sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

0 comentários
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. 

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
– No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
– O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. 
  • Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
fonte: Wikipédia

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Testemunha de Jeová

0 comentários
Organismo religioso internacional, que em 1980 tinha 2,2 milhões de membros, organizados em 43 mil congregações distribuídas por 205 países. Participam na difusão de sua fé de porta em porta, fazendo circular a Bíblia e suas revistas A Sentinela e Despertai. Não têm nenhum credo, baseando suas doutrinas na Bíblia. Enfatizam particularmente o nome de Deus, Jeová(Iahweh), que é usado no texto original hebraico; seu nome, Tesemunha de Jeová, vem se Isaías 43,10.

  • Não acreditam na doutrina da Trindade e afirmam que apenas Jeová é Deus todo-poderoso. O filho unigênito de Deus, sua primeira criação celestial, tornou-se Jesus Cristo, e o Espírito Santo é a força invisível, ativa de Deus.
  • Rejeitam a divindade de Jesus.
  • O mais importante é difundir a doutrina, a fim de obter o "favor de Deus" e vencer a batalha do Armagedon.
  • Os mortos não têm consciência, mas há esperança de ressurreição para eles.
  • O mal será banido para sempre.
  • Ética puritana, promove a honestidade, a higiene, a temperança, generosidade, abstinência de tabaco. Não se envolvem em questões políticas e sociais, recusam-se a servir no Exército em tempo de guerra.

A mola propulsora de suas convicções consiste na idéia de que o reino de Deus é a única esperança do homem. Creem que o Reino de Deus é um governo celestial que compreende Cristo e 144 mil indivíduos escolhidos, os quais serão elevados a uma nova vida no céu. Todos os outros crentes terão uma existência eterna na terra, como súditos do reino celestial. Afirmam que tanto as profecias da Bíblia como os acontecimentos mundiais indicam a iminência do Reino de Deus, e que nossa geração irá testemunhar a expulsão de Satã e de todo o mal, bem como a transformação da terra, num paraíso que se tornará o lar eterno dos fiéis.

A única coisa que pode trazer a salvação são os ensinamentos de sua Igreja, por isso o objetivo de todos os esforços deve ser propagá-los. Qualquer oposição que encontrem simplesmente reforça sua convicção de que estão entre os escolhidos de Deus.
(Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern/Henry Notaker/Jostein Gaarder)

Anjos

0 comentários
Os Anjos são o exército de Deus e recebem o nome de Legião


Humanos não viram anjos, nem as criancinhas viram. Na Idade Média a grande mortalidade infantil fez associar-se a feição angelical a criança, para confortar seus entes que a perdiam. Até hoje, em lugares que vivem pessoas muito simples, pode- se ouvir quando uma criança morre, a expressão:
- Morreu ... virou anjo.
Não. Não é isso.



  • Os anjos nascem Anjos.
  • São criaturas celestes criadas por Deus.
  • São seres reais, individuais e possuem outro material corpóreo.
  • Os Anjos são mais antigos e sábios que os humanos, pois só servem a Deus desde o início da criação.

Desde os primórdios tempos, os antigos babilônicos por seus conhecimentos culturais , acreditavam que os deuses tinham um conselho de servidores menores que seriam os mensageiros e servidores maiores. A eles cabiam a função de proteger os rios, montanhas, florestas, animais e aos humanos. E, em especial, serem servidores superiores para pessoas especiais como aos que governantes de nações.
A palavra anjo significa mensageiro e designa algumas vezes a pessoa humana que faz as vezes de mensageiro, conduzido pelo Anjo.

Anjos são citados em livros sagrados de várias religiões: No Judaísmo, no Cristianismo, Islamismo, sempre intermediando entre Deus e os homens. Sempre quando anjos aparecem é com o intuito de proteger, numa manifestação do amor de Deus aos homens. (Regina Braga – www.eradeaquario.com.br)

A missão do signo de Leão

0 comentários
Naquela manhã Deus compareceu ante suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o Dom e a função que lhe cabia...


 – Leão, venha cá...

"A ti Leão, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor. Mas deves Ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha Criação, e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens.
Há muita alegria em teu trabalho; basta fazê-lo bem. Para isso Eu te concedo o Dom da Honra."

E Leão voltou ao seu lugar.

Principal Característica: alegria
Qualidade: dignidade, generosidade, extroversão
Defeito: egocentrismo, autoritarismo, teimosia

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Canções... De que são feitos os dias?

1 comentários

De que são feitos os dias?
– De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.

Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inatuais esperanças.

De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias,
– do medo que encadeia
todas essas mudanças.

Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...
(Cecília Meireles)

Mórmons

0 comentários

a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias


Fundador o americano Joseph Smith(1805-18440), teve uma revelação sobre a verdadeira igreja em 1820, do Pai Celestial e Jesus Cristo. Em 1823 o anjo Moroni lhe falou sobre certas placas douradas enterradas no chão(*), que ele achou 4 anos depois em um recipiente de prata com pedras, que o ajudaram a decifrar as placas, que foram levadas de volta pelo anjo Moroni.




A tradução foi publicada em 1830, com o título de 'O Livro de Mórmon', no prefácio do livro há o testemunho de 11 indíviduos que dizem ter visto as placas. O livro fala de povos indígenas da América e afirma que depois de Cristo ressuscitar se revelou, a uma raça depois exterminada na América. Criaram a igreja de Jesus Cristo, se fixaram e construíram uma cidade – Salt Lake City (USA) – que logo se expandiu e se uniu a federação dos EUA.

Princípios:
– Deus se caracteriza pela afirmação: "O Pai tem um corpo de carne e osso tão palpável como o do homem".
– Jesus voltará.
– A organização da comunidade é puramente hierárquica.
– Não tem pastores pagos, mas incentivos no sacerdócio.
– Há o batismo indireto, um mórmon vivo pode ser rebatizado em nome de um parente falecido
– Dízimos, calculados sobre a renda bruta, isso é um princípio de fé voluntária.
(Fonte: 'O Livro das Religiões' de Victor Hellern/Henry Notaker/Jostein Gaarder)

(*)Mórmon inicialmente era o nome de uma terra (Terra de Mórmon) onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé, que vivia na terra de Leí-Néfi próximo ao ano 146 a.C. Mórmon é o nome do penúltimo profeta Nefita, general militar e mantenedor de registros, que viveu aproximadamente entre 311 e 385 d.C. Foi lhe dado este nome por causa do lugar acima mencionado. Após registrar a história que presenciou durante a vida, Mórmon resumiu os registros mantidos por seus antecessores numa única compilação, chamada Placas de Mórmon. Mais tarde, ele transferiu este registro sagrado a seu filho, Morôni. Estas placas faziam parte dos registros usados por Joseph Smith para traduzir O Livro de Mórmon. (Wikipédia)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Castanha do Pará

0 comentários

Só uma castanha por dia...

.....não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, por para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais.
Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do- pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do- pará recentemente rebatizadas castanhas do brasil, eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro.

O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Justamente por isso, a pesquisadora Bárbara Rita Cardoso começa a estudar os possíveis benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A gente desconfia que nesses pacientes os radicais façam maiores estragos, diz ela.

A tireóide também funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.


Apesar de tudo isso, o badalado selênio deve ser apreciado com moderação. Quando os especialistas recomendam uma castanha diária, é para segui-lo à risca. Acredite: o conselho não é nem um pouco mesquinho. Esse consumo ideal e comedido é que faz todas essas enzimas que dependem do nutriente trabalharem de forma adequada. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Ela acontece se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia. É que o selênio tem efeito cumulativo.

Isso não significa que abusar das deliciosas castanhas em uma happy hour com amigos traga grandes ameaças. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã, usa a lógica a expert em nutrição Silvia Cozzolino. No máximo, o preço desse pecado será um mau hálito parecido com o bafo de alho acredite!

Não corre o mesmo risco quem comer, vez ou outra, algum prato que leve a castanha na receita até porque, seja doce ou salgado, dificilmente uma porção reunirá tantas unidades. E saiba: nem o fogão nem a geladeira conseguem detonar as reservas de selênio. No dia-a-dia, nada melhor do que a praticidade de botar na mochila, no bolso ou na bolsa a sua estrela solitária. É saúde na medida certa!

Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do- pará (de 5 gramas ), você teria que consumir, em média, o equivalente a...
  • 3 filés de frango ( 100 gramas cada um)
  • 16 pães franceses ( 50 gramas cada um)
  • 100 copos de leite (200 mililitros por copo)
  • 10 ostras ( 33 gramas cada uma)
  • 3 latas de sardinha em conserva ( 130 gramas cada uma)

Comida antitóxica
Uma das principais benesses do selênio é a sua capacidade de desintoxicar o organismo. O mineral atua em mecanismos que favorecem a eliminação de metais pesados pelas fezes e pela urina. Esses metais nocivos, como o mercúrio e o arsênico, ficam impregnados no organismo quando, por exemplo, consumimos peixes de má procedência, que vieram de águas poluídas. E, daí, disparam inúmeros problemas em nossos tecidos, do envelhecimento ao câncer algo que é freado com o sistema de limpeza acionado pelo consumo da castanha.

Suplementação, a polêmica
A natureza oferece fontes de selênio, mas há quem prefira recorrer às cápsulas. Estudos recentes revelam que isso pode ser bobagem: o melhor seria buscar o mineral na comida mesmo. O selênio dos alimentos é mais bem absorvido pelo organismo. E, já que a quantidade de que precisamos nem é lá tão alta, a suplementação deveria ficar restrita a casos especiais.

Terra boa, fruto rico
A concentração de selênio em um alimento depende do solo em que é cultivado. A castanheira, nativa da floresta Amazônica brasileira, além de ter uma incrível habilidade para extrair o mineral, comparada a outras espécies, encontra na terra de lá uma enorme quantidade de selênio. Por isso seus frutos são campeões no elemento. As castanhas-do- pará são cultivadas pra valer na região Norte, especialmente no cinturão amazônico, mas o Brasil já não lidera o ranking de produção da oleaginosa. Hoje é a Bolívia que ocupa o primeiro lugar. (recebi por email sem fonte)
 
© 2008 Espaço dos anjos  |  Templates e Acessórios por Elke di Barros