 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros